11 hábitos cotidianos que danificam o cérebro
Revisado e aprovado por o médico Diego Pereira
Hoje falaremos sobre 11 hábitos cotidianos que danificam o cérebro e que o deixam sem forças para seguir com seu dia.
Você não sabe o que está acontecendo: sente-se cansando, não consegue se concentrar, se esquece das coisas, mas ,o mais estranho é que somente acontece quando você realiza determinadas ações como levantar cedo e não comer nada até a tarde ou se estressar muito no trabalho.
O problema é que você está se esquecendo de cuidar de uma parte essencial de seu organismo: o cérebro.
Tudo o que fazemos influencia nosso corpo de certa maneira, e certas atividades impedem o funcionamento normal do cérebro e inclusive danificam sua estrutura.
Agora imagine se você repete estas ações diariamente por anos e anos… entendeu a gravidade? Seus próprios hábitos estão matando o seu cérebro!
Mas, não se preocupe, ainda há tempo. Ao mudar seu estilo de vida, você pode garantir sua saúde cerebral e corporal.
Meu cérebro e eu
Nosso cérebro é um órgão extremamente complexo e delicado que intervém de maneira direta ou indireta em todos os processos corporais.
Ele regula funções homeostáticas, como as batidas do coração, o balanço dos fluídos, a pressão sanguínea, o equilíbrio hormonal e a temperatura corporal e é responsável pelo movimento, a cognição, o aprendizado, a memória e as emoções humanas.
Não é de se estranhar então que o estilo de vida que levamos possa influenciar de forma notável no correto funcionamento do cérebro e, portanto, em nossa saúde em geral.
De acordo com numerosos estudos científicos, a maneira que levamos nossa vida pode danificar a curto ou longo prazo as células cerebrais, logo, as funções que realizam, implicando no desenvolvimento de doenças degenerativas e muitas outras afecções.
Leia também: Tomar café previne a demência e outras doenças degenerativas
Por outro lado, realizar atividades positivas como uma alimentação balanceada e atividade física ativa nosso cérebro e o torna saudável. Então, vamos por mãos a obra e conhecer quais são os 11 hábitos cotidianos que danificam o cérebro.
11 hábitos cotidianos que danificam o cérebro
1. Não tomar o café da manhã
O café da manhã é a refeição mais importante do dia, já que influencia notavelmente no nosso rendimento, resistência e situação emocional.
Durante as primeiras horas do dia, nosso cérebro precisa de nutrientes para continuar “dirigindo” os processos fisiológicos logo depois do longo jejum ao qual foi submetido.
Se não dermos o que o cérebro necessita, ele utilizará as reservas e terá que fazer um esforço excessivo para manter seu correto funcionamento.
A ausência desta refeição pode ocasionar grande alteração, perda da concentração e memória, mau humor e baixo rendimento físico e intelectual.
Tome o café da manhã de forma substanciosa e saudável.
2. Fumar
O terrível hábito de fumar reduz consideravelmente a massa encefálica assim como o fornecimento de oxigênio para o cérebro e foi comprovado que favorece a aparição de doenças neurodegenerativas como a doença de Alzheimer.
Por outro lado, as aminas heterocíclicas liberadas durante a combustão de um cigarro interferem na correta replicação do DNA dando lugar a mutações que provocam a formação de células cancerígenas.
3. Consumo elevado de açúcares
O predomínio de açúcares refinados, farinhas brancas, alimentos fritos e embutidos em nossa dieta, enquanto carece de quantidades suficientes de vegetais, frutas e fibras, favorece a acumulação de substâncias nocivas em nosso corpo.
Favorece também o desenvolvimento de tumores, entorpece o funcionamento do sistema imune, causa má nutrição e interfere no desenvolvimento neurológico.
4. Exposição constante a ambientes contaminados
O cérebro precisa de um constante fornecimento de oxigênio, mas diversas substâncias tóxicas podem interferir com a troca de gases, o transporte e o processo de incorporação do oxigênio nas células, dando lugar à redução da eficiência cerebral.
