10 alimentos para hidratar a pele

· 26 de julho de 2014
Além de conter 86% de água, a maçã nos ajuda a prevenir o câncer e reduz o risco de ter doenças cardíacas e Alzheimer.

É importante que o nosso corpo se encontre em ótimas condições. Pensando nisso, hoje falaremos sobre 10 alimentos que podem hidratar a pele.

A forma com a qual nos alimentamos afeta muito nosso bem-estar, já que de acordo com os alimentos que consumimos, cuidamos ou danificamos nossos órgãos, mantemos a temperatura corporal e afetamos nossa digestão positivamente ou negativamente.

Do mesmo modo, a pele também deve estar sendo constantemente hidratada para que pareça bonita e saudável.

A hidratação é mais do que necessária. Inclusive quando não sentimos sede, devemos consumir líquidos constantemente, com a finalidade de reduzir o risco de doenças, baixas de energia e queimar gordura rapidamente.

Também é indispensável limitar o consumo de sal, visto que o sódio ajuda na retenção de líquidos, complicando a expulsão de toxinas.

Na hora de falar sobre hidratação, não nos referimos somente aos alimentos em forma líquida, não importa se o consumo for de líquidos ou sólidos, falamos de qualquer alimento que tenha sido preparado em água, como sucos, chás, caldos, sopas, etc.

Alguns alimentos são formados em quase 100% de água; conheça alguns deles para que você possa realizar uma completa e perfeita hidratação da pele:

Suco de pepino para hidratar a pele

Suco de pepino é um aliado importante para um pele saudável

Possuem 96% de água em sua constituição e contam com unicamente 17 calorias. O pepino oferece nutrientes como o potássio, vitamina C e fibras. É ideal para a digestão, recomendado para o consumo fresco para maior aproveitamento dos seus benefícios.

Mamão para hidratar a pele

Suco de mamão para uma pele saudável

O mamão ajuda na digestão e traz também mais energia para o corpo poder reparar a pele, tornando-a mais radiante. Também contém vitamina A, que se encarrega da saúde e do bom funcionamento de diferentes órgãos.

Leia também: Mamão, chá verde e aloe vera: o melhor remédio para a inflamação abdominal

Melancia para hidratar a pele

Melancia faz bem para a pele

A melancia é rica em vitamina C, ideal para conseguir uma pele hidratada e aumentar a defesa do organismo. Ela possui 92% de água em sua constituição, o que reduz o risco de doenças cardíacas e vários tipos de câncer, como o de próstata, ovários, cervical, oral, faringe, esôfago, pulmões e pâncreas.

Você pode ingeri-la em jejum para aumentar o processo de digestão; consuma ela sozinha para não perder alguns de seus benefícios.

Tomate para hidratar a pele

Suco de tomate ajuda a combater a acne

Por ser composto de licopeno (um poderoso antioxidante), o tomate se torna um importante protetor da pele, combatendo o envelhecimento e a acne.

Conta com 94% de água em sua constituição e 20 calorias; é fonte de potássio, fósforo, vitamina A e C. 

Maçã para hidratar a pele

Maçã faz bem para o organismo por conter muita água

A maçã contém 86% de água em sua constituição.

O consumo de uma maçã por dia proporciona as fibras que o corpo necessita, é uma das frutas com maior quantidade de antioxidantes, o que diminui o crescimento das células cancerígenas, reduz também o risco de possuir Alzheimer e diminui as doenças de coração.

Conheça: Saiba como fazer uma limonada detox com gengibre e maçã

Vegetais de folhas verdes para hidratar a pele

Vegetais de folhas verdes são ricos em vitaminas para a pele

O espinafre e o alface possuem 95% de água em sua constituição, também são ricas em vitaminas A e C, que como já dissemos antes, são especiais para o cuidado da pele.

Possuem minerais, antioxidantes e nutrientes que ajudam na desintoxicação, ajudando a eliminar as toxinas e impurezas da pele.

Estes vegetais também previnem o câncer, preservam a memória e mantêm uma visão saudável.

Kiwi para hidratar a pele

kiwi contém fibras que fazem bem a pele

Esta fruta possui 83% de água em sua constituição. O consumo de um kiwi proporciona o dobro de vitamina C que precisamos diariamente.

Graças ao seu conteúdo em fibras, é excelente para regular o colesterol e a pressão sanguínea, diminui também o risco de formação de coágulos e reduz os níveis de lipídeos sanguíneos.

Toranja para hidratar a pele

A toranja contém antioxidantes que ajudam a pele a ficar mais bonita

A toranja possui as mesmas qualidades do tomate, por possuir licopeno e também altos níveis de antioxidantes, os quais mantêm a pele clara e livre de acne.

Água de coco para hidratar a pele

água de cocô ajuda a ter uma boa digestão o que se reflete em sua pele

Esta água é a parte mais hidratante do coco. É dito que ela combate os sinais da velhice, é boa para a digestão e para a pele, já que constrói as membranas da mesma, deixando-a suave e radiante.

Suco de laranja para hidratar a pele

Suco de laranja possui muita vitamina c e cálcio o que faz muito bem a pele

A laranja possui 88% de água em sua constituição, também é rica em potássio, vitamina C, cálcio, ácido fólico e proporciona os nutrientes necessários para a recuperação da pele.

Lembre-se de que é indispensável comer de forma saudável para manter a saúde por dentro e por fora.

Não precisamos fazer nenhum sacrifício, já que estes são alimentos deliciosos que podem ser facilmente incluídos em nossos hábitos alimentares, nas refeições, nos lanches ou para acalmar aqueles desejos repentinos de doce que aparecem de vez em quando.

  • Van Duyn, M. A. S., & Pivonka, E. (2000). Overview of the health benefits of fruit and vegetable consumption for the dietetics professional: Selected literature. Journal of the American Dietetic Association. https://doi.org/10.1016/S0002-8223(00)00420-X
  • Agyemang-Yeboah, F. (2011). Health Benefits of Coconut (Cocos nucifera Linn.) Seeds and Coconut Consumption. In Nuts and Seeds in Health and Disease Prevention. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-375688-6.10043-X
  • Boyer, J., & Liu, R. H. (2004). Apple phytochemicals and their health benefits. Nutrition Journal. https://doi.org/10.1186/1475-2891-3-1