4 razões pelas quais sente palpitações
Revisado e aprovado por a médica Maricela Jiménez López
Você sente palpitações. Todos dizem para ir ao médico, mas você não vai. Finge que não se importa, mas no fundo você tem medo. Há algum tempo que você está sentindo palpitações e não sabe o porquê.
Você faz as mesmas coisas que antes, de repente esse sentimento aparece e teme que algo grave esteja acontecendo com você. No entanto, quando isso acontece, você decide ignorá-lo, para não enfrentar esse sentimento que vem sobre você.
Seus amigos e família estão certos. O melhor é que o médico o veja, embora não tenha de ser algo perigoso.
Elas podem ser causadas por algo sério, mas também por algo controlável, você quer saber quais são suas causas? Veja aqui 4 das razões pelas quais sente palpitações.
Por que você sente palpitações?
1. Toma café e fuma
Pode ser algo tão simples como isso. Temos dias tão longos e tão intensos que recorremos ao café ou chá.
No entanto, nem todos os sistemas nervosos são os mesmos. Alguns são mais sensíveis do que outros a este tipo de estimulantes.
- Tente diminuir a sua ingestão por um par de semanas, no mínimo, e veja como se sente.
- Se as palpitações desaparecerem, mas você está decaído, sugerimos outras coisas, como esportes matutinos ou vitaminas estimulantes.
Se você fumar, isso piora. A nicotina também é estimulante, então o cocktail é explosivo.
- É provável que deixar tudo ao mesmo tempo seja demais para você.
- Idealmente, reduza o número de cigarros progressivamente, até parar de fumar.
Leia também: 15 estratégias psicológicas para deixar de fumar que funcionam
2. Ansiedade
Geralmente aparece como uma dor, uma pressão, o que nos faz pensar que estamos sofrendo de um ataque cardíaco.
A ansiedade é um estado de alerta permanente. Funciona da seguinte forma: percebe um perigo e ativa o coração, para que se afaste o mais rápido possível da ameaça.
O problema surge quando interpretamos a vida nestes termos, já que essas palpitações aparecem para nos assustar, ainda mais do normal. E adicionamos mais outra causa para a ansiedade. Essa é uma das razões pelas quais sente palpitações.
- Portanto, a única maneira de parar esse ciclo é ir a um médico para que ele nos examine.
- Você obterá o alívio de saber que nada de físico acontece com você, e pode começar a trabalhar para detectar a origem do seu problema e tratá-lo.
3. Anemia
Outra das razões pelas quais sente palpitações é a anemia. A anemia ocorre quando as células vermelhas do sangue estão em baixa. Estas são muito importantes para que o oxigênio chegue ao nosso coração. Portanto, se você sofrer de anemia, sentirá palpitações sem encontrar uma explicação para isso.
- Quando não tem o alimento necessário, o coração se esforça muito e notamos esses batimentos mais fortes do que o normal.
- Não é estranho que isso venha junto com o anterior. Quando os percebemos, é comum aumentar os níveis de estresse, o que altera nosso humor.
- Além disso, esgotamo-nos mais facilmente do que antes. Algumas escadas simples podem levar a um episódio de exaustão que não entendemos.
A intensidade do mesmo dependerá da gravidade da anemia.
Você quer saber mais? Leia: 7 alimentos para combater a anemia de forma natural
4. Doença coronária ou cardiovascular
Leia também: Os perigos da obstrução das artérias coronárias
É verdade que as palpitações podem ser uma indicação de que sofre de doenças coronárias. Ou por lesão no músculo, nas artérias ou na circulação do sangue.
Em qualquer caso, o fato de se manifestar dessa maneira é uma vantagem.
Muitas pessoas descobrem que têm um quadro desse tipo quando a situação é séria.
- No entanto, esses avisos ajudam a localizar o problema, antes de se tornarem maiores. Tenha em mente que quando você sofre um ataque cardíaco, uma parte do coração se torna necrótica, isto é, fica inutilizável.
- Pelo contrário, se você perceber, é possível que só precise de um medicamento ou cirurgia mínima.
- Lembre-se de que hoje temos uma grande variedade de soluções para condições relacionadas ao coração.
Portanto, é vital que você vá ao médico o mais rápido possível. Os médicos vão descobrir o que está acontecendo com você e encontrarão soluções.
A rapidez é essencial. Se tiver algo, conseguirá pará-lo a tempo. Se não for nada, você se acalmará.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Álvarez-Gaviria, M., Herazo-bustos, C., & Mora, G. (2014). Enfoque semiológico de las palpitaciones. Rev. Fac. Med. https://doi.org/10.15446/revfacmed.v62n1.43779
- Frank, R., & Hidden-Lucet, F. (2015). Palpitaciones. EMC – Tratado de Medicina. https://doi.org/10.1016/S1636-5410(15)70942-6
- García De Yébenes, M., Calvo Galiano, N., & García Bolao, I. (2013). Protocolo diagnóstico de las palpitaciones. Medicine (Spain). https://doi.org/10.1016/S0304-5412(13)70623-1
- Mateo-Martínez, A., Villegas-García, M., & Sánchez-Martínez, M. (2015). Abordaje de las palpitaciones y la taquicardia. FMC – Formación Médica Continuada En Atención Primaria. https://doi.org/10.1016/j.fmc.2015.03.002
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.