10 alimentos que irão ajudar você a se sentir mais feliz

Comer peixe, abacaxi, nozes ou chocolate vai ajudar a melhorar seu humor. Esses alimentos possuem propriedades que estimulam o bem-estar físico e emocional.
10 alimentos que irão ajudar você a se sentir mais feliz

Última atualização: 12 Maio, 2021

A serotonina (hormônio da felicidade) e a endorfina (responsável por aliviar o estresse e aumentar o prazer) são as substâncias cuja missão é proporcionar uma sensação de felicidade e bem-estar. Você gostaria de saber quais alimentos as contêm e que, portanto, podem ajudar você a se sentir mais feliz?

Ambas as substâncias ajudam muito na regulação do sono e no gerenciamento do estresse, e não poderiam entrar no nosso corpo sem a ajuda do triptofano e da tirosina. Por outro lado, são os carboidratos que conseguem levar essa substância ao cérebro e produzir um efeito de prazer.

Por esse motivo, recomendamos a seguir 10 alimentos para se sentir mais feliz e de bom humor de forma totalmente natural.

Alimentos para se sentir mais feliz

Neste artigo, vamos recomendar 10 alimentos que irão, sem dúvida, melhorar o seu humor.

1. Peixes

Peixe com salada

De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Pittsburghpessoas com baixos níveis de ácidos graxos ômega 3 apresentam um maior risco de depressão e mau humor.

Este nutriente é encontrado principalmente em peixes. É importante, então, incorporar o peixe à dieta semanal, pois o ômega 3 deve ser consumido: o corpo não o produz por conta própria.

2. Cerejas

Além de ser uma ativadora da serotonina, a cereja produz no corpo endorfinas, dopamina e noradrenalina. Esses elementos reduzem a irritabilidade, melhoram o sono e aumentam os níveis de tolerância à dor. Ou seja, ajudam você a se sentir mais feliz!

3. Nozes

Nozes

O baixo nível de selênio pode causar irritabilidade, insônia e depressão, segundo uma pesquisa publicada em Nutrients. As nozes, portanto, são recomendadas para aumentar o bom humor, visto que possuem uma grande quantidade dessa substância.

4. Alimentos ricos em vitamina B12

As vitaminas do complexo B, em conjunto, são grandes contribuintes para melhorar o humor. No entanto, a vitamina B12 se destaca por cumprir as seguintes funções:

  • Aumenta a energia.
  • Reduz a fadiga e o cansaço.
  • Regula o sistema nervoso.
  • Aumenta a energia física, emocional e mental.
  • Estimula a serenidade mental.

Os seguintes alimentos, além de serem ricos em vitamina B12, são fonte de zinco, ferro e cobre, elementos que também têm influência no bom humor.

  • Amêijoas e ostras.
  • Carne de vaca.
  • Fígado.
  • Queijo.
  • Ovo.

5. Banana

 

Banana para se sentir mais feliz

A banana é repleta de nutrientes e fibras, é rica em minerais e dá ao corpo uma excelente contribuição energética. Por conter triptofano, auxilia na produção de serotonina, causando um efeito calmante no sistema nervoso. Além disso, reduz os níveis de colesterol e as cãibras musculares. Também é um antiácido natural e reduz a pressão arterial.

6. Alimentos apimentados

Os alimentos apimentados têm uma boa quantidade de um composto químico chamado capsaicina. Ao entrar em contato com as papilas gustativas, envia sinais ao cérebro originando endorfinas, o que causa um sentimento de euforia e energia.

A capsaicina também está associada a eliminação das células cancerígenas e à redução da dor neuropática. Alguns ensaios, inclusive, associam essa substância a uma redução da inflamação, embora a maioria deles seja realizada em animais.

7. Chocolate

Chocolate para se sentir mais feliz

O chocolate estimula a produção de endorfinas no organismo e aumenta a serotonina no cérebro. Contém teobromina, o que proporciona um efeito semelhante ao da cafeína, promovendo o desempenho, a vitalidade e a felicidade.

Lembre-se de que o consumo desse alimento deve ser moderado, pois pode causar problemas de dependência, aumentando a ansiedade e provocando outras doenças, como o sobrepeso.

8. Abacaxi

Como contém compostos que estimulam a produção de serotonina, o abacaxi funciona como um estimulante do bem-estar físico e emocional. É útil para melhorar a concentração e combater a insônia, além de servir como anti-inflamatório.

9. Alimentos ricos em zinco

Alimentos ricos em zinco

A deficiência desse mineral pode promover a depressão e a baixa tolerância ao estresse. Os alimentos que contêm zinco ajudam na assimilação das proteínas e dos carboidratos, além de fornecer energia ao corpo.

Alguns dos alimentos que contêm esse mineral são:

  • Chocolate.
  • Amendoim.
  • Abóbora e suas sementes.
  • Fígado.
  • Espinafre.
  • Cogumelos.
  • Leite e seus derivados.
  • Cereais integrais.
  • Leguminosas.

10. Massas

Alimentos ricos em carboidratos ajudam a equilibrar o humor, e a massa é um deles. Permite uma boa digestão, proporciona benefícios nutricionais e ajuda no desempenho físico.

As massas também reduzem os níveis de colesterol, fornecem uma boa quantidade de fibra ao corpo e ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue.

Melhore a dieta para aumentar a felicidade

Um consumo equilibrado dos alimentos listados, combinado com uma dieta saudável e uma rotina de exercícios diária, irá ajudar você a obter uma sensação de plenitude e felicidade.

Se mesmo com esses hábitos seu humor não melhorar, o mais aconselhável é procurar ajuda profissional.

Pode interessar a você...
Autoestima, chave para a nossa felicidade
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Autoestima, chave para a nossa felicidade

Se não cuidarmos de nossa autoestima não conseguiremos ser felizes nem sozinhos nem acompanhados. Devemos aprender a nos respeitar e a nos amar.



  • Tapia A., Masson L., Omega 3 polyunsaturated fatty acids in red blood cell membranes from depressed female patients. Rev Chil Nutr, 2008.
  • Wang J, Um P, Dickerman BA, Liu J. Zinc, Magnesium, Selenium and Depression: A Review of the Evidence, Potential Mechanisms and Implications. Nutrients. 2018 May 9;10(5):584. doi: 10.3390/nu10050584. PMID: 29747386; PMCID: PMC5986464.
  • Kang C, Wang B, Kaliannan K, Wang X, Lang H, Hui S, Huang L, Zhang Y, Zhou M, Chen M, Mi M. Gut Microbiota Mediates the Protective Effects of Dietary Capsaicin against Chronic Low-Grade Inflammation and Associated Obesity Induced by High-Fat Diet. mBio. 2017 May 23;8(3):e00470-17. doi: 10.1128/mBio.00470-17. Erratum in: MBio. 2017 Jul 5;8(4): PMID: 28536285; PMCID: PMC5442453.