4 razões da cabeça doer ao levantarmos

· 14 de junho de 2018
Sua cabeça dói pelas manhãs? Existem vários motivos pelos quais isso pode estar acontecendo. O ponto positivo é que esse problema tem solução ou, pelo menos, pode chegar a ser controlado

Existem diferentes razões para que a cabeça doa sempre que acordamos pela manhã. Se este for o seu caso, convidamos a prestar atenção a cada uma das razões que exporemos hoje para ver ser podem ser um dos motivos para o que acontece com você. No entanto, lembre-se de procurar um médico para obter um diagnóstico preciso.

Levantar com dor de cabeça não é um bom sintoma. Isso pode fazer com que comece o dia com pouca vontade, que queira ficar na cama e que não tenha vontade de dar o máximo nos afazeres diários. A dor de cabeça pode minar seu bem-estar e diminuir a felicidade.

Razões pelas quais a cabeça dói

Existem 4 razões pelas quais a cabeça dói pela manhã, e que devemos prestar uma atenção maior. Todas elas têm solução, só que, ás vezes, se não identificarmos o problema, não iremos saber quais medidas adotar. 

1. Bruxismo

O bruxismo é um problema que afeta mais pessoas do que pensamos. Consiste em apertar os dentes ou rangê-los. Nos casos mais extremos costuma-se utilizar uma placa miorrelaxante. Se não utilizarmos, pode aparecer um desgaste importante nos dentes.

O bruxismo pode provocar a cabeça doer ao levantarmos

A tensão que se manifesta ao apertar a mandíbula provocará dor de cabeça pela manhã. Isso não é nada mais do que fruto do estresse, das preocupações, da ansiedade ou da depressão. Às vezes, até mesmo o uso de uma placa não evita a dor de cabeça.

O ideal nestes casos não é somente consultar um dentista para que nos passe uma tala que proteja os dentes, como também um psicólogo. É importante saber de onde vem toda a tensão que durante liberamos no ranger dos dentes.

2. Enxaquecas

A segunda das razões pelas quais a cabeça dóis ao acordar podem ser as enxaquecas. Muitas vezes, se um médico ainda não as diagnosticou, podemos pensar que é uma simples dor de cabeça normal.

Além de tomar um paracetamol ou um ibuprofeno, acreditamos que indo dormir a dor passará. No entanto, com as enxaquecas isso não funciona.

É uma dor muito intensa que as pessoas sofrem no mínimo por 3 dias, ainda sendo controlada. A dor costuma estar em um dos lados da cabeça e dá a sensação de que, também, nos dói um dos olhos.

Trata-se de uma dor pulsátil e aguda. Em certas ocasiões, ainda que tomemos um medicamento que possa reduzir os sintomas da enxaqueca, ao acordar a cabeça poderá continuar doendo.

3. Insônia

Muitas pessoas sofrem com insônia. No entanto, não é uma insônia de que não se possa dormir uma noite, e sim um problema que já leva um tempo. Estas pessoas costumam ter um aspecto cansado e, muitas vezes, parecem estar tristes.

Nossa mente e nosso corpo precisam descansar adequadamente para assim poder recuperar suas energias. Se não fazemos isso, a fadiga e a falta de descanso provocarão uma dor de cabeça que sentirá ao acordar. Por isso, é importante tratar qualquer problema de sono que se possa ter.

A insônia pode provocar a cabeça doer ao levantarmos

4. Pressão arterial alta

A última das razões pelas quais a cabeça pode doer pela manhã e ter a pressão arterial alta. É algo que você já sabe? Se não, deveria verificá-la para descartar que este seja o motivo da dor de cabeça matutina.

Ter a pressão alta pode provocar um despertar brusco com uma dor intensa na cabeça. Além disso, em certos casos também pode ocorrer uma visão borrada ou redução da precisão visual.

Alguma vez você já levantou com dor de cabeça? Como se sentiu? Talvez, se você sofre com enxaqueca ou bruxismo e sabe, está consciente de que esse despertar acompanhado de uma dor de cabeça, em certos momentos junto com náuseas e enjoos, é fruto destes problemas.

Caso ainda não compreenda o motivo pelo qual a dor de cabeça aparece (se não é todas as manhãs, a maioria delas) é melhor procurar um médico para realizar uma checagem. Assim, você também ficará muito mais tranquilo.