3 esfoliantes naturais para o rosto, mãos e corpo

A pele de cada parte do corpo tem necessidades especiais, por isso convém usar diferentes esfoliantes naturais de acordo com as características específicas da área que se deseja tratar

Para ter uma pele bonita e saudável deve-se mantê-la limpa, livre de toxinas e impurezas, promover a regeneração das células da pele e hidratá-la diariamente com os produtos certos.

Neste sentido, os esfoliantes naturais contribuem para a renovação das células da pele, enquanto fornecem nutrientes muito benéficos.

Descubra neste artigo como elaborar três esfoliantes naturais simples, específicos para cada área, dependendo de suas necessidades: rosto, mãos e corpo.

Esfoliantes naturais para a peleEsfoliar as mãos

A pele facial é muito mais delicada do que a do resto do corpo de modo que, ao escolher os produtos para aplicar, deve-se considerar sua fragilidade.

Além disso, pode-se escolher um ou os outros ingredientes, dependendo do tipo de pele: oleosa, seca, mista, com acne, etc…

Para o corpo, podemos incluir ingredientes para combater a celulite, estrias, má circulação, etc…

Esfoliação é um passo imprescindível para ter a pele jovem e luminosa, pois permite eliminar as células mortas que dão um aspecto acinzentado e apagado à pele.

Além disso, a esfoliação estimula a circulação e previne rugas.

Veja também:  Deixe seus pés de molho no vinagre por 15 minutos. Você não vai se arrepender!

1. Frutas para o rostoAbacaxi para o rosto

A pele do rosto é muito mais sensível do que a do resto do corpo e também sofre a influência direta de agentes externos: sol, vento, poluição, etc…

Por esta razão recomenda-se o uso de esfoliantes naturais das frutas, pois o seu teor de enzima permite esfoliar a pele quimicamente. 

Frutas não só limpam, mas também fornecem vitaminas e minerais muito benéficos para a pele. 

Recomenda-se a utilização dos seguintes esfoliantes:

  • Abacaxi: para a pele oleosa.
  • Kiwi: para a pele oleosa e mista.
  • Mamão: para a pele mista e seca.
  • Pera: para a pele seca e delicada.

Aplique um pouco de uma dessas frutas no rosto limpo e seco, deixe agir por alguns minutos até secar e lave o rosto posteriormente.

Pode ser usado uma vez por semana. É normal observar alguma comichão pela ação das enzimas, mas não deve ser muito perturbador.

2. O óleo de coco e bicarbonato para as mãosEsfoliante de bicarbonato para a pele

As mãos são a parte do corpo que mostram sinais de trabalho e envelhecimento.

Não são tão sensíveis como o rosto nem sofrem estiras ou celulites como o resto do corpo, porém estão sempre expostas e podem sofrer de má circulação.

Para elaborar um esfoliante específico para as mãos, recomenda-se a combinação de dois ingredientes milagrosos: óleo de coco extra virgem e bicarbonato de sódio.

O óleo de coco nutre e protege a pele profundamente, enquanto que o bicarbonato ativa a circulação e esfolia suavemente, mas de forma eficaz.

Modo de preparo:

  • Misture bem os dois ingredientes até obter uma pasta arenosa.
  • O óleo de coco deve estar acima de 23 ° C para derreter, talvez por isso você tenha que aquecê-lo um pouco.
  • Massageie bem as mãos com este produto e depois enxágue com água morna.

Recomendamos que você leia:  7 boas razões pra usar bicarbonato de sódio para a pele e o cabelo

3. Sal marinho e azeite para o corpo

O corpo necessita de esfoliantes naturais com uma ação mais profunda para estimular a circulação, eliminar toxinas, combater a celulite e estrias e proporcionar suavidade.

Para conseguir isso, utilizam-se dois ingredientes muito eficazes:

  • O sal marinho: podemos escolher diferentes tipos de espessura (fino ou grosso), dependendo da área que se deseja esfoliar.

Por exemplo, para as nádegas ou calcanhares usa-se sal grosso, enquanto para o colo, o sal fino. Ele também fornece minerais para a pele, desde que seja o sal marinho e não o sal refinado ou sal de mesa.

  • Azeite: o óleo vegetal é rico em ácidos graxos essenciais que nutrem a pele e proporciona muitos antioxidantes.

É muito hidratante, por isso, se a pele corporal for oleosa substitua pelo óleo de coco ou de jojoba ou adicione um pouco de gel aloé vera.

Segue-se o mesmo método de produção do esfoliante de bicarbonato de sódio e óleo de coco.

  • Aplica-se durante o chuveiro, utilizando o vapor de água quente para abrir bem os poros. Ao secar nota-se a pele macia e hidratada.
Categorias: Beleza Tags:
Recomendados para você