4 remédios naturais para fortalecer os cabelos
Revisado e aprovado por a Doutora Karla Henríquez
Sem dúvida, o cabelo é uma das partes do corpo mais importantes, pois apresentam um alto valor estético. Contudo, não basta unicamente apresentar um cabelo brilhoso, é muito importante também cuidar e fortalecer os cabelos para evitar problemas.
Por falar em problemas, a queda de cabelo tende a ser muito comum, tanto em homens quanto mulheres. É por isso que iremos sugerir alguns remédios naturais para fortalecer os cabelos.
Na realidade, as seguintes ideias são muito simples e práticas, por isso você não terá problemas ao colocá-las em prática. De todas as formas, é importante levar em conta que o cabelo é uma zona muito sensível, por isso se você tem problemas sérios ou constantes é melhor consultar um especialista.
Os dermatologistas são os indicados para atender e dar soluções para estes problemas.
Colágeno para fortalecer os cabelos
O colágeno é um produto muito popular e é com ele que são produzidas as gelatinas. Aliás, ele é uma proteína encontrada nos ossos, pele e cartilagens de alguns animais. O colágeno também ajuda a fortalecer os cabelos, assim como as unhas.
A melhor forma de fortalecer nosso cabelo com colágeno é adicionar uma cápsula desta proteína na embalagem de shampoo que utilizamos diariamente e agitar até que tudo fique bem misturado. Dessa forma, aplique o shampoo normalmente.
No entanto, se você deseja obter melhores resultados, é recomendado dissolver o colágeno em meia xícara de água morna, aplicar sobre o cabelo e depois enxaguar.
Azeite de oliva
O azeite de oliva possui propriedades muito interessantes que são de grande ajuda para muitas coisas. Sendo assim, o azeite de oliva também ajuda a fortalecer o cabelo. Além disso, também, deixa o cabelo menos opaco, com mais brilho e hidratado.
Para conseguir bons resultados, basta adicionar duas colherzinhas de azeite sobre seu cabelo seco antes de lavá-lo. É importante colocar uma touca de banho para que o azeite atue sobre o cabelo.
O vapor do banheiro também ajuda na melhor penetração do óleo no couro cabeludo. Deixe o azeite agindo por aproximadamente 10 minutos, tire a touca e, em seguida, enxágue o cabelo normalmente. Você pode usar shampoo e, inclusive, condicionador.
Conheça mais benefícios do azeite de oliva.
Mel
O mel é outro produto de origem natural que é de grande ajuda para o cabelo fraco, quebradiço ou que cai com facilidade.
Graças aos seus nutrientes, o mel fortalece e dá corpo ao cabelo. Neste caso, você pode adicionar um pouco de mel sobre o cabelo e espalhar sobre o cabelo, utilizando as pontas dos dedos. Se você desejar, pode fazer uma pequena massagem para o mel penetre profundamente.
Depois de uns 15 ou 20 minutos, que é o tempo adequado para que o mel atue, tire-o com água morna ou quente. O melhor, porém, é lavar com uma ducha, utilizando seu shampoo regular.
Curiosidade: usar diariamente mel também pode clarear o cabelo ou mechas claras. De fato, este produto é utilizado em alguns shampoos comerciais para produzir o mesmo efeito.
Conheça mais benefícios do mel para o cabelo.
Ovo
Por incrível que pareça, os ovos são uma opção para fortalecer e embelezar o cabelo. Isso se deve ao fato de que os ovos são ricos em vitaminas E e D, que são fundamentais para fortalecer tanto o cabelo quanto as unhas.
Ainda que tais benefícios possam ser obtidos quando consumimos os ovos, a verdade é que também podemos conseguir resultados melhores se os aplicarmos diretamente sobre o cabelo.
É muito simples: bata um ovo cru em um prato e depois aplique-o por todo o couro cabeludo, fazendo uma rápida massagem com as pontas dos dedos para que penetre melhor. Deixe agir por 15 minutos e enxágue.
É muito importante que o enxágue seja feito com água fria ou morna, mas nunca quente. Você pode utilizar shampoo e condicionador para eliminar qualquer rastro de ovo.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Alonso, L. (2006). The hair cycle. Journal of Cell Science. https://doi.org/10.1242/jcs02793
- Stenn, K. S., & Paus, R. (2001). Controls of Hair Follicle Cycling. Physiological Reviews. https://doi.org/10.1152/physrev.2001.81.1.449
- Schlake, T. (2007). Determination of hair structure and shape. Seminars in Cell and Developmental Biology. https://doi.org/10.1016/j.semcdb.2007.01.005
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.