9 coisas a evitar se você tem dificuldade para dormir

· 30 de junho de 2015
Um sono reparador é fundamental para gozar de uma boa saúde. Mas existem diferentes fatores que podem influenciar na falta de sono. Saiba como dormir melhor neste artigo.

Você tem dificuldade para dormir? Todos sabem que ter um sono reparador é a chave para gozar de boa saúde, tanto física como emocional.

O sono nos permite descansar das atividades que realizamos diariamente, nos ajuda a recarregar energias para o dia seguinte e contribui para o bom funcionamento de todo nosso organismo.

Entretanto, o estilo de vida atual, o uso da tecnologia e muitos outros fatores diminuíram significativamente a qualidade de sono das pessoas. Assim, isso se tornou uma das causas para muitos transtornos de saúde.

Existem diferentes fatores que podem influenciar na falta de sono e nos diferentes transtornos causados por não dormir.

Se você estiver sentindo dificuldades para dormir, possivelmente está mantendo hábitos que interrompem o seu descanso sem que se dê conta.

A seguir, compartilharemos com as 9 coisas a evitar antes de se deitar para conseguir um sono reparador.

9 coisas que causam dificuldade para dormir

Bebidas alcoólicas

Evite álcool se você tem dificuldades de dormir

Esse é um dos principais vilões que causam dificuldade para dormir. O consumo de bebidas alcoólicas, no começo, pode causar sensação de sono, mas isso é uma coisa que engana o organismo.

Uma vez que o corpo começa a metabolizar o álcool, o ciclo de sono que parece ser reparador, se reduz significativamente.

A alteração do sono desencadeia cansaço ao acordar e falta de uma boa concentração. Além disso, o álcool atua como um diurético, que o fará com que você acorde no meio da noite com vontade de urinar, interrompendo o sono.

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Dispositivos eletrônicos

São vários os estudos que determinaram o dano que as luzes dos dispositivos eletrônicos causam na qualidade de sono.

As luzes emitidas pelo celular, computador, tabletes e inclusive pela televisão podem interromper o sono, já que eles impedem a produção de melatonina, que é o hormônio do sono.

Os especialistas recomendam manter esse tipo de dispositivos afastados do quarto e evitar o seu uso pelo menos uma hora antes de dormir.

Comprimidos ou remédios

Evite medicamentos para deixar de fumar se você tem Dificuldades de dormir

O consumo de comprimidos ou outros remédios também podem influenciar na interrupção do sonho. Nesse caso, é bom consultar o seu  médico e perguntar se há outras alternativas para consumir antes de dormir.

Por exemplo, os antidepressivos podem ter efeitos sobre o sono em qualquer sentido. Os comprimidos para dormir podem criar uma dependência e isso também afeta o sono.

Além do mais, os remédios para combater as dores podem causar mal estar estomacal e interromper o sono.

Alimentos picantes e ricos em gordura

O consumo de alimentos picantes ou ricos em gordura pode gerar dificuldade para dormir. Eles estão relacionados com o refluxo ácido e outros problemas estomacais durante a noite.

Por isso, especialistas recomendam evitar esses alimentos a noite e optar por um jantar leve.

Além disso, o jantar deve ser consumido cerca de duas horas antes de dormir.

Assim dará tempo ao corpo de fazer a digestão.

E não perca: 7 alimentos que não se deve comer durante a noite

Evite beber chá ou café durante a noite se você tem dificuldades de dormir

Tanto o chá como o café atuam como estimulantes no corpo. Assim, eles impedem a boa qualidade de sono quando consumidos a noite.

Essas duas bebidas têm propriedades diuréticas, que provavelmente vão interromper o sono por vontade de urinar. Além disso, tanto o chá como o café contêm cafeína, que pode impedir a conciliação do sono.

Cigarro

Pare com o cigarro se você tem dificuldades de dormir

Embora os fumantes assegurem que se sentem relaxados depois de fumar, o certo é que a nicotina do cigarro atua como um estimulante que pode causar ou piorar a insônia. Isso se aplica a todo tipo de cigarros, adesivos, cachimbos ou qualquer outro elemento que contenha nicotina.

Treinamento intenso

De noite parece ser o melhor momento para se exercitar. Alguns só têm esse tempo para praticar esporte e desfrutar de todos os benefícios que ele oferece para a saúde. Entretanto, não deveria ser muito intenso, já que poderia alterar a qualidade do sono.

Falar de problemas

Se você tiver problemas ou algum dos seus familiares estiver passando por um mau momento, o melhor é conversar sobre eles em horas da manhã, depois de ter descansado corretamente. Quando se tratam problemas ou vivemos situações estressantes antes de dormir, isso pode impedir a conciliação do sono. O estresse e a sobre-estimulação antes de deitar podem causar atraso na falta de sono, ou “parassonia”.

Trabalhar até tarde

Dificuldades de dormir

Muitas vezes não temos outra opção além de trabalhar em horários estendidos para poder cumprir com as diferentes obrigações. Entretanto, isso não deve se tornar um hábito, já que pode ocasionar problemas de sono, ansiedade, problemas nervosos e de concentração.

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