4 remédios para aumentar as plaquetas

As plaquetas, células encontradas na corrente sanguínea, são responsáveis pela coagulação do sangue para interromper um sangramento. Se você tiver uma doença que faz com que seu nível no sangue diminua, pode experimentar alguns métodos naturais e remédios para aumentar as plaquetas.
Doenças como dengue, zika, anemia, cirrose e HIV causam a diminuição das plaquetas no sangue. Portanto, se você sofre de uma dessas doenças, é preciso fazer todo o possível para aumentar seus níveis. Desta forma, o sistema imunológico será fortalecido e seus sintomas serão aliviados.
Remédios para aumentar as plaquetas
1. Água de coco
A água de coco é uma bebida rica e excelente para aumentar as plaquetas. Fornece vitaminas A, B e C para o corpo. Também possui minerais (cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro) benéficos à saúde.
O que fazer?
- Pegue um coco grande e extraia a água. Se preferir, deixe na geladeira por algumas horas e depois beba.
- A água de coco pode estragar facilmente, então beba o líquido o mais fresco possível.
Evite comprar água de coco engarrafada ou processada, pois contém aditivos e conservantes que podem reduzir as propriedades benéficas da fruta.
Leia também: Propriedades incríveis da água de coco para a saúde
2. Suco de goiaba e pimentão vermelho
A goiaba tem um alto teor de vitaminas A e C, e também ácido fólico, que a torna um ótimo alimento antioxidante. O pimentão contém muita vitamina C, potássio, ácido fólico, ferro e outros elementos que contribuem para a recuperação das plaquetas.
Misturar ambos os alimentos em um suco irá ajudá-lo a aumentar as plaquetas.
Ingredientes
- Goiabas (a gosto)
- 1 pimentão vermelho
- 1 colher de açúcar (15 g)
- 3 xícaras de água mineral (750 ml)
Preparação
- Lave as goiabas e o pimentão muito bem. Pique as goiabas em pedaços. Tire as sementes do pimentão e corte em pedaços.
- Adicione tudo ao liquidificador junto com o açúcar. Bata e coe o suco, depois beba.
- Recomenda-se tomar este suco três vezes ao dia.
3. Suco de lentilha com amora e leite
As lentilhas, a amora e o leite também são benéficos para aumentar as plaquetas.
As lentilhas contêm ferro, ácido fólico e várias vitaminas. A amora é rica em ferro e vitaminas C e K, elementos ideais para o desenvolvimento das plaquetas. Já o leite tem um alto teor de cálcio e fósforo.
Ingredientes
- 3 xícaras de água (750ml)
- 1 xícara de lentilhas (200 g)
- Amoras (a gosto)
- 3 colheres de sopa de leite (45 ml)
Preparação
- Aqueça a água em uma panela. Quando estiver fervendo, adicione as lentilhas, espere que elas amoleçam e deixe descansar.
- Lave as amoras e adicione-as ao liquidificador ao lado das lentilhas já amolecidas. Adicione a água e as 3 colheres de sopa de leite e bata.
- Se preferir, também pode adicionar açúcar a gosto. Coe o suco e aproveite.
- Tome 3 copos por dia desta batida e as suas plaquetas começarão a subir.
4. Infusão de folhas de mamão
O mamão tem folhas com um grande poder de cura. Você pode usá-las para fazer uma infusão que fortaleça seu sistema imunológico e ajude a aumentar as plaquetas.
Ingredientes
- Folhas de mamão frescas (a gosto)
- 1 xícara de água (250 ml)
- Mel ou açúcar (a gosto)
Preparação
- Lave as folhas de mamão, adicione-as a uma panela com água e coloque para ferver em fogo médio.
- Deixe a infusão aquecer até que o líquido seja reduzido à metade e adicione o açúcar ou mel a gosto.
- Deixe descansar e tome 2 ou 3 colheres de sopa desta infusão diariamente.
- Outra maneira de prepará-lo é lavar as folhas e triturá-las em um almofariz. Misture um pouco da pasta resultante com água em um coador e beba a infusão.
As plaquetas executam várias funções no corpo. Ajudam a interromper o sangramento das feridas, reparam os vasos sanguíneos danificados, melhoram o fluxo sanguíneo e reconhecem os agentes infecciosos.
Graças à essa função imunológica, as plaquetas enviam estímulos às células imunológicas para que atuem imediatamente contra os agentes infecciosos.
Não perca este artigo: Mitos e verdades sobre doar sangue
Se a sua contagem de plaquetas estiver abaixo do normal, cuide da sua nutrição imediatamente e tome estes 4 remédios que recomendamos. Em poucos dias, seu nível de plaquetas aumentará, você começará a se sentir melhor e seu sistema imunológico se fortalecerá.
Lembre-se de fazer uma verificação semanal com seu médico e fazer exames de sangue com frequência para monitorar seu nível de plaquetas até que se normalize, ou a doença que esteja causando a queda tenha melhorado.
- Gaisán, C. Montes, et al. “Anemias hemolíticas adquiridas.” Medicine-Programa de Formación Médica Continuada acreditado 11.20 (2012): 1212-1219.
- Gutiérrez-Romero, Alonso, Ylse Gutiérrez-Grobe, and Raúl Carrillo-Esper. “Volumen plaquetario medio: el tamaño sí importa.” Medicina interna de México 29.3 (2013): 307-310.
- Ruiz Gil, Wilson. “Diagnóstico y tratamiento de la púrpura trombocitopénica inmunológica.” Revista Medica Herediana 26.4 (2015): 246-255.