Xarope para reforçar o sistema imunológico

· 4 de fevereiro de 2015
O gengibre nos ajuda a eliminar toxinas e a regular a temperatura corporal; o mel é antisséptico e o limão é rico em vitaminas e antioxidantes.

O gengibre, o limão e o mel de abelhas formam uma equipe perfeita para prevenir doenças e também para incrementar as defesas do corpo. Por isso, tome um xarope feito com estes ingredientes todos os dias pela manhã para reforçar seu sistema imunológico.

Certamente, será possível notar os resultados em poucos dias já poderá desfrutar dos resultados. Fique sabendo mais neste artigo.

Você já reparou por que as pessoas têm ficam cada vez mais doentes? Os resfriados, assim como a maioria de outros tipos de doenças relacionadas com vírus sempre existiram, entretanto, não proliferavam tanto quanto agora.

A razão principal pela qual nós contraímos doenças é o nosso sistema imunológico. Isso porque, às vezes, esta barreira que nos protege nem contra vírus, bactérias ou fungos nem sempre está forte.

Assim, os agentes de saúde de nosso corpo são dizimados e não temos a força necessária para enfrentar os ataques ou invasões.

Então, se quisermos reforçar nosso sistema de defesas, podemos aproveitar alguns remédios caseiros. Entre eles, destacamos o xarope de gengibre, limão e mel, três ingredientes maravilhosos para finalmente dizer adeus às doenças.

Xarope de gengibre protege o organismo

Como melhorar o sistema imune com este xarope

Caso o inverno tenha acabado de começar e você já ficou doente, faltou ao trabalho várias vezes por causa dos resfriados e contabilizou pelo menos 7 dias na cama ao longo do último ano, pode ser que você tenha um problema de baixas defesas.

Os vírus e as bactérias estão por todo lado e entram nos organismos enfraquecidos e sem obstáculos. Dessa forma, os sintomas leves mais frequentes relacionados à falha do sistema imune são a tosse, a congestão nasal e a dor de garganta.

Para reverter a situação e desfrutar de uma saúde de ferro, você pode seguir uma rotina tomando um remédio caseiro infalível. Dessa forma, será possível aumentar suas defesas e melhorar o sistema imunológico tomando um xarope feito com gengibre, mel e limão pela manhã.

Receita de Xarope de gengibre, mel e limão

Estes três ingredientes mágicos apresentam muitas propriedades que você pode aproveitar.

Em primeiro lugar, o limão é um potente antioxidante, bactericida, depurador de toxinas e provedor de vitaminas.

O mel possui muitas propriedades, entre elas: é antisséptico, ou seja, elimina a maioria dos micro-organismos (principalmente na garganta).

E o gengibre, por sua vez, possui múltiplos benefícios no combate a diferentes doenças, elimina toxinas, descongestiona as vias aéreas, regula a temperatura corporal e é expectorante, por exemplo.

Caso você fique doente constantemente, pode reverter esta situação. 

Caso não queira ficar doente nunca, este xarope pode ajudar, pois vai reforçar seu sistema imune.

Ingredientes para o xarope

  • Uma fatia de gengibre fresco;
  • Uma colher de mel de abelhas;
  • Suco de um limão e, caso queira, as cascas também;
  • Quatro xícaras de água.

Modo de preparo:

Coloque tudo no liquidificador e bata até obter um xarope. Tome uma colher e guarde o resto em um recipiente de vidro com tampa hermética na geladeira.

Mel aliado ao xarope de gengibre

Outra opção é fazer um chá. Assim, corte duas rodelas de gengibre bem finas e coloque para ferver com uma xícara de água. Retire do fogo, adicione o suco de um limão e uma colher de mel.

E caso você esteja buscando um remédio rápido, coloque em um frasco de vidro hermético algumas rodelas de gengibre, algumas rodelas de limão com casca e algumas colheres de mel. Misture bem e consuma uma colher quando se sentir fraco ou doente.

Esta espécie de gelatina pode ser guardada durante três meses na geladeira, sempre tampada.

Leia também: 7 usos pouco conhecidos do mel de abelha

Dicas para melhorar o sistema imunológico

Além de aproveitar as vantagens das receitas com limão, gengibre e mel, é preciso mudar determinados hábitos e dar mais atenção à alimentação, caso queira reforçar seu sistema imunológico e resistir às doenças.

Consuma mais proteínas

Uma dieta equilibrada ajudará bastante seu sistema imunológico, já que produzirá mais glóbulos brancos.

As proteínas podem ser de origem vegetal ou animal, sendo as primeiras as mais saudáveis. As melhores fontes de proteína são os cereais integrais, os vegetais de folhas verdes, o abacate, a carne, os ovos e os lácteos, por exemplo.

Consuma gorduras “boas”

Nem todas as gorduras são nocivas para nosso corpo. Dessa forma, devemos escolher consumir as não saturadas em vez das saturadas. Isso vai nos beneficiar muito, pois evitará problemas cardíacos, de colesterol ou hipertensão.

Só para ilustrar, algumas fontes de gorduras aconselhadas são: milho, sementes, soja e gergelim.

A soja aliada ao xarope de gengibre, mel e limão ajudam o sistema imune

Diminua o consumo de carboidratos

Consuma as quantidades adequadas de cereais integrais para que seu corpo possa produzir mais glóbulos brancos.

Caso você consuma carboidratos provenientes de farinhas refinadas, terá menos linfócitos T, o que leva a uma resposta imune inferior.

Adicione alimentos que aumentam as defesas

Além do gengibre, do mel e do limão, você pode incorporar em sua dieta diária o alho cru, as amêndoas, a couve-flor, os feijões brancos, os mirtilos, as framboesas, os cogumelos, o iogurte grego e o chá verde, por exemplo.

Sendo assim, leia também: 6 combinações de alimentos benéficas para a saúde

Consuma mais antioxidantes

Os antioxidantes estão presentes em vários alimentos e têm a capacidade de eliminar as toxinas, assim como também reparam as células danificadas por vírus ou bactérias.

Os antioxidantes mais poderosos são as vitaminas C e E, o betacaroteno, o selênio e o zinco. Podemos encontrá-los na beterraba, cenoura, tomate, milho, pimentão, brócolis, laranja, morango, nozes, mamão, girassol, ostras, espinafre e nos mariscos.