Conheça aqui 10 diuréticos naturais
Revisado e aprovado por médico Nelton Abdon Ramos Rojas
Os diuréticos naturais são utilizados principalmente para tratar a retenção de líquidos no corpo, bem como para os casos de cálculos renais, glaucoma ou hipertensão.
É muito importante saber que, além dos medicamentos diuréticos que existem no mercado, existem alimentos que apresentam os mesmos benefícios, mas de uma maneira natural e sem os riscos de produzir efeitos secundários.
Neste artigo, vamos contar quais são estes alimentos diuréticos naturais.
Melancia, um dos poderosos diuréticos naturais
Graças ao seu alto teor de água, é um potente diurético natural. Além disso, também contém licopeno, um antioxidante que fortalece o corpo, prevenindo contra os danos causados por radicais livres.
Os aminoácidos presentes na melancia ajudam a alargar as veias, fazendo com que os líquidos fluam com mais liberdade, visto que permite “varrer” os líquidos retidos nos tecidos. Também é desintoxicante, alcalino e mineralizante, o que contribui para uma boa saúde intestinal.
Conheça outros benefícios da melancia.
Tomate
O tomate é composto por 90% de água, além disso, possui uma grande quantidade de antioxidantes, licopeno, betacaroteno, vitamina C e selênio, muito úteis na prevenção dos radicais livres, que podem danificar as paredes dos vasos sanguíneos.
Pepino
O pepino possui uma grande quantidade de água, por isso é um excelente alimento diurético natural. Contém também silício e enxofre, elementos que ajudam na eliminação de ácido úrico pelos rins, diminuindo a retenção de líquidos.
Suco de mirtillo
O mirtillo é um dos diuréticos naturais que apresentamos aqui, pois ele é muito efetivo no tratamento de infecções urinárias. Além disso, ele também um alto poder antibiótico, o qual permite que a bexiga se mantenha em excelentes condições de saúde.
Cenoura
A cenoura é um dos melhores vegetais diuréticos naturais, por isso ajuda a desintoxicar o corpo e acelerar o metabolismo. As vitaminas, minerais e antioxidantes que a cenoura apresenta fazem dela merecedora destas afirmações.
Berinjela
Seu alto conteúdo de água ajuda a melhorar consideravelmente a circulação e seu alto conteúdo de flavonoides permite que a berinjela seja considerada um excelente diurético natural. Para obter seus benefícios, o ideal é cozinhá-la e beber sua água, além disso, também ajuda na perda de peso.
Alcachofra
As alcachofras são conhecidas principalmente pela capacidade que apresentam para ajudar a melhorar a funções dos rins. Contêm flavonoides e ácido caféico que, junto com as vitaminas e os minerais, causam um grande efeito diurético.
Salsão (ou aipo)
As sementes do salsão aumentam a produção de urina e a excreção de ácido úrico, permitindo, assim, que o corpo se desintoxique de maneira muito natural. Entretanto, lembre-se de que o aipo contém altos níveis de sódio.
Uvas
As uvas têm um importante conteúdo de água e potássio, o que as torna um alimento diurético natural muito potente. Outra de suas vantagens é que apresentam níveis muito baixos de sódio; por isso, permite uma boa eliminação de toxinas através da urina.
Aspargos
Os aspargos contêm asparagina, um aminoácido que proporciona a estes vegetais um grande poder diurético. Sendo assim, permite tratar as dores da artrite, reumatismo e a retenção de líquidos causada pela síndrome pré-menstrual, por exemplo.
Além disso, contêm poucas calorias e, graças ao seu teor de fibras, ajuda a eliminar as toxinas do intestino.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Font Quer, P. (1980). Plantas medicinales. El Dioscórides renovado. Barcelona: Labor.
- Mabberley, D. J. (1987). The Plant Book. A portable dictionary of the higher plants. Cambridge: Cambridge UP.
- Sosa Gómez, R. (1998). El poder medicinal de las plantas. México, DF: Asociación Publicadora Interamericana.
- Biomed Pharmacother. 2018 Jan;97:1212-1221. doi: 10.1016/j.biopha.2017.10.162. Epub 2017 Nov 12. Evaluation of anti-urolithiatic and diuretic activities of watermelon (Citrullus lanatus) using in vivo and in vitro experiments.
- MedlinePlus. Licopeno. https://medlineplus.gov/spanish/druginfo/natural/554.html
- Fundación Española de la Nutrición. Tomate. http://www.fen.org.es/mercadoFen/pdfs/tomate.pdf
- Dias, João. (2014). Nutritional and Health Benefits of Carrots and Their Seed Extracts. Food and Nutrition Sciences. 05. 2147-2156. 10.4236/fns.2014.522227.
- S. Martínez-Flórez, J. González-Gallego, J. M. Culebras* y M.ª J. Tuñón. (2002). Los flavonoides: propiedades y acciones antioxidantes. http://www.nutricionhospitalaria.com/pdf/3338.pdf
- Pharmacogn Mag. 2017 Oct; 13(Suppl 3): S430–S436. Published online 2017 Oct 11. doi: 10.4103/pm.pm_14_17. Biological Effect of Cynara cardunculus on Kidney Status of Hypercholesterolemic Rats
- WebMD. Celery. https://www.webmd.com/vitamins/ai/ingredientmono-882/celery
- Fundación Española de la Nutrición. Uva. http://www.fen.org.es/mercadoFen/pdfs/uva.pdf
- U.S. National Library of Medicine. Asparagine. https://pubchem.ncbi.nlm.nih.gov/compound/Asparagine
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.