11 alimentos que afetam a digestão e causam constipação
Escrito e verificado por a pedagoga em educação física e nutricionista Elisa Morales Lupayante
Todas as pessoas sofreram de constipação em algum momento de sua vida, e geralmente tentam aliviar os sintomas comendo alimentos ricos em fibras.
Embora essa possa ser uma solução temporária, a realidade é que quando você deixa de ingeri-los, os problemas voltam a aparecer. Ao passar constantemente por esse processo, é possível que seu sistema digestivo fique inflamado e não consiga decompor os alimentos normalmente.
Se você já se perguntou quais alimentos que afetam a sua digestão e causam constipação, neste artigo você encontrará a resposta. Não perca!
Por que alguns alimentos podem causar constipação?
Muitas das pessoas que sofrem com constipação consomem alimentos cuja composição não ajuda a facilitar a digestão, porque estão baseados em:
- Gorduras saturadas
- Açúcares
- Carboidratos
- Pouco nível de água
Podemos encontrá-los, especialmente, em alimentos como:
1. Leite
Poderíamos incluir entre esses alimentos o leite, porque é um produto com altos níveis de gordura, ácido lático e lactose. Isto é afirmado neste estudo realizado pela Universidade do Chile.
Para aqueles que sofrem de constipação constante, é normal que este alimento produza:
- Desconfortos estomacais
- Gases
- Dor abdominal
2. Carnes vermelhas
Carnes vermelhas são alimentos com níveis muito baixos de fibra e altos níveis de gordura, dificultando bastante a digestão. De fato, o National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases (Estados Unidos) a proíbe neste relatório em dietas para tratar constipação, bem como as frituras e processados.
3. Queijos
Tal como acontece com o leite, o queijo é um alimento que contém:
- Ácido lático
- Lactose
- Altos níveis de gordura
Esses componentes são difíceis de digerir para pessoas que sofrem de prisão de ventre.
4. Cafeína
É possível que as pessoas adeptas da cafeína sofram frequentemente de constipação e cistite, pois este alimento causa um alto grau de desidratação. Este estudo realizado pela Unidad de Investigación en Cuidados y Servicios de Salud (Espanha) reafirma essa suposição.
A razão? Ao atuar como diurético, a cafeína aumenta a eliminação de água e pode levar à constipação por dois motivos. Primeiro, porque quando você urina com frequência, o cólon não recebe líquido suficiente para processar as fezes.
Segundo, porque a absorção hiperativa de líquido do cólon também diminui a umidade necessária para que os movimentos intestinais sejam constantes e suaves. O resultado são fezes duras e secas que são difíceis de eliminar.
5. Alimentos fritos
Além de não proporcionarem benefícios para o corpo, os alimentos fritos normalmente possuem altos níveis de gorduras saturadas, conforme afirma este estudo realizado pela Universidade de Emory (Estados Unidos).
As gorduras saturadas podem provocar um movimento lento dos alimentos através do sistema digestivo.
6. Açúcar
O açúcar é prejudicial puro ou em receitas de alimentos como:
- Bolos
- Cupcakes
- Biscoitos
- Refrigerantes
Esses produtos costumam conter altos níveis de gorduras, e também possuem pouca fibra e níveis muito baixos de água, por estas razões, não é aconselhável incluí-los na dieta diária.
7. Ovos
Apesar dos benefícios que os ovos oferecem ao corpo, como vitamina C, ácido fólico e vitamina B12, se eles não forem consumidos corretamente, podem ser a causa de problemas de constipação.
Isto é afirmado neste relatório realizado pelo National Institute of Aging (Estados Unidos).
8. Chocolate
Acredita-se que o chocolate seja um dos alimentos que uma pessoa com prisão de ventre não deve consumir. No entanto, não há evidências científicas para apoiar tal afirmação.
9. Bananas
Acredita-se que, se as bananas ainda estiverem verdes, elas podem liberar gases que irão se acumular no interior do intestino. Esses gases causariam inflamação no sistema digestivo, o que poderia desencadear a constipação.
No entanto, este estudo realizado pela South China University of Technology diz que as bananas podem melhorar os sintomas da constipação, por isso recomendamos consultar um médico primeiro.
10. Álcool
Embora o álcool não seja considerado um alimento, muitas pessoas o consomem com frequência.
O problema com o álcool é que não só causa desidratação, mas também obriga nosso corpo a recuperar líquidos diretamente de nossos intestinos, com a finalidade de manter hidratados os órgãos mais importantes.
Assim, o intestino terá um nível mais baixo de hidratação, o que produzirá sua inflamação e posterior constipação, de acordo com este relatório obtido pelo American Addiction Centers.
11. Amido de milho
O amido de milho, principalmente conhecido como maisena, é um cereal refinado, capaz de piorar a situação se for ingerido por alguém com problemas de constipação, como garante essa pesquisa realizada pelo Hospital Provincial Universitario Vladimir Ilich Lenin (Cuba).
Por sua vez, a maisena possui propriedades adstringentes capazes de absorver a água que está dentro do intestino.
Se você é uma das pessoas que sofre de constipação continuamente, o mais saudável é não consumir maisena mais de uma vez por semana.
Para aliviar os sintomas que a constipação causa e evitar o seu aparecimento contínuo, sugerimos que você mantenha uma dieta equilibrada, rica em fibras, gorduras insaturadas e muita água.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Chen, L. B., Liu, H. Z., Yu, P., Zhao, J. Y., & Chen, X. (2009). Determination of Acrylamide in Foods by Solid Phase Microextraction-Gas Chromatography. Food Science and Biotechnology.
- Rock, M., McIntyre, L., & Rondeau, K. (2009). Discomforting comfort foods: Stirring the pot on Kraft Dinner® and social inequality in Canada. Agriculture and Human Values. https://doi.org/10.1007/s10460-008-9153-x
- Müller-Lissner, S. A., Kaatz, V., Brandt, W., Keller, J., & Layer, P. (2005). The perceived effect of various foods and bevereges on stool consistency. European Journal of Gastroenterology and Hepatology. https://doi.org/10.1097/00042737-200501000-00020
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.