6 combinações de alimentos benéficas para a saúde

· 22 de abril de 2017
Você sabia que existem alimentos que, combinados com outros, podem potencializar muito mais suas propriedades e benefícios? Para retirar o máximo proveito de seus nutrientes, procure consumi-los juntos.

Um dos erros mais comuns no momento de começar uma dieta saudável é adicionar mais carboidratos e outros alimentos que, na realidade, deveríamos reduzir. No entanto, existem certas combinações de alimentos que possuem uma injeção de benefícios para o nosso organismo, por isso não deveríamos ignorá-las.

Ao combinar de maneira correta os alimentos, podemos aproveitar da melhor maneira os nutrientes que estes nos trazem.

Alguns deles inclusive ajudam nosso corpo absorver os nutrientes de forma eficiente, já que muitos alimentos precisam de certas vitaminas e minerais para poder ter um melhor desempenho. 

Quais são estas combinações de alimentos tão benéficas? Continue lendo e descubra!

Combinações de alimentos que favorecem a saúde

1. Tomate e abacate

A primeira combinação de alimentos tira proveito do licopeno para favorecer a saúde. Os intestinos absorvem melhor este nutriente quando está combinado com uma fonte de gordura saudável, como o abacate.

  • O licopeno é um antioxidante rico em pigmentos, também conhecido como um carotenoide.
  • Esta combinação ajuda a reduzir o risco de sofrer doenças cardiovasculares e de câncer.
  • Para aproveitar os benefícios, é importante incluir uma fonte de gordura saudável junto com os alimentos ricos em licopeno.

Desta forma, obtemos o máximo benefício dos antioxidantes. Além disso, a combinação de abacate e tomate é deliciosa.

2. Beterraba e grão-de-bico

Esta é uma das combinações de alimentos que você provavelmente não esperava. O grão-de-bico é rico em vitamina B e a beterraba é uma excelente fonte de magnésio.

O que estes dois nutrientes tem a ver entre si? A vitamina B6 ajuda o corpo a absorver magnésio.

De acordo com um estudo, esta potente combinação de nutrientes ajuda o corpo a lidar com os sintomas do autismo.

Neste estudo, aquelas pessoas que administraram doses de magnésio e vitamina B6 melhoraram a interação social e a comunicação, e seus problemas de comportamento voltaram quando as doses foram suspensas.

3. Chá verde e limão

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Esta combinação se tornou muito comum atualmente. No entanto, nem todos sabem quais são os benefícios que unir estes alimentos traz.

As catequinas são antioxidantes que se encontram no chá verde e servem para combater o câncer. Quando são combinadas com algo ácido, aumenta a capacidade de absorção do corpo.

Na próxima vez em que tomar uma xícara de chá verde, assegure-se de adicionar um pouco de suco de limão. Este truque também serve para melhorar o sabor do chá e torná-lo mais refrescante.

  • Para que esta combinação de alimentos não fique chata em poucos dias, use-a como base de suas vitaminas matinais.
  • Combine-a com um vegetal de folhas verdes e uma fruta da época.

4. Brócolis e tomate

Novamente nos encontramos com o tomate. É um alimento que combina com quase tudo. Se o juntarmos com o brócolis, tem a capacidade de reduzir o crescimento tumoral relacionado com o câncer.

Os carotenoides do tomate ajudam a aumentar os componentes bioativos no brócolis. Estes, por outro lado, são os que produzem a maioria dos benefícios preventivos de câncer.

  • Uma boa opção para consumir esta combinação é nas saladas.
  • Você pode adicionar algum tipo de proteína magra como o frango ou queijo, um ou dois vegetais e um tempero.

Isso será mais do que suficiente para criar uma salada balanceada e nutritiva.

5. Limão e couve-de-folhas 

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Neste caso, o ferro proveniente das plantas é muito mais fácil de ser absorvido quando combinado com a vitamina C.

Por isso, sempre recomenda-se fazer combinações com vegetais verdes e o cítrico de suas preferência.

A vitamina C converte o ferro obtido dos vegetais em uma forma similar ao ferro que se encontra na carne e no peixe.

A potente fusão de limão e couve-de-folhas assegurará que você absorva todo o ferro presente na couve-de-folhas. 

Outras fontes de vitamina C podem incluir:

  • Laranja
  • Morango
  • Pimentão vermelho
  • Brócolis
  • Tomate

Entre os alimentos ricos em ferro:

  • Alho poró
  • Beterraba
  • Espinafre
  • Folhas de mostarda
  • Acelga

6. Aveia e manteiga de amendoim

Outra das melhores combinações para iniciar o dia com um delicioso café da manhã é esta.

A aveia é uma fonte de carboidratos complexos e a manteiga de amendoim é rica em gorduras saudáveis.

Esta opção é ideal caso você busque combinações de alimentos que proporcionam uma boa dose de energia.

Tampouco podemos nos esquecer de que, além disso, esta dupla ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue.

Duas opções para consumir esta combinação são:

  • Na forma de vitamina, com leite vegetal ou de vaca. É uma alternativa perfeita se você está com pressa para sair de casa e somente tem 5 minutos para preparar algo.
  • Mingau de aveia adoçado com a manteiga de amendoim. Esqueça o açúcar ou qualquer outro tipo de adoçante.

A manteiga de amendoim dará uma consistência muito cremosa ao café da manhã.