10 alimentos que podem ajudar a controlar a asma

27 de maio de 2014
A maçã contém bioflavonoides, anti-histamínicos naturais que ajudam a desinflamar as vias respiratórias.

A asma é uma doença crônica que afeta o sistema respiratório. Esta condição ocorre devido a determinados fatores que provocam, entre outras coisas, sérias dificuldades para respirar. Embora não exista uma cura, é possível controlar a asma com alguns medicamentos e determinados alimentos.

Alimentos que podem ajudar a controlar a asma

1. Abacate

O abacate é uma excelente escolha para os asmáticos, especialmente para aqueles cuja asma está associada à alergia a nozes.

O abacate contém glutationa, um elemento que protege as células dos radicais livres, além de ter um grande poder desintoxicante.

Leia também: 7 ideias para aproveitar todos os benefícios do abacate

2. Brócolis

Brocoli

Alguns estudos recentes sugerem que consumir brócolis frequentemente ajuda os asmáticos a evitar os efeitos desconfortáveis da doença. Neste sentido, foi demonstrado que sua ingestão ajuda a prevenir a inflamação das vias respiratórias e a eliminar os radicais livres.

3. Maçã

A maçã é outro produto natural que parecem ter efeitos benéficos para os asmáticos. Os especialistas sugerem que isso se deve ao fato de que a maçã contém um boa quantidade de bioflavonoides, como a quercetina, um anti-histamínico natural e desinflamante das vias respiratórias.

4. Banana

A banana pode ajudar a controlar a asma

A banana pode ajudar as pessoas a respirar melhor, por isso são altamente recomendadas para os asmáticos. A banana contém piridoxina, popularmente conhecida como vitamina B6, que contribui para relaxar o tecido do músculo liso brônquico.

5. Gengibre

Os asmáticos também podem consumir gengibre. Os especialistas afirmam que o gengibre contém substâncias anti-inflamatórias que ajudam a tratar a asma. Além disso, diz-se que tais substâncias são as que dão o sabor característico ao gengibre.

Pode te interessar: 13 razões para usar gengibre diariamente

6. Espinafre

O espinafre pode ajudar a controlar a asma

O espinafre é um alimento muito saudável. Um estudo recente demonstrou que, além de outros benefícios, ele ajuda a controlar a asma. Isso não deve nos surpreender, já que o espinafre contém uma grande quantidade de nutrientes e vitaminas essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo.

7. Alecrim

O alecrim pode ajudar a controlar a asma

Graças às suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, o alecrim é um produto altamente recomendado para os asmáticos. Desta maneira, com o alecrim podemos manter nosso sistema respiratório em bom estado, mantendo as vias aéreas abertas e evitando a asma.

8. Sementes de girassol

As sementes de girassol possuem muitos nutrientes e propriedades que ajudam a controlar a asma, como a vitamina E, o potássio e o magnésio. No entanto, algumas pessoas devem ter cuidado, porque seu consumo pode causar alergias.

9. Hortelã

A hortelã pode ajudar a controlar a asma

A hortelã contém várias propriedades que desobstruem as vias respiratórias, o que é de grande ajuda para as pessoas que sofrem de asma. Este produto é normalmente utilizado em medicamentos para o tratamento de doenças respiratórias.

10. Alimentos ricos em vitamina C

A grande recomendação para os asmáticos é consumir alimentos ricos em vitamina C. Como se sabe, esta vitamina tem benefícios importantes para as vias respiratórias, além de efeitos antissépticos extraordinários.

  • González, A. L. (2004). Asma Bronquial. In Neumologia. https://doi.org/10.1016/S0025-7753(00)71669-1
  • OMS. (2013). OMS | Asma. WHO.
  • Vargas-Becerra, M. (2009). Epidemiología del asma. Neumología y Cirugía de Tórax. https://doi.org/10.1007/s11910-014-0466-4
  • Río-navarro, B. E., Hidalgo-castro, E. M., & Sienra-monge, J. J. L. (2009). Asma. Bol. Med. Hosp. Infant. Mex. https://doi.org/10.1126/science.291.5511.2047
  • GINA. (2016). Guía De Bolsillo Para El Manejo Y La Prevención Del Asma. Gina. https://doi.org/10.1089/tmj.2014.0053