10 alimentos que podem ajudar a controlar a asma

A maçã contém bioflavonoides, anti-histamínicos naturais que ajudam a desinflamar as vias respiratórias.
10 alimentos que podem ajudar a controlar a asma

Última atualização: 28 Janeiro, 2021

A asma é uma doença crônica que afeta o sistema respiratório. Esta condição ocorre devido a determinados fatores que provocam, entre outras coisas, sérias dificuldades para respirar. Embora não exista uma cura, é possível controlar a asma com alguns medicamentos e determinados alimentos.

Alimentos que podem ajudar a controlar a asma

1. Abacate

O abacate é uma excelente escolha para os asmáticos, especialmente para aqueles cuja asma está associada à alergia a nozes.

O abacate contém glutationa, um elemento que protege as células dos radicais livres, além de ter um grande poder desintoxicante.

2. Brócolis

Brocoli

Alguns estudos recentes sugerem que consumir brócolis frequentemente ajuda os asmáticos a evitar os efeitos desconfortáveis da doença. Neste sentido, foi demonstrado que sua ingestão ajuda a prevenir a inflamação das vias respiratórias e a eliminar os radicais livres.

3. Maçã

A maçã é outro produto natural que parecem ter efeitos benéficos para os asmáticos. Os especialistas sugerem que isso se deve ao fato de que a maçã contém um boa quantidade de bioflavonoides, como a quercetina, um anti-histamínico natural e desinflamante das vias respiratórias.

4. Banana

A banana pode ajudar a controlar a asma

A banana pode ajudar as pessoas a respirar melhor, por isso são altamente recomendadas para os asmáticos. A banana contém piridoxina, popularmente conhecida como vitamina B6, que contribui para relaxar o tecido do músculo liso brônquico.

5. Gengibre

Os asmáticos também podem consumir gengibre. Os especialistas afirmam que o gengibre contém substâncias anti-inflamatórias que ajudam a tratar a asma. Além disso, diz-se que tais substâncias são as que dão o sabor característico ao gengibre.

6. Espinafre

O espinafre pode ajudar a controlar a asma

O espinafre é um alimento muito saudável. Um estudo recente demonstrou que, além de outros benefícios, ele ajuda a controlar a asma. Isso não deve nos surpreender, já que o espinafre contém uma grande quantidade de nutrientes e vitaminas essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo.

7. Alecrim

O alecrim pode ajudar a controlar a asma

Graças às suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, o alecrim é um produto altamente recomendado para os asmáticos. Desta maneira, com o alecrim podemos manter nosso sistema respiratório em bom estado, mantendo as vias aéreas abertas e evitando a asma.

8. Sementes de girassol

As sementes de girassol possuem muitos nutrientes e propriedades que ajudam a controlar a asma, como a vitamina E, o potássio e o magnésio. No entanto, algumas pessoas devem ter cuidado, porque seu consumo pode causar alergias.

9. Hortelã

A hortelã pode ajudar a controlar a asma

A hortelã contém várias propriedades que desobstruem as vias respiratórias, o que é de grande ajuda para as pessoas que sofrem de asma. Este produto é normalmente utilizado em medicamentos para o tratamento de doenças respiratórias.

10. Alimentos ricos em vitamina C

A grande recomendação para os asmáticos é consumir alimentos ricos em vitamina C. Como se sabe, esta vitamina tem benefícios importantes para as vias respiratórias, além de efeitos antissépticos extraordinários.

Pode interessar a você...
6 alimentos que as pessoas asmáticas deveriam evitar
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
6 alimentos que as pessoas asmáticas deveriam evitar

As pessoas asmáticas passam por crises difíceis de controlar, mas alguns alimentos podem preveni-las, enquanto outros pioram os sintomas da doença.



  • Tresguerres, J.Villanua, M.López-Calderon, A. (2009). Sistema Respiratorio. In Anatomia y fisiologia del cuerpo humano. https://doi.org/10.1016/S0006-3495(00)76404-6
  • Rojas, E. Á., & De La Oliva, P. (2010). Insuficiencia respiratoria aguda en el niño. Revista Espanola de Pediatria.
  • Del, P. (2004). Patología del sistema respiratorio. Pathology.
  • CALVO FERNANDEZ, L. (1949). Asma infantil. Acta Pediátrica Española. https://doi.org/10.1016/S1245-1789(16)77913-3