3 recomendações para controlar a retenção de líquidos

27 de dezembro de 2016
Quando apresentamos retenção de líquidos, devemos prestar atenção na nossa dieta. Evitar o sedentarismo e fazer massagens localizadas nas regiões afetadas também podem ser de grande ajuda.

A retenção de líquidos pode se apresentar em qualquer pessoa. Além disso, todos no mundo já sofreram com ela, no mínimo, uma vez na vida.

Assim, o problema com este mal é a desinformação de quem o sofre. A ignorância diante do tema é tanta que só associam a retenção de líquidos ao sexo feminino.

Esta relação das mulheres com a retenção de líquidos se dá pelas altas possibilidades de sofrerem com isso durante o ciclo menstrual.

Mas os homens não estão imunes, em absoluto.

O organismo humano é perfeito, mas nunca é demais falar sobre os problemas que surgem quando se apresenta algum desequilíbrio em um órgão.

O que é a retenção de líquidos?

Fazendo alusão ao tema da ignorância frente a este mal, é conveniente esclarecer:

  • O que, em si, é a retenção e líquidos
  • Quais os fatores a influenciam
  • Que tipo de desafios apresenta

A retenção de líquidos é a consequência do acúmulo de fluidos, principalmente de água, na maioria dos tecidos do corpo.

O principal fator de incidência se deve a um desequilíbrio hormonal encarregado pela regulação dos mesmos.

Por que a retenção de líquidos está associada à mulher?

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As mulheres podem ser mais propensas a apresentar a retenção de líquidos quando estão na segunda fase de seu ciclo, que se situa entre a ovulação e achegada da menstruação.

Esta é fruto da concentração de progesterona no sangue.

Outro fator que influencia no caso das mulheres são os anticoncepcionais orais.

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Outros fatores

Como já indicamos, os homens também podem sofrer com este problema. Para eles, os fatores mais determinantes são os seguintes:

  • Sobrepeso
  • Passar muito tempo na mesma postura (sentado, de pé, deitado)
  • Sedentarismo

Como identificar a retenção de líquidos?

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Sendo esta uma doença, também apresenta sintomas.

  • Dor nas articulações
  • Incômodo em várias partes do corpo (pernas, pés, braços, mãos, seios, quadril)
  • Dor abdominal
  • As roupas ficam muito justas
  • Partes do corpo maiores que outras

Como controlá-la?

Ainda que a retenção de líquidos possa se apresentar em qualquer pessoa, ela pode ser controlada de maneira muito simples, rápida e eficaz.

Basta seguir as recomendações deste artigo. Se não funcionarem, recomenda-se consultar um médico de confiança.

1. Fazer uma massagem ou caminhada

Um dos fatores que mais influenciam a retenção de líquidos é o sedentarismo.

Quando uma pessoa passa muito tempo sem realizar atividades físicas, isso prejudica a circulação sanguínea, o que torna todo o organismo mais letárgico.

A longo prazo, o sedentarismo termina levando a uma retenção de líquidos dividida por várias regiões do corpo, sobretudo nas extremidades inferiores (pés, pernas e coxas).

Para preveni-la ou combatê-la, recomenda-se realizar uma caminhada não muito prolongada. Assim, a circulação será estimulada imediatamente e o sangue voltará a circular normalmente por todo o corpo.

No caso de estarmos muito cansados, também podemos realizar uma massagem na região em que percebemos o esgotamento ou mal-estar.

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2. Consumir sal e açúcar com moderação

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O açúcar em excesso tende a se acumular no organismo. No entanto, o que mais faz mal é o presente nas guloseimas, ou doces com açúcar refinado.

Apesar de não parecer nocivo, o açúcar branco não é absorvido pelo corpo, não possui nutrientes e só faz mal.

Por outro lado, o sal é o primeiro ingrediente proibido para quem sofre com a retenção de líquidos, já que o sódio presente nele impede que a água acumulada seja eliminada da maneira adequada.

A recomendação é diminuir sua ingestão o máximo possível.

3. Dieta saudável

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Falar do organismo e deixar de lado uma dieta saudável é deixar o tema incompleto.

Para concluir, no caso da retenção de líquidos, recomenda-se incluir na dieta alimentos frescos, como a banana, a cebola, os mirtilos, os peixes, as nozes e amêndoas.

Eles eliminam o sódio, são diuréticos e contam com propriedades anti-inflamatórias.