5 aspectos que fazem a mulher envelhecer prematuramente
Atualmente, nem a ciência e nem os milagres evitam o implacável passar do tempo. Envelhecer é algo natural que devemos enfrentar com integridade, otimismo e plenitude. Pensando nisso, hoje falaremos sobre 5 aspectos que fazem a mulher envelhecer prematuramente.
Contudo, existe algo comprovado: nossos hábitos de vida irão determinar o maior ou menor impacto das rugas e da flacidez em nosso corpo.
Trata-se de aspectos que podem ser atrasados e até atenuados mediante o uso de estratégias adequadas e, principalmente, a consciência de uma série de erros que, em certos momentos, não percebemos. Quer saber do que se trata? Tome nota!
1. Alimentos que não deveríamos consumir
Todos devem saber que a alimentação é a que determina nossa saúde e o correto funcionamento de nosso organismo.
Porém, quase sem percebermos, ao longo de nossa vida adotamos determinados hábitos alimentares que, longe de trazerem benefícios, causam danos e aceleram nosso envelhecimento.
Pense naquele excesso de farinhas refinadas que consumimos em nossos empanados, em muitos daqueles pratos pré-cozidos que são uma opção rápida após um dia longo de trabalho.
Não se esqueça de que estes são alimentos hipercalóricos que não nos trazem benefícios e que se transformam não só em gordura acumulada, mas também em colesterol, falta de determinados nutrientes para a pele, entre outros.
Então, quais os tipos de alimentos que deveríamos evitar para não envelhecer prematuramente?
- Os doces: lembre-se de que o excesso de doces destrói o colágeno da pele.
- As bebidas alcoólicas: o excesso de álcool ataca o fígado e, portanto, não podemos depurar toxinas, as quais nos fazem envelhecer prematuramente. Beba com moderação!
- A comida salgada: todo mundo gosta daqueles lanchinhos, das batatas fritas e, inclusive, aqueles pacotes com deliciosos frutos secos muito salgados. Estes alimentos são um grande perigo para a sua saúde! Não se esqueça, o sal é muito perigoso para nosso organismo e favorece, além disso, a aparição de celulite.
- A carne processada, como salsichas ou hambúrgueres: estes alimentos contêm sulfitos, os quais aceleram o envelhecimento.
- A carne vermelha: a carne vermelha é rica em radicais livres, os quais nos fazem envelhecer ao atacar o colágeno da pele.
- As bebidas açucaradas e com gás: são grandes inimigos da nossa saúde e de nossa beleza.
- Todos os alimentos ricos em gorduras “trans”: o ácido graxo trans provoca inflamação, retenção de líquidos, nos deixa mais vulneráveis à luz do sol e provoca numerosas doenças cardíacas. Evite-os!
2. As preocupações e o estresse não controlados
Existe um dado que não devemos deixar passar: as mulheres são mais sensíveis ao estresse do que os homens, pois elas sofrem com este problema em um grau maior e o suportam durante mais tempo.
No entanto, os homens não conseguem enfrentá-lo bem e são os que apresentam maior índice de mortalidade por doenças associadas ao estresse.
Como você pode ver, todas estas emoções negativas que não são resolvidas adequadamente, podem se transformar não só nas clássicas doenças psicossomáticas, mas também podem causar o envelhecimento precoce. Quer saber por quê?
- Uma situação de estresse que se estende durante meses ou anos irá produzir mudanças muito drásticas em nosso organismo. O cortisol acelera o ritmo do coração e causa lesões sérias, como a arteriosclerose e incide, além disso, em nossa saúde cerebral.
- Além do cortisol, o estresse também libera epinefrina, mais conhecida como adrenalina, que provoca a oxidação celular, impedindo a síntese de nutrientes e causando acúmulo de lipídeos no sangue.
- O estresse provoca a deterioração do sistema imunológico e, como consequência, o envelhecimento precoce. Controle melhor suas emoções!
3. Consumo reduzido de antioxidantes para evitar envelhecer prematuramente
O baixo consumo de antioxidantes em nossa dieta é algo ao que geralmente não prestamos muita atenção. O reduzido nível destes compostos nos torna mais vulneráveis ao impacto dos radicais livres e aos seus efeitos em nossa pele.
Tome nota destes alimentos que devem ser incluídos hoje mesmo em sua dieta:
- Um suco de limão em jejum.
- Kiwi.
- Morango.
- Manga.
- Melão.
- Laranja.
- Couve-de-Bruxelas.
- Cenoura.
- Espinafre.
- Couve-de-folhas.
- Tomate.
- Mamão.
- Abóbora.
- Uma xícara de chá verde ou chá branco todos os dias.
- 2 porções de peixe azul por semana.
4. Um dos maiores fatores para envelhecer prematuramente: o sol!
O sol é importante para nossa saúde, pois nos ajuda a sintetizar nutrientes como é o caso da vitamina D e, inclusive, é ideal para melhorar nosso humor.
No entanto, lembre-se de se expor a ele com precaução, evitando as horas centrais do meio-dia e, principalmente, lembre-se também de usar sempre uma boa proteção solar (inclusive em sua base de maquiagem diária).
As mulheres adoram tomar sol no verão, sendo este um dos principais fatores de envelhecimento prematuro. Proteja-se!
Leia também: Como tratar uma queimadura de sol?
5. A mulher e o cálcio para evitar envelhecer prematuramente
O cálcio é um mineral que as mulheres precisam em uma grande quantidade ao longo de todas as etapas da vida. A razão? As mulheres são as que mais sofrem com a clássica perda de massa óssea e a osteoporose que, cedo ou tarde, podem aparecer.
Não cobrir, desde cedo, estes níveis de cálcio, pode provocar o envelhecimento precoce dos ossos. Portanto, é muito importante consumir os seguintes alimentos:
- Um iogurte natural sem açúcar.
- Um copo de leite (se não for intolerante à lactose e consegue digeri-lo corretamente. Caso contrário, experimente a bebida de amêndoas ou de nozes).
- Uma porção de tofu nas saladas.
- 3 nozes e 3 amêndoas diárias.
Se sua mãe ou mais familiares sofrerem com osteoporose, seria indicado consultar o seu médico para cobrir os níveis de cálcio mediante outros suplementos. Quanto antes começar, melhor!
Lembre-se sempre de colocar em prática estes simples conselhos para evitar o envelhecimento precoce.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.