Você sabe quais frutas um bebê pode comer?

Saber quais frutas um bebê pode comer é muito importante para começar a lhe dar alimentos sólidos. O melhor é fazer isso oferecendo à criança uma fruta por vez, para detectar possíveis alergias.
Você sabe quais frutas um bebê pode comer?

Última atualização: 12 Maio, 2021

Ter um bebê é maravilhoso, mas às vezes, como pais, podemos tomar algumas decisões que os afetam. Eles não podem se comunicar se algo os machuca, nem têm armas para recusar. Por isso, às vezes, as dúvidas nos assaltam sobre quais frutas um bebê pode comer, sem colocar o pequeno em perigo em nenhum momento.

Se você quiser saber um pouco mais sobre o assunto, preparamos um pequeno artigo informativo sobre o tema. Continue lendo!

Algumas noções básicas

Você sabe que frutas um bebê pode comer?
Para evitar alergias alimentares, é preferível introduzir frutas aos poucos.

Primeiro temos que saber quando começar a dar frutas ao nosso pequenino. O ideal é fazê-lo a partir dos 6 meses porque, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o aleitamento materno é recomendado até essa idade.

Assim, as frutas terão que ser preparadas como suco ou papinha para dar aos poucos. Nesse sentido, é melhor iniciar esse processo com sucos, embora a sua primeira reação possa ser de rejeição.

Mas não devemos nos preocupar. Daremos um gole de vez em quando por alguns dias e, se ainda assim não quiser, experimentaremos um purê e seguiremos o mesmo procedimento. Aos poucos, o bebê vai se adaptando ao seu sabor e textura. Lembre-se de que, até então, ele apenas provou leite; tudo precisa de seu tempo.

Também é aconselhável pensar em alergias. Conforme indicado neste guia de alimentação elaborado por profissionais da Universidade de Lleida, os novos alimentos que estamos incorporando na alimentação do nosso filho devem ser introduzidos um a um, e aguardar pelo menos 3 dias para a introdução do próximo, monitorizando as possíveis reações alérgicas.

Nessas idades, uma crise desse tipo pode ser muito grave, por isso é aconselhável começar pelas frutas que apresentam menor risco. Nesse sentido, devemos descartar, por enquanto, kiwi, morango, melão e frutas tropicais.

Saiba quais frutas um bebê pode comer

Maçã

Além de seu sabor doce, é uma das frutas mais macias que existe, portanto, o risco de intolerância é mínimo. Os benefícios da maçã para o bebê são muito significativos.

  • Para começar, contém as fibras de que as crianças tanto precisam nestes momentos. Vários estudos, como este publicado na revista Nutrients, mostraram que a fibra garante a saúde intestinal ideal e ajuda a prevenir problemas. Nesta fase inicial da vida, o sistema digestivo dos bebês se ressente quando a dieta muda, por isso que a prisão de ventre é um problema muito frequente.
  • A maçã também é rica em cálcio, potássio e ferro, assim como em vitaminas A, B, C e E.
  • Além disso, como todos os alimentos deste tipo, também oferece o açúcar de que os bebês precisam para ter energia.

Ver também: 9 benefícios que você obtém quando consome maçã

Pera, uma das frutas que o bebê pode comer

Você sabe quais frutas um bebê pode comer?
As peras são excelentes por sua consistência e propriedades nutricionais.

Assim como acontece com a maçã, é pouco provável que o bebê tenha uma reação alérgica ao consumir peras.

  • Tem um alto teor de minerais: potássio, magnésio e cálcio.
  • Por outro lado, oferece uma dose extra de energia por conter carboidratos de absorção lenta, ao mesmo tempo em que fortalece o sistema imune com seu teor de vitamina C. Como aponta esta pesquisa publicada no American Journal of Lifestyle Medicine, ajuda a prevenir resfriados.
  • Também conta com ácido fólico e antioxidantes naturais.
  • Para terminar, a pera também se destaca por seu teor de fibra e ácidos graxos poli-insaturados.

A maçã e a pera são a resposta segura para aqueles que se perguntam quais frutas um bebê pode comer. Como prova de sua suavidade, basta perceber que até mesmo os adultos optam por elas quando estão com algum problema de estômago.

Recomendamos ler: Benefícios de consumir peras

Bananas

Antes de preparar qualquer receita com banana, lembre-se de retirar os filamentos que elas costumam ter. Depois de fazer isso, você terá à sua disposição um excelente alimento para o seu bebê. A forma mais simples de consumo é papinha de banana.

Como se sabe, essa fruta constitui uma boa fonte de carboidratos. Por isso, é recomendável para dar à criança quando precisar de energia para brincar. No entanto, é preferível que a consuma no meio da manhã ou no almoço. Assim, o corpo absorverá melhor toda a sua fibra, potássio e minerais.

É importante acostumarmos nossos filhos a comer frutas desde pequenos, não só para aproveitar seus nutrientes, mas porque lhes ajudará a evitar outros alimentos muito prejudiciais para eles.

As frutas fornecem uma grande quantidade de açúcares naturais, um elemento que nosso corpo precisa. Assim, quando não comemos frutas, recorremos a um outro tipo de alimentos, como doces industrializados, que só causam danos ao nosso organismo. Portanto, o desejável é acostumá-los a comer sempre frutas e afastá-los dos açúcares refinados, para manter a sua boa saúde.

Pode interessar a você...
Reduza as cólicas do bebê com estes 4 remédios caseiros
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Reduza as cólicas do bebê com estes 4 remédios caseiros

As cólicas do bebê são muito frustrantes, quem teve filhos sabe disso. Ele chora durante horas, pode ser desesperador. Saiba como resolver isso.