Conheça aqui 10 diuréticos naturais

Além de ter muitos outros benefícios, o consumo de cenoura nos ajuda a desintoxicar o corpo e a acelerar o metabolismo.
Conheça aqui 10 diuréticos naturais
Nelton Abdon Ramos Rojas

Revisado e aprovado por médico Nelton Abdon Ramos Rojas.

Escrito por Equipe Editorial

Última atualização: 15 janeiro, 2023

Os diuréticos naturais são utilizados principalmente para tratar a retenção de líquidos no corpo, bem como para os casos de cálculos renais, glaucoma ou hipertensão.

É muito importante saber que, além dos medicamentos diuréticos que existem no mercado, existem alimentos que apresentam os mesmos benefícios, mas de uma maneira natural e sem os riscos de produzir efeitos secundários.

Neste artigo, vamos contar quais são estes alimentos diuréticos naturais. 

Melancia, um dos poderosos diuréticos naturais

A melancia um dos melhores diuréticos naturais

Graças ao seu alto teor de água, é um potente diurético natural. Além disso, também contém licopeno, um antioxidante que fortalece o corpo, prevenindo contra os danos causados por radicais livres.

Os aminoácidos presentes na melancia ajudam a alargar as veias, fazendo com que os líquidos fluam com mais liberdade, visto que permite “varrer” os líquidos retidos nos tecidos. Também é desintoxicante, alcalino e mineralizante, o que contribui para uma boa saúde intestinal.

Conheça outros benefícios da melancia.

Tomate

Tomate é um dos excelentes diuréticos naturais

O tomate é composto por 90% de água, além disso, possui uma grande quantidade de antioxidantes, licopeno, betacaroteno, vitamina C e selênio, muito úteis na prevenção dos radicais livres, que podem danificar as paredes dos vasos sanguíneos.  

Pepino

Pepinos são um dos diuréticos naturais mais eficientes

O pepino possui uma grande quantidade de água, por isso é um excelente alimento diurético natural. Contém também silício e enxofre, elementos que ajudam na eliminação de ácido úrico pelos rins, diminuindo a retenção de líquidos.

Suco de mirtillo

O mirtillo é um dos diuréticos naturais

O mirtillo é um dos diuréticos naturais que apresentamos aqui, pois ele é muito efetivo no tratamento de infecções urinárias. Além disso, ele também um alto poder antibiótico, o qual permite que a bexiga se mantenha em excelentes condições de saúde.

Cenoura

Cenoura: um dos excelentes diuréticos naturais

A cenoura é um dos melhores vegetais diuréticos naturais, por isso ajuda a desintoxicar o corpo e acelerar o metabolismo. As vitaminas, minerais e antioxidantes que a cenoura apresenta fazem dela merecedora destas afirmações.

Berinjela

A berinjela é um dos diuréticos naturais que apresentamos aqui

Seu alto conteúdo de água ajuda a melhorar consideravelmente a circulação e seu alto conteúdo de flavonoides permite que a berinjela seja considerada um excelente diurético natural. Para obter seus benefícios, o ideal é cozinhá-la e beber sua água, além disso, também ajuda na perda de peso.

Alcachofra

Alcachofras são diuréticos naturais

As alcachofras são conhecidas principalmente pela capacidade que apresentam para ajudar a melhorar a funções dos rins. Contêm flavonoides e ácido caféico que, junto com as vitaminas e os minerais, causam um grande efeito diurético.

Salsão (ou aipo)

O salsão é um dos diuréticos naturais

As sementes do salsão aumentam a produção de urina e a excreção de ácido úrico, permitindo, assim, que o corpo se desintoxique de maneira muito natural. Entretanto, lembre-se de que o aipo contém altos níveis de sódio.

Uvas

Mulher pegando uvas que são bons diuréticos naturais

As uvas têm um importante conteúdo de água e potássio, o que as torna um alimento diurético natural muito potente. Outra de suas vantagens é que apresentam níveis muito baixos de sódio; por isso, permite uma boa eliminação de toxinas através da urina.

Aspargos

Aspargos são excelentes diuréticos naturais

Os aspargos contêm asparagina, um aminoácido que proporciona a estes vegetais um grande poder diurético. Sendo assim, permite tratar as dores da artrite, reumatismo e a retenção de líquidos causada pela síndrome pré-menstrual, por exemplo.

Além disso, contêm poucas calorias e, graças ao seu teor de fibras, ajuda a eliminar as toxinas do intestino.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.