4 remédios com vinagre para combater os piolhos

· 21 de julho de 2018
Apesar de seu forte cheiro, o vinagre é um ingrediente ideal para combater os piolhos e as lêndeas. Ao misturá-lo com outros ingredientes, podemos potencializar seus efeitos. 

Os piolhos são um problema comum na infância. Uma criança pega e, de repente, transmite ao restante de um modo quase inevitável. Por isso, é fundamental tomar medidas preventivas e ter em mãos algumas soluções naturais e caseiras eficazes. Neste artigo, compartilhamos alguns remédios com vinagre para combater os piolhos sem usar produtos químicos.

Combinaremos o vinagre com outros ingredientes potentes como o alecrim, o óleo essencial de árvore do chá, o alho, o eucalipto e o óleo de coco. 

Tenho piolhos!

Os piolhos são um problema comum nas escolas por seu fácil e rápido contágio entre as crianças, por meio do contato físico. Estes pequenos parasitas se instalam no couro cabeludo e se alimentam de nosso sangue, o que causa uma grande coceira. Por isso, se sabemos que há alguma criança com piolhos no colégio de nosso filho, a prevenção também é fundamental.

Existe uma grande variedade de produtos e xampus para combater os piolhos. No entanto, a maioria deles contém ingredientes químicos e, além disso, nem sempre são eficazes.

Por outro lado, existem muitos produtos naturais que podem ajudar a eliminá-los sem nenhuma consequência negativa para o cabelo e nem para a saúde. 

Leia também: 5 remédios de ervas para combater os piolhos e lêndeas

Remédios com vinagre para combater os piolhos

A base destes remédios é sempre o vinagre, um produto usado para tratar uma grande quantidade de problemas de saúde, de beleza, de casa, etc. Sua grande vantagem, diferentemente de muitos produtos químicos, é que faz com que as lêndeas do piolho (os ovos) não fiquem aderidos no cabelo.

Além disso, o vinagre é um grande desinfetante e regulador do pH. Muitas pessoas já o usam como condicionador caseiro, já que traz suavidade e brilho ao cabelo. Podemos usar vinagre de maçã ou mesmo outras variedades. Será ainda melhor se for um vinagre natural e cru, sem pasteurizar. Por último, estes remédios sempre devem ser diluídos em água.

Vinagre de maçã

1. Vinagre de alecrim

Em primeiro lugar, o remédio mais caseiro e tradicional é o vinagre de alecrim. Podemos prepará-lo em casa por meio da maceração desta planta medicinal, que tem propriedades antissépticas. Deste modo, quando precisarmos já o teremos pronto, já que não tem validade.

Ingredientes

  • 2 copos de vinagre (400 mL)
  • 2 ou 4 ramos de alecrim fresco

Modo de Preparo

  • Introduza o vinagre e o alecrim em um frasco de vidro.
  • Feche-o bem e deixe-o macerar durante um mês.
  • Depois desse tempo, já podemos usá-lo ou mesmo deixá-lo continuar macerando.

2. Vinagre com árvore do chá

Um grande produto natural que não pode faltar em nossa farmácia caseira é a árvore do chá. Este poderoso óleo essencial ajuda a combater todo tipo de patógenos: vírus, bactérias e fungos.

Deste modo, pode ser o ingrediente perfeito para adicionar ao xampu de modo preventivo, ou até mesmo um remédio instantâneo para ser combinado com o vinagre. Devemos destacar que seu cheiro é um pouco forte e especial.

Ingredientes

  • 1 copo de vinagre (200 mL)
  • 10 gotas de óleo essencial de árvore do chá

Modo de Preparo

  • Misture ambos ingredientes em um frasco com spray.
  • Agite bem antes de usar.
Remédio natural para combater os piolhos

3. Vinagre, alho e eucalipto

Um remédio caseiro muito eficaz é o alho, um poderoso antibiótico natural. Tanto por seus componentes quanto por seu forte cheiro, o alho é um excelente repelente de piolhos. Além disso, tem a grande vantagem de que sempre o temos em mãos.

Neste caso, podemos adicionar óleo essencial de eucalipto para dissimular um pouco o cheiro e potencializar ainda mais seus efeitos.

Ingredientes

  • 1 copo de vinagre (200 mL)
  • 1 dente de alho
  • 10 gotas de óleo essencial de eucalipto

Modo de Preparo

  • Bata o vinagre com o alho.
  • Coe a mistura, introduza-o em um recipiente e adicione o óleo essencial.
  • Agite antes de usar.

Veja também: Como combater naturalmente os piolhos

4. Vinagre e óleo de coco

Por último, neste remédio natural e caseiro propomos a mistura de vinagre com óleo de coco. Este óleo vegetal, cada vez mais popular por suas várias propriedades, tem a virtude de eliminar patógenos que se instalam na pele e no couro cabeludo. Além disso, proporciona uma grande hidratação.

Ingredientes

  • 1 copo de vinagre (200 mL)
  • 1/2 copo de óleo de coco extravirgem (100 mL)

Modo de Preparo

  • Introduza os dois ingredientes em um frasco. É importante destacar que o óleo de coco se solidifica a partir dos 23 ºC.
  • Misture bem e agite antes de usar.