Descongestionantes naturais: os 10 melhores

· 21 de maio de 2014
Se você não gosta de infusões e similares, tente fazer vaporizações de eucalipto ou introduzir algumas folhas no seu travesseiro para descongestionar suas vias respiratórias.

A maioria das pessoas não consegue ficar tranquila com o nariz entupido e o peito congestionado. A impressão que se tem é de afogamento e os descongestionantes não aliviam os sintomas e acabam ressecando as mucosas, causando sensações piores.

No entanto, temos boas notícias! Chega de noites ruins causadas pela alergia, temos a solução para os seus problemas respiratórios! Sendo assim, mostraremos aqui os 10 melhores descongestionantes naturais.

As vias respiratórias

Nosso sistema respiratório é constituído pelas fossas nasais, a faringe, a laringe, a traqueia, os brônquios e os pulmões. Estes últimos, em particular, são os responsáveis pelas trocas gasosas e pela eliminação de substâncias tóxicas e patógenos que incorporamos do ambiente.

O diafragma é um músculo transversal que separa a cavidade torácica da abdominal e distende os pulmões, aumentando, assim, sua capacidade.

Infelizmente, a respiração traz perigos que nem imaginamos, já que com o ar também penetram partículas sólidas que podem obstruir as vias respiratórias ou intoxicar o organismo. As partículas de maior tamanho são “pegas” pelos pêlos e pelo material mucoso do nariz e do trato respiratório.

No entanto, às vezes o movimento ciliar não é suficiente para extrair estas partículas, produzindo, assim, a congestão pela acumulação de secreções. Esta congestão provoca dificuldades para respirar, sensação de afogamento e inclusive em casos mais graves, insuficiência respiratória.

Existem vários métodos para descongestionar as vias respiratórias, desde medicamentos como a efedrina até terapias naturais. No entanto, preferimos a utilização de substâncias naturais e, por isso, apresentamos:

Os 10 melhores descongestionantes naturais

Aqui estão os tratamentos que vão aliviar qualquer congestão. Escolha aquele que você gosta mais e aproveite!

Tratamento # 1: Eucalipto

O eucalipto é um descongestionante de excelência.

Esquente água para fazer vaporizações. Quando estiver fervendo, apague o fogo e, então, adicione na água um punhado de folhas de eucalipto. Realize as vaporizações por 10 minutos e verá o resultado.

Para dormir como um bebê, coloque folhas de eucalipto em seu travesseiro de tal forma que, ao apoiar a cabeça, você possa aspirar o cheiro da planta e, assim descongestionar as vias respiratórias. Troque-as no dia seguinte. Além disso, este remédio também pode aliviar a asma.

Tratamento # 2: Pinheiro

As agulhas e os brotos macios do pinheiro possuem efeitos antisépticos e balsâmicos. Ferva um punhado de brotos e agulhas de pinho em 5 litros de água durante 5 minutos. Verta tudo em uma bacia e, em seguida, realize vaporizações por 10 minutos.

Tratamento # 3: Súber e orujo

Este remédio é muito efetivo para descongestionar seu aparelho respiratório.

Você vai precisar de dois pedacinhos de súber (casca) de três árvores: carvalho-vermelho, azinheira e pinheiro. Coloque para ferver em fogo baixo 5 litros de orujo com as cascas durante 10 minutos. Retire a panela do fogo e adicione uma pitada de alecrim e outra de urtiga. Deixe repousar e coe em seguida. Tome duas colheres deste remédio com leite quente antes de dormir e duas colheres em jejum. Certamente, a congestão será eliminada.

Tratamento # 4: Hortelã

Chá de hortelã é um dos descongestionantes nasais

Antisséptica e anti-inflamatória, a hortelã é maravilhosa para eliminar a congestão respiratória, por isso ela faz parte do grupo de descongestionantes naturais.

Se você quiser testar, verta uma colherzinha de folhas desta planta em uma xícara de água fervendo e, em seguida, deixe repousar por alguns minutos. Você pode tomar duas ou três xícaras desta infusão diariamente ou, se preferir, verta três gotas da mesma em cada fossa nasal.

Tratamento # 5: Limão

Nada como o suco de limão quente para aliviar a gripe, inflamações da garganta e das amígdalas e outras afecções das vias respiratórias. Dessa forma, você pode fazer gargarejos a cada duas horas com o suco de limão misturado com meio copo de água quente.

Tratamento # 6: Aloe vera

A aloe vera é um dos descongestionantes naturais

A fim de dormir com o nariz limpo, introduza nas narinas algumas gotinhas de aloe vera antes de dormir.

Aprenda a fazer um gel caseiro de aloe vera.

Tratamento # 7: Combinação que alivia

Este remédio é um dos descongestionantes naturais e também cura o catarro. Esquente uma xícara de óleo de amêndoas e misture com meia colherzinha de óleo de menta. Utilize essa mistura para dar massagens nas costas e no peito congestionado. É importante se cobrir bem e beber chá de menta quente para obter resultados. 

Tratamento # 8: Cebolas

As cebolas como descongestionantes naturais

Este é um método chinês que descongestionará seu peito rapidamente. Fatie e asse cinco cebolas grandes, cubra-as com óleo vegetal e deixe-as repousar no forno desligado durante meia hora. Depois, coloque-as em pano de flanela, molhe seu peito com azeite de oliva e aplique uma camada do preparo de cebola por 30 minutos. Cubra com um pano para que fique quente.

Tratamento # 9: Alho para tratamento a longo prazo

Em resumo, para descongestionar suas vias respiratórias, coma dois dentes de alho três vezes ao dia durante uma semana.

Tratamento # 10: Gelo

O gelo como um dos descongestionantes naturais

Embora paraça um pouco estranho, é verdade! O gelo também faz parte dos descongestionantes. Além disso, é incrivelmente efetivo se acaso você quiser um alívio rápido. Verta várias bandejas de cubos de gelo em uma bacia com água e introduza nesta somente os dedos dos pés até que eles fiquem dormentes.

Prevenção

O tabaco não é um dos descongestionantes naturais

Esperamos que este artigo tenha sido proveitoso, por isso, para finalizar, seguem aqui alguns conselhos para evitar as congestões respiratórias:

  • Não fume: as substâncias tóxicas que se desprendem durante a combustão do cigarro não somente afetam a pele e a boca, como também favorecem o acúmulo de líquido nos pulmões e deprimem o sistema imune, favorecendo, assim, a aparição de inúmeras doenças.
  • Evite se tornar um fumante passivo: fique longe da fumaça de cigarros e charutos, lembre-se que é altamente prejudicial para a sua saúde, mesmo que você não fume diretamente.
  • Evite as mudanças bruscas de temperatura: mantenha-se coberto nas noites e enquanto chover, além disso, não fique na frente do ventilador quando terminar de fazer exercícios. Cuide de seus pulmões.
  • Fique longe de produtos químicos e outras substâncias que podem provocar alergias.
  • Tome vacinas preventivas: isso é importante principalmente para as crianças e idosos.

Cuide de sua saúde e mantenha, assim, seu sistema respiratório em perfeito estado.