Você sabia que chorar faz bem à saúde?

O choro libera dois tipos de hormônios que funcionam como anestésicos naturais e têm a capacidade de aliviar a dor. As lágrimas também nos ajudam a eliminar as toxinas que se acumulam no corpo devido ao estresse.
Você sabia que chorar faz bem à saúde?

Última atualização: 24 Novembro, 2021

Por muitos anos , as lágrimas foram consideradas o principal sinal da fraqueza de uma pessoa. Chorar nunca foi considerado bom para sua saúde.
Foi dito que com o simples fato de chorar uma personalidade imatura era demostrada.
Acreditava-se que as pessoas choravam porque não sabiam aceitar suas faltas e pretendiam inspirar um pouco de compaixão.
A seguir vamos contar os benefícios desse ato sentimental para a saúde.

Por que chorar é bom para sua saúde?

Lamentar

Quando estamos tristes, expressamos isso com lágrimas. O corpo libera automaticamente substâncias que atuam como analgésicos naturais.

  • Portanto, essa reação ajuda para que a dor não seja tão forte quanto parece.

O choro, portanto, libera dois tipos de hormônios chamados opiáceos e oxitocina. Eles têm a capacidade de lidar com a dor.

  • Nesse caso, funcionam como uma anestesia natural, fornecendo tranquilidade e, de certa forma, um pouco de ‘ relaxamento ‘.

Além disso, acredita-se que as lágrimas podem nos enviar sinais sobre o estado do nosso corpo, de acordo com alguns estudos.

É muito necessário fazê-lo quando nos sentimos angustiados, quando estamos deprimidos ou preocupados com algum tipo de situação.

  • É muito natural que apareçam lágrimas e que depois de muito chorar se sinta um pouco de tranquilidade.

As lágrimas também podem expressar alegria e entusiasmo, mas são mais comuns em tempos difíceis. Elas são mais um símbolo de angústia e dor profunda.
Portanto, além disso, que outros benefícios traz para a nossa saúde chorar?

Chorar é bom para a visão

As lágrimas têm a capacidade de prevenir a desidratação das membranas mucosas dos olhos.

  • Isso porque as lubrifica e mantém perfeitamente hidratados, o que é útil para manter a sua visão em perfeitas condições.

Chorar pode matar algumas bactérias

Bactérias

As lágrimas têm a capacidade de matar certas bactérias em questão de minutos, pois contêm um poderoso fluido chamado lisozima.

  • Assim, elas nos protegem de alguns germes que causam; por exemplo, resfriados, entre outras condições.

Elas ajudam a reduzir o estresse

Esse líquido que os olhos derramam é muito parecido com o que o corpo secreta quando suamos. Portanto, ajuda a eliminar altos níveis de estresse.

  • Além disso, quando choramos, a produção de endorfinas é estimulada. Eles são conhecidos como hormônios da felicidade.

Melhora o humor

Humor chorar é bom

Chorar é bom, pois quando o fazemos eliminamos grandes quantidades de manganês, o que nos ajuda a acalmar o “mau humor”.
Os altos níveis de manganês dentro do corpo causam estados de:

  • Fadiga profunda.
  • Irritabilidade.
  • Depressão.
  • Ansiedade.
  • E outros transtornos que podem afetar seriamente a estabilidade emocional de qualquer pessoa.

Lembre-se…

Depois de conhecer os benefícios que o choro traz para a saúde em geral, é importante ressaltar que não é preciso conter o choro, pois isso faz mal a todo o organismo.

Como resultado, essas angústias e emoções negativas não são liberadas, o que, a longo prazo, fará com que todas essas sensações se concentrem, desencadeando algo muito pior.

Lembre-se de que você não precisa ter medo ou vergonha de expressar seus sentimentos quando sentir vontade de chorar.

Devemos deixar essas lágrimas escaparem, pois com elas alguns de nossos problemas (inclusive alguns de nossa saúde) irão embora.

Pode interessar a você...
Como podemos depurar as nossas emoções?
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Como podemos depurar as nossas emoções?

Fazer um detox emocional pode ser necessário para nos sentirmos bem com nós mesmos. Não perca as dicas que compartilhamos neste artigo!



  • Hendriks, M. C. P., Nelson, J. K., Cornelius, R. R., & Vingerhoets, A. J. J. M. (2008). Why crying improves our well-being: An attachment-theory perspective on the functions of adult crying. In Emotion Regulation: Conceptual and Clinical Issues. https://doi.org/10.1007/978-0-387-29986-0_6
  • Bylsma, L. M., Croon, M. A., Vingerhoets, A. J. J. M., & Rottenberg, J. (2011). When and for whom does crying improve mood? A daily diary study of 1004 crying episodes. Journal of Research in Personality. https://doi.org/10.1016/j.jrp.2011.04.007
  • Lummaa, V., Vuorisalo, T., Barr, R. G., & Lehtonen, L. (1998). Why cry? Adaptive significance of intensive crying in human infants. Evolution and Human Behavior. https://doi.org/10.1016/S1090-5138(98)00014-2