4 repelentes caseiros contra os mosquitos

24 Dezembro, 2019
Além de ter um aroma delicioso, tanto o manjericão como a lavanda podem ser de grande ajuda para afugentar os mosquitos, já que detestam seu cheiro

No clima quente, principalmente se houver chuva, os mosquitos começam a proliferar em todos os lugares. Como se as suas mordidas irritantes fossem pouco, elas também são capazes de transmitir vírus e bactérias que causam doenças terríveis. Neste artigo, ensinaremos a como preparar 4 repelentes caseiros contra os mosquitos.

Mosquitos e saúde

4 repelentes caseiros contra os mosquitos

Os mosquitos ou pernilongos são insetos pertencentes à família Culicidae, que precisam de água para completar seu ciclo de vida. As fêmeas se alimentam de sangue e geralmente são vetores que transmitem doenças infecciosas como a dengue e a malária, que podem ser fatais se não forem tratadas adequadamente.

Por isso, é importante se proteger de suas mordidas com substâncias capazes de removê-las: os repelentes.

Infelizmente, os repelentes comerciais de insetos tendem a conter produtos químicos com odor bastante agressivo e desagradável. Por isso, hoje vamos propor combinações de produtos naturais com propriedades repelentes.

Leia mais: Como evitar picadas de mosquito em suas viagens

4 repelentes caseiros contra os mosquitos

Repelentes caseiros contra os mosquitos

Além de econômicos e muito eficazes, deixam a pele fresca e perfumada.

Repelente de nim

O óleo extraído das sementes e frutos da árvore da família Meliaceae pode ser usado como inseticida nas residências contra formigas, percevejos, baratas, moscas domésticas, caracóis e cupins. Além de como repelente e larvicida. Isto é afirmado neste estudo feito pelo Instituto Nacional de Pesquisa Florestal, Agrícola e Pecuária do México.

Ingredientes

  • 40 gotas de óleo essencial de nim
  • 1 xícara de água (250 ml)

Preparação

Misture o óleo essencial com a água, de preferência quente, dentro de um atomizador. Espere que ele descanse e aplique-o nas áreas em que deseja eliminar os mosquitos ou diretamente na pele. É melhor aplicá-lo à tarde ou à noite, quando eles aparecem com mais frequência.

Repelente de amêndoas

Repelentes caseiros contra os mosquitos

De acordo com este estudo da Universidade de Córdoba (Espanha), o óleo de amêndoa é mais do que recomendado. Este repelente é excelente para aplicar em crianças pequenas, pois é muito suave para a pele e tem um aroma delicioso.

O óleo de amêndoa contém vitamina B6, folato, tiamina, riboflavina, niacina e vitamina E.

Ingredientes

  • 1/2 xícara de óleo de amêndoas (100 g)
  • 15 gotas de óleo essencial de manjericão
  • 15 gotas de óleo essencial de gerânio

Modo de preparo

  • Misture os três ingredientes em um borrifador e então aplique sobre a pele a cada duas ou três horas.

Leia também: Os 5 melhores repelentes que você pode fazer em casa

Repelente de manjericão

O óleo essencial de manjericão pode funcionar como repelente de insetos. Isso é sugerido por este estudo realizado pela Universidade Centro-Oeste Lisandro Alvarado (Venezuela).

Ingredientes

  • 2 colheres de planta seca de manjericão (20 g)
  • 2 xícaras de água (500 ml)

Modo de preparo

Prepare uma infusão adicionando as 2 colheres de sopa de manjericão às 2 xícaras de água fervente. Deixe repousar por cerca de 4 horas. Coloque a infusão em um frasco atomizador e utilize-o para pulverizar os quartos.

Repelente de lavanda

Isto é afirmado por esta pesquisa realizada pelo Instituto de Medicina Tropical «Pedro Kourí» (Cuba).

Ingredientes

  • 2 colheres de lavanda seca (20 g)
  • 2 xícaras de água (500 ml)

Modo de preparo

Aqueça a água e, quando a fervura começar, retire-a do fogo. Adicione a lavanda. Deixe descansar por 4 horas e use-a com um spray. Você também pode optar por usar o óleo essencial de lavanda e adicioná-lo a qualquer hidratante (a proporção é de 1 gota de óleo para cada 2 mililitros de creme). Misture bem e aplique na pele.

  • Lavin K, P. S. (2009). Actualización: repelentes naturales y sintéticos. Dermatol Pediatr Latinoam.