Vários cultivos fáceis para iniciar uma horta em casa

31 de outubro de 2019
Aprenda a cultivar de maneira fácil em sua própria horta usando elementos básicos. Às vezes é tão simples quanto colocar uma semente da planta em um vaso pequeno.

Antes de escolher qualquer cultivo, você tem que saber que há alguns mais fáceis e outros mais difíceis de manter em seu jardim ou horta. Portanto, você precisa começar com cultivos fáceis, para iniciar um jardim ou horta em casa.

Coisas para manter em mente em sua horta

No começo, três coisas a considerar ao escolher um cultivo ou outro:

  • Será mais fácil cuidar de jardins com vegetais que não se contaminem com fungos e mofo.
  • As plantas de jardim que podem ser cultivadas ao longo do ano darão mais produtividade.
  • Plantas que sejam resistentes às adversidades ambientais e fáceis de manusear.

Por tudo isto, as plantas que crescem no seu jardim devem ser aquelas que crescem rapidamente ou estejam bem protegidas (tubérculos).

Descubra: Como preparar produto de limpeza ecológico com cascas de batata

Alguns cultivos fáceis para uma horta em casa

Exemplo de cultivo em casa

Acelga

A acelga é um dos vegetais mais fáceis de manusear. Esta é resistente, e não nada propensa a sofrer de pragas. Além disso, ela pode ser cultivada durante todo o ano; talvez no inverno seja melhor não plantar por causa da possibilidade de geada.

O único problema é o seu tamanho, por isso você tem que deixar espaço entre elas. Finalmente, elas são de crescimento rápido, e com uma ou duas acelgas você pode alimentar uma família.

Alface

As alfaces são tão usadas em nossa dieta quanto são fáceis de cultivar. É uma das plantas mais rápidas de cultivar. Seu crescimento não leva mais de 5 semanas a partir do plantio da semente. Esta é a razão pela qual quase não tem parasitas: não dá tempo. E, como a acelga, elas podem ser cultivadas durante todo o ano. Claro, no verão você tem que atrasar a colheita para que não tenha um sabor amargo.

Rabanete

Os rabanetes superam as alfaces: são necessárias apenas 4 semanas. Além disso, recomenda-se alterar o substrato a cada duas semanas. Com isso, podem ser cultivados durante todo o ano.

Alho

O alho não é apenas fácil de crescer, mas também é necessário tê-lo nos jardins. O alho tem propriedades inseticidas que ajudarão a deter pragas e insetos no jardim. Além disso, é fácil de plantar. Só é necessário colocar um dente de alho no chão. Levará apenas alguns meses para saírem os alhos jovens, e 5 meses para ficarem secos. Não é necessário regá-los regularmente.

Cebola

Cebolas, assim como o alho, servem como inseticidas para o jardim. Como o alho, levará alguns meses para sair. E, por outro lado, elas podem ser colhidas moles ou secas. Elas não precisam de muito substrato nem de uma grande separação entre uma e outra. A única coisa necessária é colocá-las em um lugar onde tenham a luz do dia.

Talvez você esteja interessado: O que é a alimentação macrobiótica? Descubra com ela funciona

Outros cultivos

Cebola cultivada em casa

Cultivos menores, como ervas aromáticas, também são fáceis de cultivar na horta. E não só estas, também outros tubérculos. Portanto, não hesite em plantar manjericão, alho-poró, beterraba, ervilha ou nabo.

Ou seja, poderíamos fazer pratos inteiros apenas com as colheitas da sua horta de casa. Há também frutas e bagas fáceis de conseguir em uma horta. Poderíamos cultivar desde amoras a uvas, passando pelos limões ou melões.

Como cultivá-los? 

Às vezes é tão simples quanto colocar uma semente da planta em um vaso pequeno. Por exemplo, as ervas aromáticas não precisam de muito espaço e as sementes são fáceis de encontrar. Mas, se estivermos dispostos a usar vasos maiores, podemos plantar um minicampo de alfaces na varanda da nossa casa.

E se usarmos vasos mais profundos, cebolas, beterrabas e outros tubérculos serão muito fáceis de obter. Em suma, poderíamos não precisar passar pela quitanda para obter certos legumes ou ervas.

Salsa, manjericão, alecrim, tomilho, alface, acelga, lentilha, grão de bico, feijão… existem plantas infinitas que podem ser plantadas em um recipiente de iogurte ou um copo; e um pouco de algodão e água. Portanto, se você estiver disposto, recomendamos que inicie esta aventura. Uma vez que você começar verá como é fácil e vai pensar sobre as viagens que você poupou até o verdureiro da vizinhança.

Faça um ensopado de legumes com o que foi plantado no jardim da casa: pimentão, abobrinha, cebola, alho, tomate, alho-poró…