10 maneiras fáceis de queimar a gordura no dia a dia

· 6 de março de 2015
Lembre-se de que o café da manhã é fundamental para que o organismo comece a funcionar e para que nosso metabolismo comece a queimar gorduras. Além disso, ele nos proporciona energia para enfrentar o dia.

Queimar gordura pode parecer uma missão impossível, principalmente para pessoas com mais de 40 anos. Mas é fácil diminuir a ingestão diária de calorias e estimular o metabolismo com algumas mudanças simples na rotina.

Até a mudança no tempero da comida pode ajudar. Por exemplo, a pimenta caiena pode ser uma aliada do emagrecimento por estimular a circulação, e basta usar uma pitada em alimentos como feijão cozido, risotos e ensopados.

Caminhada para queimar a gordura
Quem não gostar de pimenta, pode optar por azeite ou manteiga quando preparar as refeições, ou trocar o leite integral pelos leites vegetais, como o de soja e de arroz.

Confira nossas 10 dicas para queimar a gordura no dia a dia:

1. Combine os alimentos certos

A Dieta Dukan promete fazer maravilhas para quem quer perder peso e queimar a gordura sem passar fome. A dieta virou febre e foi adotada até por Kate Middleton.

O segredo da dieta Dukan é combinar os grupos de alimentos certos, que, digeridos juntos, promovem o emagrecimento. Além disso, ela também inclui muita fibra e proteína nas refeições principais.

Frutas granola dieta para queimar gordura

2. Escolha bem os lanches

Os lanches que consumimos ao longo do dia podem ser mais “engordativos” que as refeições. Isso porque é comum que, durante a pausa do trabalho, compremos lanches gordurosos.

Por exemplo: coxinhas, empadas e pastéis, acompanhados de refrigerantes. Se o hábito se tornar diário, com certeza muitos quilinhos a mais serão adicionados.

Leve de casa seu lanche para o trabalho e complemente com suco ou chá. Barras de cereal light, saladas de legumes e folhas com croûtons integrais, “chips” de batata doce ao forno, palitinhos de cenoura e aipo com patê light são algumas sugestões de lanches gostosos e bem menos calóricos para mastigar algo entre as refeições.

Pode interessar:

6 vantagens de consumir verduras e frutas todos os dias

3. Prefira as frutas de sobremesa

Na hora da sobremesa muita gente derrapa na dieta e acaba consumindo muito mais calorias do que com o prato principal. Por isso, se você só se sente satisfeito consumindo algo doce depois de cada refeição, o melhor é adotar as frutas como substituto dos pudins, chocolates e sorvetes.

Boas sugestões são, por exemplo: Banana com um fio de mel, morangos com creme de leite light, mamão papaia com granola, castanhas, amêndoas ou nozes e uma salada de frutas simples com suco de maracujá adoçado com stevia. O sabor doce vai deixar você saciado, mas sem o inconveniente de ganhar alguns quilinhos a mais.

Beber bastante líquido para queimar gordura

4. Mantenha-se hidratado

Estudos revelam que beber de oito a doze copos de água por dia ajuda a queimar gordura. Além disso, como o corpo humano é formado por 60% de água (no caso dos homens) e 50% (no caso das mulheres), beber água é fundamental para manter a saúde e o metabolismo funcionando.

Estima-se que ao longo do dia o corpo perde 2,6 litros de água, que precisam ser repostos. Por isso, invista em sucos, chás, água pura e alimentos aquosos, como as frutas. Você vai sentir menos cansaço, mais bem-estar e, como se sentirá mais saciado, vai beliscar menos ao longo do dia.

Pode interessar:

6 remédios com óleo de onagra para a saúde da mulher

5. Troque o café pelo chá

Não é que o café engorde. São os acompanhamentos da bebida, como o açúcar branco, o leite, o creme, chantilly e os biscoitos, por exemplo, que geralmente pesam na balança.

Para evitar a tentação, prefira os chás, que são mais saudáveis. Além disso, alguns chás especiais ainda aceleram o metabolismo e te ajudam a queimar gordura, como os que incluem o gengibre, o limão e a canela. O chá de hibisco, branco e verde também acelera o metabolismo.

Chá para queimar gordura

Entretanto, antes de consumi-los, sempre pesquise seus efeitos colaterais, pois os chás de hibisco e de canela, por exemplo, são abortivos, e não devem ser consumidos por grávidas ou mulheres que estiverem tentando engravidar. Ao mesmo tempo, são bons para aliviar cólicas e facilitar o fluxo da menstruação.

6. Quando possível, vá de bicicleta

A bicicleta está cada vez mais na moda. Saudável, econômica e ecológica, a bike é uma opção de transporte para trechos curtos.

Assim, se o local em que você mora oferece segurança para os ciclistas, você pode realizar alguns trajetos pedalando, queimando gorduras e economizando o dinheiro gasto com combustível ou com passagens de transporte público. Além disso, ainda vai contribuir para o meio ambiente e tonificar as pernas e o bumbum.

Andar de bicicleta para queimar gordura

Entretanto, prefira pedalar no período da manhã, quando o sol é mais suave e quando a queima calórica é maior. Além de perder calorias, você ganhará mais energia para o dia.

7. Mantenha o alto astral

O otimismo é fundamental na vida e manter as vibrações em alta vai te ajudar a emagrecer. Isso porque, quando estamos deprimidos, a tendência é buscar conforto em comidas altamente calóricas, como o chocolate, as frituras e carboidratos, como pães, pizzas, tortas e biscoitos.

Alto astral ajuda a queimar gordura

Além disso, boas gargalhadas também aumentam a circulação sanguínea, melhoram a autoestima e o estímulo para manter a saúde e o corpo em forma.

8. Cuide da saúde do sono

Quem diria que, para acelerar o metabolismo e queimar gordura, temos que dormir mais? Entretanto, não é qualquer sono.

Isso porque é preciso dormir de sete a oito horas por noite, e ir para cama antes das 21h, para estimular a produção da melatonina, um hormônio responsável por regular o sono e que também tem ação antioxidante.

Qualidade do sono ajuda a queimar gordura

Além disso, a privação de um sono profundo e restaurador aumenta os níveis do cortisol, o hormônio do estresse, que pode elevar os níveis de ansiedade e levar você a comer mais alimentos “errados”.

9. Encaixe exercícios aeróbicos na rotina

Se você fizer 20 minutos de exercícios aeróbicos por dia, perderá muitos quilos a longo prazo. Dá para encontrar várias aulas de aeróbica curtas no YouTube, participar de grupos de ginástica funcional na vizinhança ou mesmo sair para uma corrida leve todas as manhãs.

Encontre tempo para cuidar de si, afinal, você é a prioridade em sua vida!

Fibra na dieta para queimar gordura

10. Consuma fibras e grãos integrais

Por fim, trocar o pão branco pelo pão integral, o arroz branco pelo arroz selvagem ou integral, incluir a aveia em vitaminas e preferir os tubérculos e alimentos fibrosos, como aipim, mandioca e batata doce ao macarrão pode ser o toque final do seu programa de emagrecimento com mudanças simples no dia a dia.

Opie, L. H. (2014). Lifestyle and diet. Cardiovasc J Afr. https://doi.org/10.5830/CVJA-2014-063