4 maneiras de lavar e desinfetar travesseiros

· 28 de março de 2019
Se você pensar sobre o assunto, existem alguns itens em sua casa que você usa com frequência e por tanto tempo quanto o travesseiro. No entanto, você dá a eles o cuidado necessário?

Você sabia que a frequência recomendada para lavar e desinfetar travesseiros é de apenas um mês? Você concorda com essa sugestão? Para evitar que seus travesseiros sejam o lar de inúmeras bactérias e micro-organismos prejudiciais à saúde, apresentaremos quatro maneiras simples de deixá-los impecáveis.

Muitas pessoas são muito cuidadosas com a roupa de cama. Além da ventilação diária, ela requer uma lavagem semanal e manutenção adequada para evitar o acúmulo de partículas de poeira, entre outros elementos.

Assim como acontece ao abrir portas e janelas, o  que adere à cama também cai e se acumula nos travesseiros. Até nós podemos transportá-lo quando vamos para a cama à noite. Então, por que não fazer uma boa lavagem?

Como lavar e desinfetar travesseiros de forma rápida e fácil?

Abaixo, detalharemos alguns procedimentos para lavar e desinfetar os travesseiros rapidamente. Desta forma, você será capaz de fazê-lo com maior assiduidade, sem que se torne uma complicação para os seus dias agitados.

1. Na máquina de lavar roupa

A maioria das almofadas pode ser lavada na máquina de lavar sem problemas. No entanto, antes de tudo, você deve verificar o rótulo dela. Siga estas dicas:

  • Use sabão líquido e não em pó. Dessa forma, você evitará que resíduos permaneçam dentro do travesseiro.
  • Coloque outras roupas leves ao lado do travesseiro para que sua lavadora fique equilibrada e não quebre.
  • Repita a lavagem duas vezes para limpar todo o acúmulo de detergente.

Quando este processo estiver concluído, deixe os travesseiros secarem ao sol por um dia inteiro. Essa parte é muito importante; se houver umidade no interior, eles podem estragar.

2. Lavagem rápida

Para deixar seu quarto limpo é necessário lavar e desinfetar os travesseiros

O enchimento dos travesseiros não está preparado para suportar tantas lavagens. Portanto, a frequência de um mês que sugerimos no início deve ser seguida apenas para o tecido que os cobre, nos casos possíveis.

Confira também: Seus travesseiros estão amarelados? Deixe-os como novos com este simples truque!

Alguns travesseiros permitem remover o enchimento, seja abrindo alguns botões ou simplesmente abrindo um zíper. Geralmente é o caso de um travesseiro com enchimento de espuma de borracha.

Sua vantagem é que eles podem ser lavados rapidamente junto com os lençóis. Desta forma, você vai garantir que seu travesseiro ficará desinfetado e livre de ácaros com a assiduidade necessária.

3. Bicarbonato e vinagre para uma limpeza profunda

Se você considera que seus travesseiros precisam de um reforço na próxima limpeza, é possível recorrer ao inevitável bicarbonato de sódio e, claro, ao vinagreEstas são as etapas para realizar este tipo de limpeza:

  • Misture meia xícara de bicarbonato de sódio com meia xícara de vinagre branco.
  • Coloque seus travesseiros na máquina de lavar.
  • Quando a água os cobrir, adicione a preparação.
  • Continue com a lavagem conforme descrito no método número 1.

Além de lavar e desinfetar completamente os travesseiros, esta técnica os deixará brilhando. Como sempre, o efeito de branqueamento destes ingredientes não nos deixará na mão. Nesse sentido, a adição de bórax ao detergente, em vez do bicarbonato e do vinagre, terá o mesmo resultado.

4. Água oxigenada para as manchas

Embora pareça estranho, a água oxigenada também pode ser útil para lavar e desinfetar travesseiros. No entanto, em comparação com as técnicas mencionadas acima, ela tem algumas limitações.

A primeira é que serve apenas para travesseiros brancos. Devido ao seu efeito de branqueamento, não é recomendado para aqueles com tons fortes ou escuras, uma vez que a acabará manchando o tecido.

É bom lavar e desinfetar travesseiros para descansar adequadamente

Por outro lado, você só pode usar a água oxigenada para remover manchas, pois o método consiste em aplicar um pouco de água oxigenada na superfície que você deseja limpar.

Não deixe de conferir: Aprenda a desinfetar seu colchão e seus travesseiros facilmente

No entanto, ainda é um método muito útil. Muitas vezes, os travesseiros ficam manchados com cremes, cosméticos, sangue ou até mesmo com o nosso suor, que pode se acumular e deixar marcas. Portanto, esta técnica pode ajudá-lo a retirar essas manchas perfeitamente.

Em conclusão, com estes procedimentos simples, você estará avançada em termos de higiene em seu quarto. A cama é um lugar onde passamos, no mínimo, oito horas por dia. Portanto, lavar e desinfetar os travesseiros, o elemento mais próximo de nossas vias aéreas, é tão óbvio quanto necessário.