6 combinações de alimentos com grandes benefícios para a saúde

· 28 de janeiro de 2019
Você sabia que existem alimentos que, combinados com outros, podem potencializar muito mais suas propriedades e benefícios? Para tirar o máximo proveito de seus nutrientes, procure consumi-los juntos.

Um dos erros mais comuns ao começar uma dieta saudável é adicionar mais carboidratos e outros alimentos que, na realidade, deveríamos reduzir. No entanto, existem certas combinações de alimentos que fornecem benefícios ao nosso organismo e por isso não devemos ignorá-las.

Assim, ao combinar os alimentos de maneira correta, podemos aproveitar os nutrientes que nos fornecem da melhor maneira.

Alguns deles, inclusive, ajudam nosso corpo a absorvê-los de forma eficiente, já que muitos alimentos precisam de certas vitaminas e minerais para poder ter um melhor desempenho. 

Quais são estas combinações de alimentos tão benéficas? Continue lendo e descubra!

Combinações de alimentos que favorecem a saúde

1. Tomate e abacate

A primeira combinação de alimentos tira proveito do licopeno (antioxidante rico em pigmentos, também conhecido como um carotenoide) para favorecer a saúde. Os intestinos absorvem melhor este nutriente quando combinado com uma fonte de gordura saudável, como o abacate.

Essa combinação pode ajudar a reduzir o risco de sofrer doenças cardiovasculares e de câncer.

Para aproveitar os benefícios, é importante incluir uma fonte de gordura saudável junto com os alimentos ricos em licopeno. Assim, obtemos o máximo benefício dos antioxidantes. Além disso, a combinação de abacate e tomate é deliciosa.

Leia também: 5 receitas com abacate deliciosas, nutritivas e fáceis

2. Beterraba e grão-de-bico

Essa é uma das combinações de alimentos que você provavelmente não esperava. O grão-de-bico é rico em vitamina B e a beterraba é uma excelente fonte de magnésio. No entanto, o que esses dois nutrientes tem a ver entre si? A vitamina B6 ajuda o corpo a absorver magnésio.

De acordo com um estudo, essa potente combinação de nutrientes pode ajudar o corpo a lidar com os sintomas do autismo.

Neste estudo, as pessoas que recebiam doses de magnésio e vitamina B6 melhoraram a interação social e a comunicação. Seus problemas de comportamento voltaram quando as doses foram suspensas.

3. Chá verde e limão

O chá verde com limão é uma das combinações de alimentos com grandes benefícios para a saúde

Essa combinação se tornou muito comum atualmente. No entanto, nem todos sabem quais são os benefícios que unir estes alimentos traz.

As catequinas são antioxidantes encontrados no chá verde e que possuem propriedades anti-cancerígenas. Assim, quando são combinadas com algo ácido, aumenta sua capacidade de absorção.

Por isso, na próxima vez em que tomar uma xícara de chá verde, experimente adicionar um pouco de suco de limão. Este truque também serve para melhorar o sabor do chá e torná-lo mais refrescante.

Para que essa combinação de alimentos não fique chata em poucos dias, use-a como base de seus sucos matinais. Combine-a com um vegetal de folhas verdes e uma fruta da época.

4. Brócolis e tomate

Novamente nos encontramos com o tomate. É um alimento que combina com quase tudo. Além disso, seus carotenoides ajudam a aumentar os componentes bioativos no brócolis. Estes, por outro lado, são os que produzem a maioria dos benefícios preventivos de câncer.

Uma boa opção para consumir esta combinação é nas saladas. Além disso, você pode adicionar algum tipo de proteína magra como frango ou queijo, um ou dois vegetais e um tempero.

Isso será mais do que suficiente para criar uma salada balanceada e nutritiva.

Pode te interessar: Prepare um jantar leve com estas 4 receitas com brócolis

5. Limão e couve 

A couve com limão é uma das combinações de alimentos com grandes benefícios para a saúde

Neste caso, o ferro proveniente das plantas é muito mais fácil de ser absorvido quando combinado com a vitamina C. Por isso, sempre recomenda-se fazer combinações com vegetais verdes e o cítrico de sua preferência.

A vitamina C converte o ferro obtido dos vegetais em uma forma similar ao ferro encontrado na carne e no peixe. Como resultado, essa potente fusão assegura que você absorva todo o ferro presente na couve. 

Além disso, outras fontes de vitamina C podem incluir:

  • Laranja
  • Morango
  • Pimentão vermelho
  • Brócolis
  • Tomate

Entre os alimentos ricos em ferro estão:

  • Alho poró
  • Beterraba
  • Espinafre
  • Folhas de mostarda
  • Acelga

6. Aveia e manteiga de amendoim

É outra grande combinação para iniciar o dia com um delicioso café da manhã. A aveia é uma fonte de carboidratos complexos e a manteiga de amendoim é rica em gorduras saudáveis. Assim, essa opção é ideal caso você busque combinações de alimentos que proporcionem uma boa dose de energia.

No entanto, não podemos nos esquecer de que, além disso, essa dupla pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue.

Duas opções para consumir essa combinação são:

  • Na forma de suco, com leite de soja ou de vaca. É uma alternativa perfeita se você está com pressa para sair de casa e tem apenas 5 minutos para preparar algo.
  • Mingau de aveia adoçado com a manteiga de amendoim. Esqueça o açúcar ou qualquer outro tipo de adoçante.

Por fim, a manteiga de amendoim dará uma consistência muito cremosa ao café da manhã.

Você se anima a experimentar algumas dessas combinações?

  • Teucher, B., Olivares, M., & Cori, H. (2004). Enhancers of iron absorption: Ascorbic acid and other organic acids. In International Journal for Vitamin and Nutrition Research. https://doi.org/10.1024/0300-9831.74.6.403
  • Kelkel, M., Schumacher, M., Dicato, M., & Diederich, M. (2011). Antioxidant and anti-proliferative properties of lycopene. In Free Radical Research. https://doi.org/10.3109/10715762.2011.564168
  • Andrade, E. F., Lobato, R. V., Araújo, T. V., Zangerônimo, M. G., Sousa, R. V., & Pereira, L. J. (2015). Effect of beta-glucans in the control of blood glucose levels of diabetic patients : a systematic review. Nutrición Hospitalaria. https://doi.org/10.3305/nh.2015.31.1.7597