Logo image
Logo image

10 truques para eliminar maus odores na cozinha

4 minutos
Para evitar o mau cheiro na cozinha é fundamental manter os espaços limpos e evitar a acumulação de comida que possa chegar a apodrecer e gerar um ambiente ruim.
10 truques para eliminar maus odores na cozinha
Escrito por Equipe Editorial
Última atualização: 14 dezembro, 2022

Quer saber como eliminar maus odores na cozinha? Às vezes o cheiro de alguns alimentos se acumula em nossa cozinha e impregna toda a casa, causando uma sensação desagradável.

Seja de comida, provenientes do fogão, da tubulação, da geladeira e demais, se você deseja eliminá-los e quer que este espaço tenha um aroma agradável e limpo, recorra aos seguintes truques:

Dicas para eliminar maus odores na cozinha

1. Louça sem comida

Mais do que um truque, este é um conselho que evitará que o ralo fique obstruído e gere mau cheiro.

  • Depois de cada refeição, desfaça-se dos restos dos alimentos antes de colocá-los na pia.
  • Depois da lavagem, limpe os resíduos e a gordura e verta três xícaras de água fervendo, misturadas com uma colher de sopa de bicarbonato de sódio, sobre o ralo para limpar a tubulação.

Repita este procedimento pelo menos uma vez por semana.

2. Limpe a geladeira

Some figure

Se o foco do mau cheiro em sua cozinha é a geladeira, limpe-a com água e vinagre.

  • Fique atento para que não haja algum alimento em decomposição e, depois da limpeza, coloque um limão partido em quatro partes dentro da geladeira.
  • Além de absorver os maus odores, o limão oferecerá um bom aroma ao eletrodoméstico.

É bom que você limpe com frequência para evitar que os fungos e bactérias se proliferem.

3. Elimine o cheiro de fritura

É comum que depois de fritar algum alimento o cheiro de gordura se espalhe por toda a casa.

  • Para combatê-lo, verta 2 xícaras de vinagre branco em uma panela no fogão depois de ter terminado de cozinhar.
  • O vinagre absorverá os odores de gordura que estão no ambiente.

Também é indispensável que, imediatamente depois de terminar de cozinhar, você lave as panelas e frigideiras para evitar que a gordura fique impregnada.

Se está difícil tirar a gordura, coloque as panelas para ferver com água, vinagre e cascas de laranja.

4. Retire o mau cheiro das mãos

Some figure

Existem alimentos que podem deixar um cheiro incômodo impregnado em nossas mãos, como é o caso da cebola, do alho ou do peixe.

Se isso acontece com você, esfregue-as com meio limão: imediatamente absorverá e removerá o odor incômodo.

5. Higienize as esponjas

Ao entrar em contato com a maioria de desperdícios e sujeiras, as esponjas com as quais limpamos os talheres e demais utensílios culinários são um foco de mau cheiro.

Portanto, procure lavá-la bem quando acabar seus afazeres e elimine todos os restos que contenha.

Depois, deixe-a em um lugar onde pegue sol: a radiação UV ajuda a combater as bactérias que ela guarda.

6. Limpe o forno micro-ondas

Some figure

Cuidar do micro-ondas também é importante se você quer eliminar maus odores na cozinha.

  • Coloque dentro do micro-ondas um recipiente de vidro com um limão partido em quatro com água quente.
  • Deixe no micro-ondas durante 5 minutos, o vapor ajudará a amolecer a gordura nas paredes e porta e absorverá os odores ruins.
  • Depois, passe um pano com vinagre pelo micro-ondas para limpar completamente.

7. Evite o mau cheiro na lixeira

Se ainda não é hora de jogar o lixo fora, tome algumas precauções para que o mau cheiro não invada a sua cozinha.

  • Polvilhe bicarbonato de sódio no fundo do saco de lixo e acompanhe com um pedaço de limão. Esta simples mistura minimizará os odores desagradáveis.

8. Limpe a tábua de corte

A tábua de corte é um dos utensílios mais usados na cozinha para cada um dos alimentos, por isso, preste mais atenção em sua lavagem.

  • Combine um pouco de sal com suco de limão, derrame sobre a tábua e esfregue por alguns segundos: esta mistura acabará com todos os cheiros que a tábua acumular.

9. Aromatizador de ambiente

Some figure

Além de evitar o mau cheiro, também é importante manter um ambiente aromatizado na cozinha.

  • Coloque uns grãos de café em um prato e posicione-o em cima da geladeira para que toda a cozinha seja aromatizada com o cheiro delicioso do café.
  • Você também pode mergulhar uma bola de algodão em essência de baunilha e deixá-la em alguns lugares da cozinha.

10. Limpe à medida que cozinha

Para evitar que os odores e a gorduras impregnem nas louças e nas superfícies da cozinha, limpe constantemente enquanto vai cozinhando.

  • Lave os utensílios depois de usá-los e, depois, esfregue as paredes e superfícies com um pano banhado em vinagre para desengordurar e evitar que manchas.

Gostou destes truques para eliminar maus odores na cozinha? Conhece alguma outra recomendação eficaz? Compartilhe conosco!


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Beumer, R. R., & Kusumaningrum, H. (2003). Kitchen hygiene in daily life. In International Biodeterioration and Biodegradation. https://doi.org/10.1016/S0964-8305(03)00041-6
  • Cogan, T. A., Slader, J., Bloomfield, S. F., & Humphrey, T. J. (2002). Achieving hygiene in the domestic kitchen: The effectiveness of commonly used cleaning procedures. Journal of Applied Microbiology. https://doi.org/10.1046/j.1365-2672.2002.01598.x
  • Rusin, P., Orosz-Coughlin, P., & Gerba, C. (1998). Reduction of faecal coliform, coliform and heterotrophic plate count bacteria in the household kitchen and bathroom by disinfection with hypochlorite cleaners. Journal of Applied Microbiology. https://doi.org/10.1046/j.1365-2672.1998.00598.x
  • Taché, J., & Carpentier, B. (2014). Hygiene in the home kitchen: Changes in behaviour and impact of key microbiological hazard control measures. Food Control. https://doi.org/10.1016/j.foodcont.2013.07.026

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.