10 alimentos milagrosos para hidratar a pele de dentro para fora

Graças ao seu conteúdo de água, a melancia é uma fruta muito adequada para hidratar a pele de dentro para fora. Além disso, suas vitaminas e minerais também cuidam da saúde da pele.
10 alimentos milagrosos para hidratar a pele de dentro para fora

Última atualização: 28 janeiro, 2021

Hidratar a pele apenas com cremes e máscaras certamente não é suficiente se quisermos conseguir resultados duradouros.

Dessa forma, para conseguir uma pele nutrida, firme e luminosa devemos escolher alimentos ricos em água e nutrientes e incorporá-los à nossa dieta regular.

Descubra neste artigo os 10 alimentos mais surpreendentes para hidratar a pele de dentro para fora.

Os melhores alimentos para hidratar a pele

Há muitos alimentos naturais e saudáveis, que ao mesmo tempo são ricos em nutrientes benéficos para nossa pele.

As vitaminas, minerais e ácidos graxos contidos neles nos permitem nutrir e hidratar a pele desde o seu interior, para que os resultados sejam mais profundos e duradouros.

Desse modo, conseguiremos que qualquer tratamento tópico seja mais efetivo e completo.

Sucos, vitaminas e saladas

Saladas deliciosas para hidratar a pele

Para ingerir estes alimentos diariamente podemos consumi-los ao natural, ou ainda preparar sucos, vitaminas, ou saladas combinando alguns deles.

As vitaminas, por exemplo, são uma excelente forma de escolher vários deles e desfrutar no café da manhã ou no lanche.

As frutas são as que darão mais sabor e doçura, de maneira que os outros ingredientes menos apetitosos ficarão encobertos.

1. Água

A água é o primeiro alimento que deve fazer parte dessa dieta diária, pois é a principal fonte de hidratação da pele.

No entanto, para que seja benéfica, devemos bebê-la em jejum e fora das refeições.

Isso porque quando ela se mistura com os outros alimentos, não somente não tem o mesmo efeito positivo, como também pode piorar a digestão.

2. Abacate

O abacate é um superalimento rico em vitaminas, minerais, ácidos graxos essenciais, fibras e proteínas, nutrientes imprescindíveis para cuidar e tratar da pele de dentro para fora.

Esta fruta combina bem com sabores doces e salgados, bem como com a cremosidade das vitaminas.

Com o abacate também podemos elaborar máscaras muito nutritivas para aplicar sobre a pele uma vez por semana e, assim, conseguir um efeito radiante instantâneo.

3. Óleo de linhaça

Óleo de linhaça para hidratar a pele

O óleo de linhaça contém uma boa quantidade de ácidos graxos ômega 3, os quais oferecem gorduras benéficas para ter uma pele nutrida e resplandecente.

Devemos mantê-lo sempre em um lugar fresco, escuro, e bem fechado para que não se oxide ou perca suas propriedades.

4. Levedo de cerveja

O levedo de cerveja é comercializado como suplemento, pois conta com um alto conteúdo de vitaminas do complexo B, minerais como o fósforo, o cálcio, o silício, o zinco, e proteínas.

Dessa forma, muitos problemas da pele podem ser solucionados se tomarmos esse suplemento todos os dias, seja isolado, seja misturado com algum alimento.

5. Melancia

Os 90% de concentração de água da melancia fazem dela uma fruta ideal para nos mantermos hidratados.

Além disso, fornece vitaminas A, B, C, e minerais como o magnésio e o potássio, que também favorecem a saúde e a aparência da pele.

6. Pepino

O pepino é tão adequado para a pele que não somente seu consumo é recomendado, mas também sua aplicação direta.

Além de hidratar a pele, também previne a acne, desinflama, alivia as queimaduras e elimina o excesso de oleosidade.

7. Maçã

Maçã verde para hidratar a pele

A maçã é uma das melhores frutas para conseguir uma pele saudável e luminosa, pois contém um bom conteúdo de ácido málico e ácido tartárico. Isso porque estes dois componentes favorecem a eliminação das células mortas.

Se você conseguir encontrar maçãs orgânicas, recomendamos o seu consumo com a casca, pois ela é muito rica em nutrientes.

8. Pera

A pera, além de ser muito rica em água, destaca-se pelo seu teor de silício, um mineral muito benéfico não só para a regeneração da pele, como também das cartilagens.

Sendo assim, se consumirmos uma pera todos os dias não será necessário tomar nenhum suplemento de silício.

9. Óleo de prímula

O óleo de prímula é rico em vitamina E e ácidos essenciais. Assim, podemos consumi-lo como suplemento, ou ainda aplicá-lo sobre nossa pele como cosmético.

Graças às suas propriedades antioxidantes:

  • Previne o envelhecimento;
  • Estimula a circulação sanguínea;
  • Favorece a regeneração da pele;
  • Reduz as inflamações.

10. Mamão papaia

O mamão papaia é uma deliciosa fruta tropical muito benéfica para o sistema digestivo, assim como para a nutrição da pele.

É rico em antioxidantes como os betacarotenos, a vitamina C, os flavonoides, vitaminas do complexo B, e minerais como o magnésio e o potássio, por exemplo.

Além disso, seu teor de papaína também é muito recomendável para uma pele limpa, saudável e radiante.

Pode interessar a você...
Rotina básica de cuidados com a pele
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Rotina básica de cuidados com a pele

Conheça neste artigo uma rotina básica de cuidados com a pele, a parte de nosso corpo mais exposta a fatores externos do ambiente. Veja!



  • Álvarez Castro E, Orallo Cambeiro F. Actividad biológica de los flavonoides (I). Acción frente al cáncer. Offarm. Noviembre 2003. 22 (10): 130-140.
  • Darvin M. E, Sterry W, et al. The role of carotenoids in human skin. Molecules. Diciembre 2011. 16 (12): 10491–10506.
  • De Mel D, Suphioglu Ch. Fishy business: effect of omega-3 fatty acids on zinc transporters and free zinc availability on human neuronal cells. Nutrients. Agosto 2014. 6 (8): 3245-58.
  • Heinrich U, Neukam K, et al. Long-term ingestion of high flavonols cocoa provides photo protection against UV-induced erythema and improves skin condition in women. Journal of Nutrition. Enero 2006. 136 (6): 1565-9.
  • Lenntech. Silicio.
  • Mayo Clinic. Piel seca. Marzo 2022.
  • Mukherjee P, Nema N. K, et al. Phytochemical and therapeutic potential of cucumber. Fitoterapia. Enero 2013. 84: 227-36.
  • Nagata Ch, Nakamura K, et al. Association of dietary fat, vegetables and antioxidant micronutrients with skin aging in Japanese women. British Journal of Nutrition. Mayo 2010. 103 (10): 1493-8.
  • Nutrition Data. Nuts, brazilnuts, dried, unblanched.
  • Palma L, Tabares Marques L, et al. Dietary water affects human skin hydration and biomechanics. Clinical, Cosmetic and Investigational Dermatology. Agosto 2015. 8: 413-421.