5 alimentos para ter um sangue de melhor qualidade

15 de janeiro de 2020
Para que o sangue seja de boa qualidade você precisa ter uma boa produção de glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas.

É possível ter um sangue de melhor qualidade? De certa forma, sim. Com a manutenção de um estilo de vida saudável, baseado em hábitos bons e consistentes, e como uma dieta equilibrada.

Mas antes de nos aprofundarmos no assunto, vamos revisar brevemente o que é o sangue. Lembre-se de que ele é um tecido conjuntivo líquido que circula através de: capilares, veias, artérias, átrios e ventrículos de todos os vertebrados.Sua consistência é densa, opaca e aromatizada com metal.

Sua cor vermelha é dada pela presença do pigmento da hemoglobina que os eritrócitos contêm. No entanto, a cor pode variar: de escarlate, que é um sinal de alto nível de oxigênio, a vermelho escuro, ou seja, pobre em oxigênio. O pH médio do sangue é de 7,35 a 7,45. Enquanto a temperatura é de 38 °C, um pouco mais alta do que a temperatura corporal.

O que o sangue transporta?

  • Calor.
  • Oxigênio.
  • Nutrientes.
  • Hormônios.
  • Anticorpos.
  • Eletrólitos.
  • Vitaminas.
  • Dióxido de carbono.
Como ter um sangue de melhor qualidade?

Onde se forma?

As células do sangue são produzidas na medula óssea, o tecido esponjoso que está localizado dentro de alguns ossos do corpo, como o osso do quadril, o esterno, ou os ossos do crânio.

O corpo humano tem uma quantidade aproximada de 4,5 a 6 litros de sangue. 55% é plasma, a parte líquida composta de água, sais minerais e proteínas. Os 45% restantes são formados por glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.

Como posso começar uma dieta saudável?

  • Coma vegetais sem amidocomo tomates, cenouras e espinafre. Recomenda-se que você reduza a ingestão de batatas, mas não a elimine.
  • Procure proteínas saudáveis: é o caso de carnes magras, frango, peru e peixe. Evite o consumo de carne vermelha, principalmente a que é processada, como bacon ou salsicha.
  • Alimentos integrais são boas escolhas: arroz, macarrão e pão integral são mais saudáveis ​​que o arroz branco devido ao seu teor de fibras. Portanto, o açúcar no sangue aumenta lentamente e dá uma sensação de saciedade.
  • Use óleos vegetais: azeite ou canola são uma boa opção para o tempero. Por outro lado, evite o uso de manteiga, porque tem muita gordura saturada.
  • Evite bebidas açucaradas: por exemplo, sucos industrializados, refrigerantes ou chá gelado. O melhor é preparar sucos naturais com frutas.

Quais vitaminas e minerais o sangue contém?

Cápsulas de vitamina E

 

  • Vitamina E: torna os glóbulos vermelhos mais resistentes.
  • Iodo: contribui para o desenvolvimento de glóbulos vermelhos e plaquetas.
  • Vitamina C: estimula a absorção de ferro.
  • Zinco: envolvido na formação dos linfócitos.
  • Vitamina K: favorece a coagulação do sangue.
  • Cobalto: ajuda na formação de hemoglobina e glóbulos vermelhos.
  • Cobre: assegura que o ferro esteja disponível para a produção de glóbulos vermelhos.
  • Ferro: é essencial para a formação de hemoglobina, que é responsável pelo transporte de oxigênio para as células.
  • Vitamina B12: ajuda os glóbulos vermelhos a amadurecer.
  • Ácido fólico: contribui para a maturação de eritrócitos e leucócitos.

Alimentos para ter um sangue de melhor qualidade

Aqui, mostraremos quais alimentos podem ajudá-lo a ter uma boa saúde, em geral, não apenas um sangue de melhor qualidade.Lembre-se de que você deve consumi-los sempre com uma dieta equilibrada, pois eles sozinhos não são capazes de fornecer ao corpo tudo o que é necessário para funcionar corretamente.

Fígado

A carne de fígado é rica em vitamina A, que ajuda a melhorar a aparência da pele devido às suas propriedades antioxidantes.

Além disso, a produção de hemoglobina aumenta devido ao seu alto teor de ferro, por isso,certamente ajuda a ter um sangue de melhor qualidade. Como se isso não bastasse, o fígado é um alimento com pouca gordura, mas fornece uma boa quantidade de ácido fólico, que mantém uma divisão celular correta.

Ovo

Ovos

Enquanto você não tiver alergia ou intolerância ao ovo, deve sempre incluí-lo em sua dieta. É uma fonte de proteínas, minerais e vitaminas.

Particularmente, em sua gema encontramos lecitina, que é responsável por limpar a gordura nas artérias. Além disso, contém colina, que melhora o sistema nervoso.

Fornece vitamina D, A e E, além de minerais como ferro, zinco, selênio, fósforo e ácido fólico.

Leguminosas

As leguminosas são alimentos que devem fazer parte da dieta de todos. E, embora a ideia de que elas são ideais para quem não consome carne tenha se espalhado, a verdade é que todos podem se beneficiar do seu consumo.Elas são altamente nutritivas e saciantes, além disso, fornecem a energia necessária para realizar as atividades diárias.

Em resumo, as leguminosas fornecem: carboidratos, fibras, vitaminas do complexo B e minerais como ferro, magnésio e potássio.

Oleaginosas

 

Embora as oleaginosas contenham uma alta densidade calórica em uma pequena quantidade, elas oferecem nutrientes importantes para o organismo, desde que sejam consumidas de forma moderada, pois possuem gorduras saudáveis ​​com ácidos graxos ômega 3.

Por outro lado, têm uma variedade de vitaminas e minerais, como é o caso do potássio, magnésio, fósforo, vitamina E e complexo B. Todos esses nutrientes ajudam a ter um sangue de melhor qualidade e, é claro, uma boa saúde.

Batatas

As batatas servem como o combustível de que o corpo precisa para produzir energia. Elas são ricas em vitamina B, ácido fólico e minerais. Por outro lado, os flavonoides protegem contra doenças cardiovasculares e diminuem o colesterol ruim.

Por sua vez, as vitaminas B são responsáveis ​​pela proteção das artérias. Particularmente, a vitamina B6 diminui os níveis de homocisteína, um composto químico que contribui para a inflamação das artérias.

Considerações finais

Além de manter uma dieta balanceada, rica em nutrientes, como ferro e ácido fólico, é importante ter outros bons hábitos de vida, caso contrário, será difícil obter verdadeiros benefícios.

Além disso, você deve cumprir as instruções do seu médico, principalmente se você sofre de alguma condição para a qual precisa fazer um tratamento farmacológico.

Se você tiver dúvidas sobre como seguir uma dieta equilibrada, com que frequência comer certos alimentos e outros aspectos relacionados, consulte seu médico ou um nutricionista.

E aí,o que está esperando para ter um sangue de melhor qualidade?