4 chaves para superar um momento difícil

· 25 de agosto de 2018
Todos nós temos momentos difíceis que acreditamos que não seremos capazes de superar. Ter determinadas chaves claras podem nos dar as ferramentas necessárias para não nos paralisar, mesmo quando estamos desanimados.

Terminar um relacionamento, a morte de um familiar, a demissão do trabalho… Todas estas são circunstâncias complicadas que aparecem de maneira surpreendente e inesperada. Por isso, ter claras algumas chaves para superar um momento difícil podem ajudar se isso acontecer.

As emoções são o mais complicado de administrar neste tipo de circunstâncias. Nos sentimos tão mal, tão tristes e tão desesperançados que acreditamos que o mundo está contra nós. No entanto, podemos ver o positivo de cada situação para levantar o nosso astral.

1. Aceite o que aconteceu

Este é um primeiro passo muito importante para superar um momento difícil. Com certeza você está triste, se sente mal, pensa que não merece o que aconteceu e, possivelmente, seja verdade. No entanto, aceite o que aconteceu.

Negar, ficar aborrecido e ir contra aquilo que já passou não servirá de nada. Somente quando aceitar o acontecido poderá seguir com sua vida. Aqui vai um simples exemplo.

Fazer exercício pode ajudar a superar um momento difícil

Seu parceiro te deixa, mas você não quer ver esta realidade. É bem provável que esteja triste, que tentará recuperar a relação, mas isso não acontece. Então, você perde seu tempo tentando buscar alguma explicação para que o relacionamento tenha terminado e você se compadece dizendo a si mesmo que talvez não tenha sido bom o suficiente para aquela pessoa.

É normal passar um dia ou dois nestas circunstâncias e com este tipo de pensamento, porém quanto mais tempo dedicar a essa situação, mais difícil será superar o problema.

2. Siga fazendo coisas

Muitas pessoas, quando têm que superar um momento difícil, se isolam e deixam de fazer tudo aquilo que lhes motivava. É como se uma parte delas estivesse em pausa.

Como já dizemos, é natural e normal passar alguns dias chateado e se refugiar na própria tristeza. No entanto, se isso se estender por várias semanas, meses ou até mesmo anos, temos que buscar ajuda urgentemente.

Não se feche dentro de casa, não deixe de passear, não deixe de ir à academia. Se tudo isso te fazia feliz, não deixe de fazê-lo. Você não está bem, mas a vida segue. Quando você voltar a fazer o que gosta, perceberá algo que não tinha conseguido ver ainda: esperança.

3. Não se afaste dos demais

Isso é algo muito importante, pois se afastar das outras pessoas, deixar de sair com os amigos, ver menos a família, tentar sair de casa o menos possível para não interagir com as pessoas não é benéfico. Pelo contrário. Irá te prejudicar.

O contato com os demais te fará sentir acompanhado. Com um amigo ou alguém de confiança poderá até mesmo expressar suas emoções, dizer o que pensa e desabafar.

Um abraço pode ajudar a superar um momento difícil

Isso também permitirá aos demais te animar e apoiar, e você poderá ver as coisas de uma forma mais positiva. Conseguir isso te ajudará a seguir em frente com sua vida.

Veja também: 5 frases que deve dizer a si mesmo nos momentos de dificuldade

4. Tudo passa

Quando você se sentir desanimado, tente se lembrar de algum momento difícil que já conseguiu superar. Não é verdade que o tempo te ajudou a sarar? Pense na solução que funcionou para você e experimente usá-la novamente.

Por este motivo, não se isole, não se apegue à dor que te mantém preso. Para superar um momento difícil, leve em consideração as chaves mencionadas e descobrirá que é capaz de seguir em frente, ainda que no momento nada pareça melhorar.

Os momentos difíceis podem nos ajudar a fazer uma parada para revisar se estamos percorrendo o caminho adequado em nossa vida. Também, pode ajudar a nos tornar mais fortes, a descobrir nossas carências, a aumentar nossa assertividade ou nossa autoestima.

Os momentos difíceis servem para se conhecer melhor e para se tornar consciente de que, aconteça o que acontecer, a vida continua. Como você supera os momentos difíceis? Alguma vez você se deprimiu tanto que acreditou que jamais se levantaria novamente? O que foi que te ajudou?