4 formas de usar o alho para tratar a hipertensão

28 Novembro, 2019
Você sabia que o alho é um desses recursos naturais que, segundo muitos estudos, são excelentes protetores da saúde do coração? Isso mesmo! Graças a esse alimento, você poderá reduzir o colesterol ruim LDL e regular sua pressão.

Você sofre de hipertensão? Algum familiar próximo a você está começando a ter problemas com a pressão arterial? Em primeiro lugar, o que devemos fazer é seguir os conselhos de nosso médico. Depois, é necessário que tenhamos consciência da necessidade de mudar nossos hábitos.

Melhorar nossa alimentação, restringir o consumo de sal (assim como garante este estudio realizado pela Pontifícia Universidade Católica de Chile), de açúcar e de gorduras saturadas, e fazer algum exercício físico por dia será, sem dúvida, são ótimos aliados para regular sua pressão. Além disso, existe um remédio caseiro que vale a pena considerar: o alho.

Você sabia que o alho é um desses recursos naturais excelentes protetores da saúde do coração? Isso é afirmado neste estudo da Universidade de Valladolid (Espanha). Graças a esse alimento, você poderá reduzir o colesterol ruim LDL e regular sua pressão.

Apresentamos 4 modos eficazes para fazer isso.

1. Sal de alho para suas refeições

A alicina é uma enzima medicinal presente no alho, e é ela quem oferece a maioria dos benefícios para a nossa saúde cardíaca, por isso vale a pena levá-la em consideração. É interessante saber, além disso, que o alho era, para os gregos e romanos, uma espécie de remédio cotidiano com o qual se curava doenças e fortalecia o coração.

Assim, não podemos duvidar que o alho é um dos melhores antibióticos naturais que existem e, além disso, é um alimento básico dentro do que se considera a melhor dieta do mundo: a mediterrânea. Se esta dieta é tão saudável, é basicamente porque restringe o uso do sal e utiliza, principalmente, gorduras saudáveis procedentes, por exemplo, do azeite de oliva. De acordo com este estudo realizado pelo Hospital de Jaén, esse alimento é realmente recomendado para cuidar do nosso coração.

Quer saber como eliminar o sal por completo dos seus pratos substituindo-o por “sal de alho”? Anote.

Ingredientes para fazer meu sal de alho

Preparo

  • É realmente simples. O que faremos, em primeiro lugar, será retirar a casca dos alhos e refogá-los em uma frigideira junto com o azeite de oliva. Quando ficarem dourados, desligue o fogo. Cuidado para que não queimem!
  • Em seguida, coloque-os em um pote de vidro, separados do azeite de oliva para que não peguem umidade e continuem crocantes. Cada vez que precisar temperar suas comidas para que tenham sabor, só terá de ralá-lo um pouco. Os pratos ficam com um toque muito agradável!

2. Consumir alho em jejum

Comer-alho-500x330

Apesar do que tem se acreditado ultimamente, consumir alho em jejum não traz benefícios extras. Incluí-lo em nossa dieta, é claro, é saudável e recomendado.

Como devo consumir o alho para tratar a hipertensão?

  • O ideal é ingerir dois dentes de alho junto com um copo de água.
  • É possível que este remédio te pareça um pouco forte, mas por todos os seu benefícios, este pequeno esforço matinal merece atenção, e os resultados serão notados em aproximadamente 20 dias.
  • Se você se preocupa com o possível mau hálito que pode surgir, basta tomar um pouco de suco de limão ou mastigar uma folhinha de hortelã. Imediatamente o problema desaparecerá.

3. Alho macerado no azeite

Alhos-para-parasitas-intestinais

Garantimos que será delicioso. Tomar alho macerado no azeite de oliva é um remédio ancestral que nos ajudará a reduzir nossa hipertensão de um modo realmente simples, sem esquecermos, também, que é um recurso culinário muito saboroso e original.

Do que preciso?

  • 20 alhos descascados
  • Um litro de azeite de oliva extravirgem
  • Um frasco de vidro

Como prepará-lo?

  • O primeiro a se fazer será descascar os alhos e cortá-los pela metade. Agora basta encher o frasco de vidro que escolheu com o litro de azeite de oliva e introduzir os 20 alhos, cortados e limpos.
  • Deixe passar ao menos três semanas antes de começar a consumir este azeite de alho. Um modo muito adequado de nos beneficiarmos deste remédio para reduzir a hipertensão é, diariamente, untarmos duas fatias de pão com este azeite medicinal. É ideal também comer dois destes alhos por dia.

4. Chá de alho

chá de alho para tratar a hipertensão

Delicioso! O chá de alho é também outro velho remédio muito adequado para cuidar de nossa saúde cardíaca.

Se você escolher, por exemplo, ingerir os dois dentes de alho pela manhã, então poderá optar por esse delicioso chá ao meio-dia. Duas maneiras muito eficazes de combater a hipertensão. Tome nota de como preparar.

Ingredientes

  • 1 dente de alho
  • 1 copo de água (200 ml)
  • Gengibre ralado (3 g)
  • 1 colherada de suco de limão (15 ml)
  • 1 colherada de mel (25 g)

Preparo

  • Começaremos aquecendo o copo de água. Quando começar a ferver, adicione o dente de alho que você triturou anteriormente, o gengibre ralado e a colherada de mel. Mexa bem e deixe que cozinhe por pelo menos 20 minutos. Passado esse tempo, coe todo o conteúdo e fique com a infusão.
  • Adicione agora o suco de limão. Ficará delicioso!
  • Kwak JS, Kim JY, Paek JE, Lee YJ, Kim HR, Park DS, Kwon O. Garlic powder intake and cardiovascular risk factors: a meta-analysis of randomized controlled clinical trials. (2014)
  • Rivlin RS. Historical perspective on the use of garlic. (2001)