Conheça 3 sucos para nutrir e depurar o fígado

· 1 de janeiro de 2016
Além de controlar nossa alimentação e incluir alimentos que nos ajudem a depurar nosso fígado, é importante evitar hábitos como o consumo de tabaco e de álcool, assim como o sedentarismo.

O fígado é o órgão que tem mais responsabilidades no nosso organismo. Podemos visualizá-lo de uma forma muito gráfica: como um complexo laboratório que desempenha múltiplas funções. Por isso, manter hábitos que ajudam a nutrir e depurar o fígado são de extrema importância.

O fígado limpa o sangue, sintetiza enzimas e proteínas, armazena vitaminas e elimina toxinas e metais pesados que podem acabar nos adoecendo. São tantas as responsabilidades que tem, que requer um cuidado adequado da nossa parte para mantê-lo saudável.

Seria essencial que levássemos em conta tudo aquilo que colocamos em nosso prato todos os dias. Além disso, hábitos perigosos como fumar, manter uma vida sedentária e beber ou ainda tomar muitos medicamentos sem prescrição médica, podem trazer graves consequências para o fígado.

Em nosso espaço, convidamos a provar 3 excelentes batidas para nutrir e depurar o fígado. Qual você vai preparar hoje? Aproveite!

Sucos para nutrir e depurar o fígado

1. Suco de beterraba e limão

Suco de beterraba e limão para depurar o fígado

Por que é saudável para o meu fígado?

A beterraba é um dos melhores vegetais para favorecer o bom funcionamento do fígado. Graças a ela, conseguimos regular a pressão sanguínea e mineralizar nosso organismo devido aos seus múltiplos nutrientes.

Sua cor vermelha intensa revela seu alto nível de antioxidantes, elementos essenciais para recuperar a saúde do fígado.

O mesmo ocorre com o limão. Esta fruta nos ajuda a alcalinizar o organismo e, como você já sabe, um corpo mais alcalino é sinônimo de saúde. Graças à vitamina C e aos minerais que o limão contém, o fígado consegue filtrar melhor o sangue e eliminar toxinas.

Leia também: como limpar seu fígado para perder peso

Ingredientes

  • Uma beterraba
  • O suco de um limão
  • 1 copo de água (200 ml)

Modo de preparo

  • Limpe bem a beterraba cozida para, depois, cortá-la em vários pedaços para bater no liquidificador mais facilmente.
  • O passo seguinte também é muito fácil. Obtemos o suco do limão e o adicionamos no liquidificador junto com a beterraba e o copo de água. Bata por dois minutos para obter uma bebida homogênea e de cor atrativa, e beba pelas manhãs. Você vai adorar!

2. Suco de aipo, salsa e pepino

Suco de aipo, salsa e pepino para depurar o fígado

Por que é saudável para o meu fígado?

É possível que você não conheça este dado: consumir salsa é uma das melhores formas de limpar os rins e o fígado de maneira natural. Esta planta rica em vitaminas A e C, e minerais como o ferro e o magnésio, nos permite otimizar o funcionamento destes órgãos tão importantes.

De fato, toda verdura, planta ou fruta de “sabor amargo ou ácido” é boa para favorecer a saúde hepática. Por isso que verduras como as alcachofras ou as couves também são muito saudáveis.

O mesmo ocorre com o aipo. Se você é fã de aipo, vai gostar de saber que é um vegetal muito apropriado para fazer sucos. É rico em minerais e, sobretudo, diurético.

Dessa maneira, conseguiremos ficar bem hidratados e eliminar os elementos que nosso corpo não precisa.

Veja o que você deve fazer para preparar este suco para nutrir e depurar o fígado.

Descubra também: 5 receitas revitalizantes com aipo

Ingredientes

  • Uma colher de chá de salsa (5 g)
  • 1 ramo de aipo
  • 1 pepino
  • 1 copo de água (200 ml)

Modo de preparo

  • O primeiro passo é limpar bem todos os ingredientes. Uma vez prontos, como fizemos no caso anterior, os cortaremos em pedaços bem pequenos para bater no liquidificador mais facilmente.
  • Adicione o aipo, a salsa e o pepino junto com o copo de água no liquidificador. De imediato você obterá um suco verde muito saudável para o seu fígado.

Você se anima a provar hoje mesmo?

3. Suco de cenoura, maçã e rabanete

Depurar o fígado com suco de cenoura, maçã e rabanete

Por que é saudável para o meu fígado?

O rabanete é um desintoxicante natural capaz de aumentar o oxigênio no sangue e que, além disso, contém enzimas que ajudam a limpar o fígado. É um complemento natural muito adequado que você deve incluir frequentemente em suas saladas.

Nesta suco, vamos adicionar também uma maçã e uma cenoura. É uma combinação medicinal rica em minerais e vitaminas que ajudará às células hepáticas a se fortalecerem e a eliminar o excesso de gorduras e toxinas que dificultam a depuração do fígado.

A maçã nos interessa, principalmente, por sua capacidade de atuar contra o colesterol, e as cenouras por sua capacidade de nos fornecer energia e fortalecer nosso sistema imunológico. Então… Por que não provar esse suco para nutrir e depurar o fígado?

Ingredientes

  • 2 rabanetes
  • Uma maçã verde
  • Uma cenoura
  • 1 copo de água (200 ml)

Modo de preparo

  • Comece limpando bem os ingredientes. Como dado, não é necessário que você descasque a maçã, já que na sua casca se encontra a pectina, um poderoso bioelemento que ajudará a depurar o nosso fígado e também a cuidar do mesmo.
  • Corte cada ingrediente em pedacinhos e leve-os para o liquidificador com o copo de água para obter uma bebida homogênea. O sabor desse suco será levemente picante, mas asseguramos que vale a pena tomá-lo todas as manhã. Cairá muito bem!