5 alimentos para ter um sangue de melhor qualidade

· 9 de fevereiro de 2018
Para que o sangue seja de boa qualidade você precisa ter uma boa produção de glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas.

Como ter um sangue de melhor qualidade? Vamos começar com a definição de sangue: trata-se de um tecido conjuntivo líquido que circula através de: capilares, veias, artérias, átrios e ventrículos de todos os vertebrados. A cor vermelha é inevitável devido à presença do pigmento da hemoglobina contida nos eritrócitos.

Sua consistência é densa, opaca e com um sabor de metal. No entanto, a cor pode variar: do escarlate, que é sinal de alto nível de oxigênio, para vermelho escuro, ou seja, pobre em oxigênio. O pH médio do sangue é de 7,35 a 7,45, enquanto a temperatura é de 38 °C, ligeiramente superior à temperatura corporal.

O que o sangue transporta?

  • Nutrientes
  • Hormônios
  • Anticorpos
  • Oxigênio
  • Dióxido de carbono
  • Eletrólitos
  • Vitaminas
  • Calor

Onde se forma?

Como ter um sangue de melhor qualidade?

As células do sangue são produzidas na medula óssea, o tecido esponjoso que está localizado dentro de alguns ossos do corpo, como o osso do quadril, o esterno, ou os ossos do crânio.

O corpo humano tem uma quantidade aproximada de 4,5 a 6 litros de sangue. 55% é plasma, a parte líquida composta de água, sais minerais e proteínas. Os 45% restantes são formados por glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.

Para ter um sangue de melhor qualidade, é preciso manter uma dieta saudável e equilibrada.

Como posso começar uma dieta saudável?

  • Coma vegetais sem amido como tomates, cenouras e espinafre. Recomenda-se que você reduza a ingestão de batatas, mas não a elimine.
  • Procure proteínas saudáveis: é o caso de carnes magras, frango, peru e peixe. Evite o consumo de carne vermelha, especialmente a que é processada, como bacon ou salsicha.
  • Alimentos integrais são boas escolhas: arroz, macarrão e pão integral são mais saudáveis ​​que o arroz branco devido ao seu teor de fibras. Por isso o açúcar no sangue aumenta lentamente, e dá uma sensação de saciedade.
  • Use óleos vegetais: azeite ou canola são uma boa opção para o tempero. Por outro lado, evite o uso de manteiga, porque tem muita gordura saturada.
  • Evite bebidas açucaradas: por exemplo, sucos industrializados, refrigerantes ou chá gelado. O melhor é preparar sucos naturais com frutas.

Que vitaminas e minerais o sangue contém?

Cápsulas de vitamina E

 

  • Vitamina E: torna os glóbulos vermelhos mais resistentes.
  • Iodo: contribui para o desenvolvimento de glóbulos vermelhos e plaquetas.
  • Vitamina C: estimula a absorção de ferro.
  • Zinco: envolvido na formação de linfócitos.
  • Vitamina K: favorece a coagulação do sangue.
  • Cobalto: ajuda na formação de hemoglobina e glóbulos vermelhos.
  • Cobre: assegura que o ferro esteja disponível para a produção de glóbulos vermelhos.
  • Ferro: é essencial para a formação de hemoglobina, que é responsável pelo transporte de oxigênio para as células.
  • Vitamina B12: ajuda os glóbulos vermelhos a amadurecer.
  • Ácido fólico: contribui para a maturação de eritrócitos e leucócitos.

Alimentos recomendados para um sangue de melhor qualidade

Fígado

A carne de fígado é rica em vitamina A, que ajuda a melhorar a aparência da pele devido às suas propriedades antioxidantes. Além disso, aumenta a produção de hemoglobina devido ao alto teor de ferro. Como se isso não fosse suficiente, é pobre em gordura e fornece ácido fólico, que mantém uma divisão celular correta.

Ovo

Ovos

Enquanto você não tiver alergia ou intolerância ao ovo, deve sempre incluí-lo em sua dieta. É uma fonte de proteínas, minerais e vitaminas. Particularmente, em sua gema encontramos lecitina, que é responsável por limpar a gordura nas artérias. Além disso, contém colina, que melhora o sistema nervoso.

Fornece vitamina D, A e E, além de minerais como ferro, zinco, selênio, fósforo e ácido fólico.

Leguminosas

Elas funcionam perfeitamente para pessoas que não consomem carne, porque ajudam a equilibrar a deficiência de nutrientes devido ao seu alto teor de proteínas. Também contribuem com: carboidratos, fibras, vitaminas do complexo B e minerais como ferro, magnésio e potássio.

Oleaginosas

 

Embora as oleaginosas contenham uma alta densidade calórica em uma pequena quantidade, elas oferecem nutrientes importantes para o organismo, desde que sejam consumidas de forma moderada, pois possuem gorduras saudáveis ​​com ácidos graxos ômega 3.

Por outro lado, têm uma variedade de vitaminas e minerais, como é o caso do potássio, magnésio, fósforo, vitamina E e complexo B.

Batatas

As batatas servem como o combustível de que o corpo precisa para produzir energia. Elas são ricas em vitamina B, ácido fólico e minerais. Por outro lado, os flavonoides protegem contra doenças cardiovasculares e diminuem o colesterol ruim.

Por sua vez, as vitaminas B são responsáveis ​​pela proteção das artérias. Particularmente, a vitamina B6 diminui os níveis de homocisteína, um composto químico que contribui para a inflamação das artérias.

Sendo assim, quando você vai começar a mudar para ter um sangue de melhor qualidade?