Venoruton: o que é e para que serve?    

8 de janeiro de 2020
O Venoruton é indicado para o alívio dos sintomas relacionados à insuficiência venosa leve das extremidades inferiores, em adultos.   

Venoruton é um medicamento que pertence ao grupo de vasoprotetores sistêmicos, ou seja, medicamentos que protegem os vasos sanguíneos. Sua substância ativa são as oxerutinas.

É indicado em adultos para o alívio de sintomas relacionados à insuficiência venosa leve das extremidades inferiores. Dentre os sintomas que podem aparecer estão:

  • Dor
  • Sensação de peso
  • Aperto
  • Formigamento
  • Comichão
  • Pernas com varizes
  • Pernas inchadas

O que é insuficiência venosa leve? 

Pernas com varizes

A sensação de pernas pesadas pode se dever à insuficiência venosa leve. Quando sofremos deste distúrbio as veias das pernas não retornam o sangue ao coração corretamente. Muitas vezes esta doença é acompanhada pelo aparecimento de varizes e pernas cansadas.

Essa condição não representa um problema sério para a nossa saúde nos estágios iniciais, mas seus sintomas reduzem nossa qualidade de vida. Para evitá-la é aconselhável ter hábitos saudáveis ​​e seguir um tratamento eficaz.

Quais são os fatores de risco para sofrer de insuficiência venosa? 

Existem vários fatores de risco que favorecem o desenvolvimento de insuficiência venosa leve. Entre eles estão:

Idade e herança genética 

Ao longo dos anos é mais provável que soframos dessa condição. No entanto, a insuficiência venosa leve está associada à herança familiar. Por esse motivo, o risco de sofrer é maior se seus pais a apresentarem.

Gravidez

A pressão exercida pelo bebê, bem como as alterações hormonais que ocorrem durante a gravidez, podem facilitar o aparecimento de varizes e da insuficiência venosa leve.

Sexo 

Existe uma associação entre ser mulher e o desenvolvimento de insuficiência venosa leve. Isto se deve principalmente aos efeitos das alterações hormonais características do sexo feminino.

Descubra também: Como fazer uma pomada para as varizes à base de alho e limão

Vida sedentária 

O estilo de vida sedentário, assim como permanecer imóvel por longos períodos de tempo, faz com que o sangue não circule adequadamente. Dessa forma, há um aumento da pressão arterial nas veias, causando sua dilatação.

Excesso de peso

Obviamente, com maior peso, maior a pressão nas pernas e, portanto, nas veias. Por isso, quanto maior o excesso de peso, maior o risco de insuficiência venosa leve.

Como o venoruton funciona? 

Pernas perfeitas

Este medicamento, por sua composição, alivia os sintomas de insuficiência venosa leve, graças ao seu efeito triplo:

  • Ação antioxidante: Esse efeito se deve ao fato de fortalecer e proteger as paredes dos vasos sanguíneos.
  • Reduz o inchaço das pernas e a dor.
  • Facilita a microcirculação e melhora a oxigenação a nível local.

Se presenta na forma de envelopes com pó para solução oral; tem um aroma de laranja. O cronograma de administração é de um envelope por dia. A melhora dos sintomas geralmente ocorre nas duas primeiras semanas de tratamento.

Sob orientação do seu médico, você pode continuar com o tratamento com venoruton por até dois ou três meses. No entanto, se os sintomas não melhorarem nas duas primeiras semanas, consulte o seu médico.

Contraindicações e precauções especiais para utilização 

A hipersensibilidade às oxerutinas ou a qualquer um dos excipientes da composição de venoruton é uma das contraindicações que pode ter este medicamento.

Em relação à situação da gravidez, existem dados de mulheres grávidas que indicam que as oxerutinas não produzem má formação ou toxicidade fetal. Portanto, se necessário, pode ser considerado o uso deste medicamento durante a gravidez.

No entanto, com base nas recomendações de segurança geralmente aceitas, as oxerutinas não devem ser usadas durante os primeiros três meses de gravidez.

Por outro lado, deve-se ter cuidado com o uso em pessoas com edema nas pernas devido a doenças cardíacas, hepáticas ou renais. Isso ocorre porque não foi demonstrado o efeito das oxerutinas nesses casos.

Você também pode estar interessado: Descubra três sucos excelentes para favorecer a circulação das pernas

Possíveis efeitos colaterais do venoruton 

Certamente, como todos os medicamentos, este fármaco pode causar alguns efeitos adversos. Você deve parar de tomar este fármaco se sofrer de um dos seguintes sintomas:

  • Dificuldade para respirar ou engolir.
  • Inchaço da face, lábios, língua ou garganta.
  • Comichão intensa na pele, com erupção cutânea e urticária.

Além disso, mais raramente, podem ocorrer outros sintomas como flatulências, diarreia, desconforto estomacal e dor abdominal.

Conclusão sobre o uso do venoruton 

Em conclusão, o venoruton pode ajudar a aliviar os sintomas de insuficiência venosa leve. Porém, para obter melhores resultados, tente levar um estilo de vida saudável exercitando-se regularmente e mantendo um peso adequado.

 

  • Riccioni C., S. R. I. A. P. G. L. M. (2004). Effectiveness of Troxerutin in association with Pycnogenol® in the pharmacological treatment of venous insufficiency [Efficacia della Troxerutina associata al Pycnogenol® nel trattamento farmacologico dell’insufficienza venosa]. Minerva Cardioangiologica.

  • Mege Navarrete, M. (2012). Insuficiencia venosa de extremidades inferiores. Facultad de Medicina de La Universidad de Chile.

  • Suñé Ysamat, B. (1985). Insuficiencia venosa. Revista de Enfermeria (Barcelona, Spain).