5 benefícios de fazer cinco refeições por dia

· 2 de outubro de 2018
Fazer cinco refeições por dia é uma estratégia muito mais simples de aplicar do que lidar com a fome constante. Conheça mais benefícios sobre esse hábito saudável!

Quantas refeições você faz por dia? Você costuma passar fome com a ideia de que isso vai ajudá-lo a perder peso? A realidade é que comer pouco não significa necessariamente que você vai ficar saudável e com um corpo de revista. Desta vez vamos falar sobre os benefícios de fazer cinco refeições por dia.

Você verá que é uma estratégia muito mais simples de aplicar do que lidar com a fome constante. Além disso, será mais fácil obter nutrientes constantemente. Isso sim, vai exigir alguns esforços extras para ter seus alimentos prontos.

1. Você manterá seus níveis de glicose estáveis

Você tem diabetes ou problemas de pré-diabetes? Nesse caso você deve saber que o primeiro benefício de fazer cinco refeições por dia é que sua glicose estará bem controlada.

Benefícios de fazer cinco refeições por dia: Você manterá seus níveis de glicose

É importante lembrar que a glicose, ou o açúcar no sangue, depende da quantidade e da qualidade dos alimentos. Quando você come duas ou três vezes por dia ou pula refeições, experimenta picos constantes de glicose.

Ao comer as refeições com cerca de 3 ou 4 horas de intervalo, esses picos são evitados com maior sucesso. A razão disso é que você terá menos desejos, e controlará as porções de carboidratos.

A única coisa que você deve lembrar é de incluir uma fonte de carboidratos de boa qualidade. Isso pode ser biscoitos de aveia, um pequeno pedaço de pão integral ou uma fruta.

A melhor coisa a fazer é evitar os sucos, já que eles são, em sua maioria, o açúcar da fruta sem a fibra.

Você deve ler: 7 opções de café da manhã para perder peso e não ficar com fome

2. Você evitará compulsões ou refeições abundantes

Outro benefício de fazer cinco refeições por dia é que você terá mais controle sobre as porções. Quando você se limita a comer duas ou três vezes por dia, será tentado a comer porções excessivas na primeira oportunidade.

5 benefícios de fazer cinco refeições por dia: Você evitará refeições excessivas

Por outro lado, quando você come várias vezes, permite ter maior controle das porções. Isso é porque você vai comer para se alimentar e não para satisfazer a fome excessiva. É possível que com o passar do tempo você perceba que já não passa fome.

A melhor coisa é que, se em algum momento você estiver longe de casa e chegar a hora de comer, será menos provável que escolha produtos pouco saudáveis. Isso é porque você estará cobrindo uma refeição, não tentando matar a fome.

3. Comer alimentos de melhor qualidade

O terceiro benefício de fazer cinco refeições por dia é que você terá um melhor controle do que está consumindo. Quantas vezes aconteceu a você que, ao comer duas ou três vezes ao dia, pega a primeira coisa que encontra?

O problema com isso, é que você pode estar consumindo alimentos que não têm valor nutricional. Por outro lado, quando você planeja um programa de cinco refeições por dia, evita a improvisação.

O ideal é que você organize seus menus com pelo menos um dia de antecedência. Isso permitirá que compre produtos naturais e de boa qualidade. Recomenda-se também que cada refeição inclua uma pequena porção de cada grupo de alimentos.

4. Seu corpo terá menos necessidade de armazenar gordura

Outro benefício de fazer cinco refeições por dia é que seu corpo terá menos necessidade de reservar energia. Leve em conta que quando você passa várias horas sem comer, seu corpo começará a armazenar gordura.

Isso acontece porque seu corpo procura ter energia de reserva para cumprir todas as suas funções. Isto tem a ver com o chamado “gene poupador” ou “genótipo poupador“. A função desse gene é preparar seu corpo para cumprir todas as suas atividades, mesmo se você não o alimenta corretamente.

Benefícios de fazer cinco refeições por dia: Seu corpo estará bem nutrido

Quando você come várias vezes ao dia, seu corpo irá receber energia constantemente. Como resultado, seu organismo se acelera, e você começa a perder peso sem prejudicar sua saúde.

5. Seu corpo estará bem nutrido

O quinto benefício de fazer cinco refeições por dia é que será mais fácil e prático se alimentar. Quando passam várias horas entre as refeições, terá dificuldade em escolher os alimentos certos.

Você está interessado em ler: Sucos de vegetais para você se recuperar depois de cometer excessos

Por outro lado, comer várias vezes ao dia lhe dará uma chance melhor de adicionar os cinco grupos de alimentos necessários. Se você tiver alguma dúvida, lembre-se de que estes são:

  • Frutas
  • Vegetal
  • Proteína
  • Carboidrato
  • Gordura

O ideal é que adicione uma pequena porção de cada grupo, certificando-se de que eles são de boa qualidade. Também é recomendável que inclua alimentos variados e sazonais. Isso permitirá que você adicione todos os minerais, vitaminas, e nutrientes que seu corpo precisa.