5. Dormir pouco é um dos hábitos que danificam o cérebro
Precisamos dormir 8 horas diárias para que nosso cérebro descanse, para que os processos metabólicos com a conseguinte obtenção de energia sejam realizados adequadamente, assim como a renovação celular.
Privar-se de sono acelera a morte das células cerebrais em curto prazo e nos mantém cansados e de mau humor todo o dia.
6. Comer em excesso
Ingerir alimentos que nosso corpo não necessita provoca a acumulação das substâncias extras em forma de gordura e no endurecimento das artérias cerebrais o que intervém no correto desempenho do cérebro.
7. Álcool
O álcool pode causar estragos em todos os órgãos, principalmente no sistema nervoso, no fígado e no coração. Ele interfere nas reações químicas que ocorrem no cérebro.
Além disso, o alcoolismo provoca a morte de neurônios e reduz a velocidade de transmissão dos impulsos nervosos entre eles.
8. Reações violentas ou estresse prematuro danificam o cérebro
O estresse provoca múltiplas reações em nosso sistema nervoso, algumas delas causam uma redução na capacidade mental, além de aumentar o risco de sofrer derrames cerebrais e infartos.
9. Cobrir a cabeça enquanto dorme
Dormir com a cabeça coberta aumenta a concentração de gás carbônico e reduz a de oxigênio, o que pode ocasionar efeitos danosos no cérebro.
10. Forçar o cérebro durante uma doença
Trabalhar muito ou estudar em excesso estando doente é ruim, visto que a energia de seu corpo está sendo desviada.
Forçar o cérebro durante esta etapa pode ocasionar uma redução de sua eficácia, além de debilitar ainda mais seu sistema imunológico, facilitando a aparição das mais variadas doenças.
11. Falta de estímulos e exercícios mentais danificam o cérebro
Nada como pensar, ter conversas inteligentes, ler um livro ou fazer palavras-cruzadas para estimular nosso cérebro: aumenta a capacidade de aprendizado e a memória, assim como a velocidade de reação diante dos estímulos.
Um conselho final
Cuide do seu cérebro adotando um estilo de vida saudável:
- Coma adequadamente, incorporando deliciosas frutas e vegetais que estimularão a atividade cerebral. Também é recomendado a ingestão de peixes ricos em ômega 3, gordura que favorece a comunicação entre os neurônios.
- Tomar três ou quatro xícaras de chá ou xícaras de café por dia melhorará sua memória em curto e longo prazo e reduzirá o risco de sofrer com o Alzheimer e o Parkinson.
- Realize exercícios físicos habitualmente.
- Evite as drogas, o tabaco e o álcool.
- Durma o necessário.
- Tenha sempre pensamentos positivos.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- VV.AA. (2008). Relación entre la calidad del desayuno y el rendimiento académico en adolescentes de Guadalajara (Castilla-La Mancha).http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0212-16112008000500011
- VV.AA. (2013). Omisión del desayuno, estado nutricional y hábitos alimentarios de niños y adolescentes de escuelas públicas de Morelos, México. https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/19476337.2013.839006
- Centro de investigación Biomédica de España. https://ciberned.es/noticias/blog/214-fumar-aumenta-el-riesgo-de-sufrir-alzheimer-o-demencia.html
- Vargas Marcos, Francisco. (2005). LA CONTAMINACIÓN AMBIENTAL COMO FACTOR DETERMINANTE DE LA SALUD. http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1135-57272005000200001
- Nilton Custodio., Lira, David. (2018). Los trastornos del sueño y su compleja relación con las funciones cognitivas. http://www.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-85972018000100004
- VV.AA. (2015).Azúcares adicionados a los alimentos: efectos en la salud y regulación mundial. Revisión de la literatura. http://www.scielo.org.co/pdf/rfmun/v64n2/v64n2a17.pdf
- VV.AA. (2014). Principales daños sanitarios y sociales relacionados con el consumo de alcohol. http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1135-57272014000400004
- VV.AA. (2017). La autopercepción del estrés psicológico se asocia con el ataque isquémico transitorio e ictus minor. Un estudio de casos y controles. https://www.elsevier.es/es-revista-neurologia-295-avance-resumen-la-autopercepcion-del-estres-psicologico-S0213485317303572
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.