3 formas de remover o óxido de seus utensílios de cozinha

O mais recomendável para evitar a acumulação do óxido é manter uma limpeza habitual, mas se já for tarde, com estes produtos caseiros deixaremos os utensílios oxidados novos em folha!

O óxido é um dos nossos grandes inimigos na maioria das superfícies e utensílios de casa.

O passar do tempo, a exposição ao ar e à umidade ou o contato com produtos químicos fazem que vá desaparecendo a limpeza do primeiro dia.

Agora, longe de dá-los por perdidos ou de investir grandes somas em produtos químicos, vale a pena provar simples remédios caseiros.

Também sabemos que, para evitar que o óxido apareça, o melhor é realizar uma boa manutenção cotidiana.

Preservar nossas panelas ou cuidar todos os dias de nossas frigideiras fará, sem dúvidas, que estejam sempre em bom estado e que, além disso, garantam a salubridade.

Porém, todos temos aquela panela que acumula algum óxido na base ou no cabo, e que não queremos perder porque é a nossa favorita.

Se esse for o seu caso, se tiver um ou mais utensílios que deseja recuperar, anote estes conselhos. Servirão de grande ajuda.

1. Esponja abrasiva e bicarbonato para o óxido

Produtos para remover o óxido de seus utensílios de cozinha

No supermercado você vai encontrar as clássicas esponjas abrasivas tão úteis para estes casos. Agora, para garantir a eficácia deste conselho, a chave está em usar nosso “produto estrela”: bicarbonato de sódio.

Descubra truques simples para deixar suas frigideiras como novas

Do que preciso?

  • Uma esponja abrasiva.
  • Bicarbonato de sódio (a quantidade depende da superfície que queremos limpar).

 

Procedimento

  • Comece esquentando um pouco de água para colocar em um recipiente onde adicionará o bicarbonato de sódio. A ideia é formar uma pasta. A quantidade dependerá, sem dúvidas, do tamanho do utensílio que queremos limpar, ou da superfície.
  • Adicione esta pasta de bicarbonato na esponja abrasiva para começar a esfregar com cuidado a panela.
  • Considere que, caso faça o trabalho de forma muito intensa, pode acabar por danificar o utensílio, então, faça com cuidado e depois deixe o produto atuar por 5 minutos.
  • Depois desse tempo, enxágue com água normal.

Os passos seguintes são muito importantes. Garantirão que a panela permaneça em bom estado até o próximo uso.

  • Seque bem a panela com um papel toalha. Depois de fazer isso, aplique por cima um pouquinho de azeite de oliva. Unte bem toda a superfície e guarde a panela.

Você vai ver como o resultado será bom!

2. Sal grosso e limão

Limão para remover o óxido de seus utensílios de cozinha

Este procedimento é eficaz, rápido e antes de tudo, econômico. Além dos utensílios de cozinha, o mais provável é que sua pia também tenha algum ou outro cantinho onde o óxido, esse inimigo incômodo, habite.

Algo que sempre costuma acontecer é que com o uso, ou com a própria cal da água, a superfície pouco a pouco perde o brilho.

Por sua vez, o óxido costuma se acumular nas regiões onde estão as torneiras, ou nas esquinas onde a umidade costuma ficar.

Para evitar que isso aconteça e para desfrutar de uma cozinha reluzente e saudável, anote este conselho simples.

Do que preciso?

  • Sal grosso (a quantidade depende da superfície a ser limpa).
  • 1/2 limão.

Procedimento

Pegue um limão e corte-o pela metade. Depois, aplique um pouco de sal grosso na metade deste cítricoUse o próprio limão como esponja.

  • Depois de retirar os restos de alimento das panelas ou outros utensílios, comece a esfregá-los com estes dois componentes. Quando vir que o sal grosso escureceu, adicione outra nova colher.
  • Pouco a pouco verá como o óxido vai sendo removido. Deixe atuar por 5 minutos e enxágue.
  • Por último, faça o mesmo que no caso anterior, caso seja uma frigideira: seque com papel toalha e preserve a superfície com azeite de oliva.
  • Se for a pia, basta secá-la com papel toalha. Deste modo, conseguirá dar-lhe brilho em apenas alguns minutos.

3. Recuperar velhos utensílios com muito óxido

Colher com óxido

Pode acontecer de você querer recuperar algum utensílio velho. Aquela antiguidade herdada de família ou qualquer outro objeto tingido de tempo e óxido é, sem dúvidas, um desafio para nós.

Mas é possível recuperá-los? Claro que sim! Explicamos como:

Do que preciso?

  • Papel alumínio (a quantidade depende da superfície ou utensílio que você quer recuperar).
  • O suco de 1 limão.
  • Vinagre branco (a quantidade também dependerá da superfície ou do utensílio).

Preparo

  • Primeiro retire a máxima quantidade de óxido possível.
  • Para isso, comece cortando o papel alumínio em tiras de 3 centímetros. Faça pequenas bolinhas com elas e mergulhe-as no suco de limão.
  • Depois, esfregue o utensílio ou a superfície oxidada com a bolinha embebida em limão.
  • Depois que tiver retirado uma boa capa, prepare a segunda fase, que é mergulhar o objeto em um recipiente onde fique completamente coberto de vinagre branco.
  • Deixe descansar por uma noite. No dia seguinte, execute o conselho proposto previamente com o bicarbonato de sódio e a esponja abrasiva.

Descubra truques simples para deixar as frigideiras como novas

Caso este objeto não tenha dado os resultados esperados, não teríamos outro remédio se não usar produtos químicos e abrasivos com o ácido clorídrico.

Para concluir, lembre-se de que o melhor é manter uma limpeza cotidiana para evitar que o óxido se acumule.

 

Recomendados para você