24 nomes perfeitos para o seu bebê

· 23 de junho de 2018
Escolher o nome perfeito para o seu filho ou filha é uma das tarefas mais divertidas da gravidez. Aqui lhe daremos 24 opções para você se inspirar.

Quando se trata de decidir como chamar o bebê, há muitos fatores em jogo. A tradição familiar, o que está na moda, as crenças religiosas, referências mitológicas ou gostos literários farão parte da lista dos nomes perfeitos para o seu bebê.

Com isso, o que queremos dizer é que cada casal terá sua própria lista. Este artigo visa ajudá-los a refinar sua lista de nomes perfeitos para o seu bebê. Primeiro, faremos algumas considerações a serem levadas em conta ao escolher o nome do seu filho ou filha.

Como escolher o nome do seu bebê?

Evite colocar o nome que está na moda

Nomes populares, nomes de séries de televisão ou celebridades entram na moda, mas usá-los nem sempre é uma boa ideia. Se você for uma pessoa que gosta de estar na “crista da onda”, com certeza quer que o nome do seu filho ou filha seja tendência.

Mas pense no seguinte: já que você escolheu um nome tão popular, do qual muitas pessoas gostam, certamente seu filho um dia estará em uma sala de aula onde três ou quatro crianças terão o mesmo nome. Isso parece interessante para você?

Nomes de meninas para o seu bebê

Descubra também: 8 conselhos para uma gravidez saudável

Evite a combinação de nomes

Em muitos países, a criação de nomes a partir da combinação do nome da mãe e do pai é muito comum. E os resultados geralmente são desastrosos.

A “originalidade” do nome criado pela mãe e pelo pai condena as crianças a carregarem nomes que não sabem pronunciar, que ninguém consegue escrever e que eles precisarão explicar durante toda a vida. E ainda pode se tornar objeto de ridicularização ou bullying quando estiverem na escola.

Entre em acordo com o seu parceiro

Evite que muitos parentes ou amigos opinem. Certamente as opiniões diversas vão semear mais dúvidas na sua escolha. Entrem em acordo sobre quais nomes vocês podem usar e quais não podem.

Caso não possa colocar o nome do seu filho igual ao de um ex-namorado, ótimo. Se vocês consideram que a criança não deve levar o nome da avó materna nem do avô paterno, tudo bem. Mas decidam sozinhos.

Evite repetir os mesmos nomes dentro da família

O inconsciente é marcado pela árvore genealógica. Todas as famílias têm seu lado obscuro. Usar o nome do pai ou avô ou um parente mais distante carrega consigo todo o seu fardo existencial. Então, é melhor não seguir a tradição da família.

Liberte seu filho de carregar com ele as deficiências e patologias da família. Esses nomes fazem parte do passado. Não é que, ao mudar o nome, você o livre automaticamente dessas cargas, mas dê ao seu filho um nome que o inspire a escolher seu próprio destino.

Fique atento ao significado do nome

Assim como carregamos nossa árvore genealógica no inconsciente, da mesma forma é aconselhável que você selecione um nome cujo significado seja uma fonte de inspiração para o seu filho.

Mulher escolhendo nome para o seu filho

Assim como você não vai usar nomes como Judas ou Hitler, cuide para que o significado do nome de seu filho tenha um valor extra para ele, não um fardo que possa constrangê-lo entre os amigos ou que seja a marca de um destino que não lhe pertence.

Escute como o nome soa

Seu filho terá o primeiro nome e sobrenomes. Quando você tiver uma pequena seleção dos nomes perfeitos para o seu bebê, coloque-os junto com os sobrenomes e escute como soa. Eles combinam? Você gostou?

Haverá nomes que você vai gostar mais. “Como é lindo!”, você vai dizer. Mas se soar terrível quando você colocar ao lado dos sobrenomes do seu bebê, então você saberá que é melhor descartá-lo. Com a escolha do nome, você ajuda a moldar a autoestima do seu filho.

Nomes perfeitos para o seu bebê

12 nomes para meninos

  • Adrián: nome de origem latina, significa “aquele que vem do mar” .
  • Aitor: de origem basca, significa: “aquele que é o primeiro patriarca” ou “aquele que pertence à terra fértil” .
  • Bruno: nome de origem germânica que significa escudo ou couraça.
  • Diego: de origem latina “Didacus”, que significa professor.
  • Dylan: nome de origem anglo-saxônica, que significa: “filho do mar” e “o homem que é impetuoso”.
  • Gael: nome de origem bretã que significa: “Senhor generoso”.
  • Ian: é o equivalente bretão de Juan. Ele vem do hebraico e significa “Ele é dado pelo Senhor” ou “Deus, o misericordioso”.
  • Lucas: vem do grego e significa “brilhante, que brilha”. Também tem a possibilidade de sua variante italiana, Luca.
  • Oliver: nome em inglês que se refere à “oliveira”. O que simboliza a sabedoria
  • Sergio: do latim “Sergius”. Significa “o guardião”.
  • Samuel: nome de origem hebraica, seu significado é: “ouvido por Deus”.
  • Thiago, Tiago: de origem hebraica, variante de Santiago, que significa “aquele que muda”.
Que nome dar ao bebê?

12 nomes para meninas

  • Abril: de origem latina de “abril” , nome do mês de abril.
  • Candela: de origem latina, significa “aquela que ilumina” .
  • Carlota: variante de Carla de origem germânica, cujo significado é valente.
  • Chloe: de origem grega, significa “erva” ou “brotos verdes” .
  • Emma: de origem germânica e significa grande, forte, imensa, poderosa.
  • Isabella: forma italiana do nome Isabel, que significa “promessa de Deus”“quem ama a Deus”.
  • Jimena: do hebraico “Simeão” e significa “aquela que escuta” .
  • Julia: de origem latina. Significa “consagrada a Júpiter” .
  • Lucia: de origem latina “lux”, seu significado é “aquela que leva a luz” ou “aquela que nasce da luz” .
  • Martina: forma feminina de Martin, de origem latina, que significa “consagrada ou relativa ao deus Marte” .
  • Mia: de origem hebraica, diminutivo de Maria.
  • Olivia: de origem latina. Significa “aquela que protege a paz”.

Leia também: A chupeta em bebês e crianças

Recomendação final

Esta lista é uma primeira ideia para você fazer sua própria seleção com os nomes perfeitos para o seu bebê. Então, junto com o seu parceiro, eles serão descartados até que vocês cheguem ao nome escolhido.

Imagine como seria usar o nome que você escolheu. Tire alguns dias para refletir e decidir qual é o melhor. Essa será sua primeira bênção para o seu filho. Escolher o nome perfeito marcará o início do relacionamento dele com o mundo e a vida.