5 alimentos para incluir no café da manhã para emagrecer

24 de junho de 2018
O café da manhã é a refeição mais importante do dia, ainda que façamos dieta. Mostramos a seguir 5 variedades para perder peso enquanto come de forma saudável. 

O café da manhã sempre se caracterizou como a refeição mais importante do dia, porque traz ao organismo a energia necessária para despertar. Agora veja, você sabia que pode preparar um café da manhã para emagrecer? Na verdade, dependendo dos alimentos que o compõe, o café da manhã pode se converter em um elemento chave no processo de perder peso.

Quando se trata de dietas equilibradas e redução de massa, o primeiro alimento que consumimos depois de um período de jejum prolongado é decisivo. Assim poderemos administrar adequadamente nossa alimentação no resto do dia.

Nele devem conter entre 25 a 30% das calorias que serão queimadas ao longo do dia. Isso quer dizer que um café da manhã balanceado terá que conter entre 400 e 500 calorias das 2000 que devemos consumir ao longo do dia.

Um estudo realizado por cientistas da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, concluiu que o café da manhã aumenta o hormônio grelina e os níveis químicos do cérebro associados com o apetite, o que nos dá a sensação de saciedade que permite o correto saciamento da fome e a redução dos desejos.

Um café da manhã equilibrado pode se converter no aliado fundamental para conseguir o peso ideal. Deve ser carregado dos nutrientes necessários e apresentados nas porções adequadas.

Alimentos que devemos incluir no café da manhã para emagrecer

Um bom café da manhã para emagrecer deve incluir:

  • Entre 10 e 15 gramas de gordura
  • 25 g de fibras
  • De 13 a 20 gramas de proteínas

É recomendado a inclusão de vitaminas, minerais e certos carboidratos. Baseando-nos neste princípio recomendamos 5 alimentos essenciais que ajudarão a emagrecer e manterão você satisfeito.

Não perca mais opções de cafés da manhã aqui: Os melhores cafés da manhã anti-gordura

Aliemntos de um café da manhã para emagrecer

1. Aveia

Consumir aveia durante as primeira horas do dia é uma excelente escolha para cuidar do corpo enquanto nos alimentamos de forma balanceada.

Trata-se de um cereal que contém poucas calorias. Seu consumo é compensado por sua grande quantidade de vitaminas B, minerais e gorduras insaturadas capazes de trazer uma quantidade importante de energia ao organismo. Dessa maneira se compensa o esforço físico e mental que se realiza durante o dia.

Tem uma composição proteica de 25%, o que é um elemento essencial para a formação de massa muscular. Além disso, contém uma fibra chamada beta-glucano, que reduz o colesterol e satisfaz a sensação de fome.

A isso também se soma o fato de que controla os níveis de açúcar no sangue. Da mesma forma, funciona como um alimento depurativo para liberar as toxinas contidas nos intestinos e limpar a gordura das artérias. 

2. Ovo

O ovo é um alimento versátil. Sua composição (cheia de vitaminas, minerais e proteínas) permite manter os altos níveis de energia no corpo, enquanto regula o apetite durante o dia e reduz a sensação de fome.

Também é fundamental na hora de manter uma alimentação balanceada. Na verdade, ajuda o organismo a manter a massa muscular durante a perda de peso.

Alimentos que você pode incluir em um café da manhã para emagrecer

Esta refeição contém um nutriente chamado colina, que estimula a atividade cerebral e melhora a função cardiovascular. Um estudo da Universidade da Finlândia Oriental o catalogou como um dos alimentos que ajuda a memória e previne o Alzheimer.

Complemente essa informação com o seguinte artigo: Como ter um café da manhã saudável?

3. Café

É capaz de trazer vários benefícios em nossa função cerebral se consumido nas primeiras horas do dia. O mais importante do café é que melhora a memória, humor e atenção.

Além disso, contém uma grande quantidade de cafeína. Por isso é um componente chave na hora de emagrecer, pois estimula as funções do sistema nervoso que permitem eliminar o tecido adiposo. 

4. Chá verde

Trata-se de uma bebida que contém um baixo conteúdo calórico, o que o torna ideal para o café da manhã. Especialmente por seu composto antioxidante de epigalocatequina galato, que ajuda a proteger o coração, acelera o metabolismo e permite queimar a gordura.

Um experimento realizado por um grupo de nutricionistas em 2013, publicado através da revista European Journal of Nutrition, determinou que as pessoas que tomam pelo menos 2 xícaras de chá verde por dia tem um menor peso corporal e uma cintura menor.

O chá verde pode ser incluído em um café da manhã para emagrecer

5. Frutos secos

Os frutos secos são alimentos antioxidantes que contém minerais, vitaminas, gorduras saudáveis, proteínas e fibras. Por isso são capazes de controlar os níveis de colesterol no sangue e ajudam a trazer energia ao indivíduo.

A isso se soma o benefício de ser saciante. Ou seja, satisfaz completamente a fome. No entanto, este alimento é capaz de trazer um alto grau de calorias no organismo. Por isso se recomenda consumi-lo moderadamente, entre 15 e 20 gramas por dia.

Como vimos, temos várias opções que podemos incluir em um café da manhã para emagrecer. Lembre-se de que o fundamental nestes processos é manter uma alimentação balanceada. Ante qualquer dúvida, consulte um especialista.

  • Bauer, L. B., Reynolds, L. J., Douglas, S. M., Kearney, M. L., Hoertel, H. A., Shafer, R. S., … Leidy, H. J. (2015). A pilot study examining the effects of consuming a high-protein vs normal-protein breakfast on free-living glycemic control in overweight/obese “breakfast skipping” adolescents. International Journal of Obesity. https://doi.org/10.1038/ijo.2015.101
  • El Khoury, D., Cuda, C., Luhovyy, B. L., & Anderson, G. H. (2012). Beta glucan: Health benefits in obesity and metabolic syndrome. Journal of Nutrition and Metabolism. https://doi.org/10.1155/2012/851362
  • Butt, M. S., Tahir-Nadeem, M., Khan, M. K. I., Shabir, R., & Butt, M. S. (2008). Oat: Unique among the cereals. European Journal of Nutrition. https://doi.org/10.1007/s00394-008-0698-7
  • Ylilauri, M. P. T., Voutilainen, S., Lönnroos, E., Mursu, J., Virtanen, H. E. K., Koskinen, T. T., … Virtanen, J. K. (2017). Association of dietary cholesterol and egg intakes with the risk of incident dementia or Alzheimer disease: The Kuopio Ischaemic Heart Disease Risk Factor Study. American Journal of Clinical Nutrition. https://doi.org/10.3945/ajcn.116.146753
  • Ryan, L., Hatfield, C., & Hofstetter, M. (2002). Caffeine reduces time-of-day effects on memory performance in older adults. Psychological Science. https://doi.org/10.1111/1467-9280.00412
  • Chacko, S. M., Thambi, P. T., Kuttan, R., & Nishigaki, I. (2010). Beneficial effects of green tea: A literature review. Chinese Medicine. https://doi.org/10.1186/1749-8546-5-13