4 exercícios básicos para prevenir a escoliose

26 de junho de 2019
Esta condição geralmente tem um bom prognóstico na maioria dos casos, e a melhora tem muito a ver com o tempo de detecção e tratamento aplicado. Quanto mais cedo for detectada e tratada, melhor.

Se você fizer bem os seguintes exercícios, pode realinhar sua coluna, caixa torácica, ombros e pélvis para alcançar uma postura normal e prevenir a escoliose. No entanto, aconselhamos que consulte o seu médico caso os seus sintomas sejam muito graves.

O que é a escoliose?

Mulher com escoliose

A escoliose é uma alteração da coluna vertebral que é observada como uma curvatura lateral na mesma. A maioria da população tem uma curvatura menor ou igual a 5%, o que não é considerado patológico e, para considerá-lo, deve exceder esse valor.

Desta forma, existem vários graus de escoliose que nos levarão a uma vida normal (com algumas diretrizes a serem seguidas) ou a realizar uma operação para melhorá-la.

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Causas

A escoliose é geralmente observada na infância, mas também pode ocorrer na idade adulta. Atualmente, as causas exatas são desconhecidas, embora possam ocorrer devido a uma variedade de razões, incluindo motivos genéticos, posição pélvica desigual, cirurgias da coluna vertebral, mau posicionamento do joelho ou do pé, etc.

Esta condição geralmente tem um bom prognóstico na maioria dos casos, e a melhora tem muito a ver com o tempo de detecção e tratamento aplicado. Quanto mais cedo é detectado e tratado melhor.

Dicas úteis para prevenir a escoliose

Se você tem escoliose precisa estar ciente do seu corpo, especialmente da coluna vertebral. Assim, você pode ajudar a corrigir a postura durante as atividades da vida diária.

  • Pratique natação, pois é um dos melhores esportes para prevenir e tratar esta condição. Causa tração axial de toda a coluna e, portanto, ajuda a endireitá-la.
  • Faça mindfulness. Esta prática milenar mostrou que é fundamental para reduzir a dor.
  • Cuide da postura nas diferentes atividades do dia a dia: ao sentar-se, no trabalho, ao pegar algo, etc.
  • Preste especial atenção ao praticar atividade física e esportes.
  • Cuide do estresse geral e da saúde. Condições como o estresse podem causar um agravamento.
  • Faça exercícios regularmente, seja alongamento ou fortalecimento dos músculos.

Exercícios para prevenir a escoliose

Antes de começar a realizar os exercícios para corrigir ou prevenir a escoliose, você deve levar em conta que, dependendo do tipo de desvio da coluna, será necessário um tratamento especializado para corrigir o problema.

Estes exercícios são especialmente indicados para tratar a escoliose antes do final do período de crescimento da criança. No entanto, em adultos, também podem melhorar a qualidade de vida.

O objetivo será realizar os exercícios para correção da escoliose 3 vezes por semana. A duração dos exercícios será de 20 minutos e pode ser feita em casa.

1. Inclinação pélvica

Inclinação pélvica

Um dos melhores exercícios para pessoas que sofrem de escoliose é a inclinação pélvica. Para realizá-lo, você deve deitar no chão de costas e dobrar os joelhos. Os braços devem estar relaxados nas laterais.

Você deve trazer a pressão ou força para a área abdominal para liberar a tensão da região lombar. Em seguida, levante a área pélvica com um movimento natural e quando as costas estiverem retas, pare por 5 segundos. Por fim, retorne à posição inicial.

2. Exercícios para prevenir escoliose: perna alinhada

Primeiramente, se apoie com as mãos e joelhos no chão. Mantenha os braços esticados e os joelhos num ângulo de 90º. Em seguida, erga a perna direita e o braço esquerdo ao mesmo tempo, lentamente, e os devolva à posição de repouso.

Levante a perna esquerda e o braço direito ao mesmo tempo, lentamente, e retorne à posição inicial. Dica: Mantenha a perna e o braço levantados alinhados com a coluna por 10 segundos. Por fim, faça 12 repetições.

3. A prancha

Prancha

A prancha é um exercício que proporciona muitos benefícios para as costas e a postura. Pertence a um grupo de exercícios isométricos, por isso é necessário manter o músculo tenso em uma determinada posição. Quando bem feita, os ombros, abdominais e, claro, as costas notam os resultados.

Lembre-se de que seu corpo deve estar completamente reto e paralelo ao chão. Você não deve dobrar os joelhos; e tome cuidado para não sobrecarregar suas costas.

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4. Posição do gato

Este exercício para corrigir a escoliose é um dos mais simples de executar. Primeiramente, fique no chão de joelhos. Em seguida, coloque as palmas das mãos no chão e os braços esticados, os joelhos devem tocar o chão e formar um ângulo de 90º. Arqueie as costas tentando colocar o estômago para dentro.

Estique os quadris levemente para frente e incline o queixo em direção ao peito, puxando o ar. Por fim, olhe para cima, contraia as omoplatas e não faça força com o estômago ao expirar.

Os exercícios que descrevemos ajudarão a evitar a escoliose. No entanto, se você detectar que sua dor nas costas piora, é aconselhável que consulte o seu médico. Ele lhe dirá qual é a melhor maneira de tratar sua doença.

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