5 truques para repelir baratas sem usar inseticidas

· 8 de junho de 2018
Existe algum inseto mais nojento e chato do que as baratas? Se elas costumam passear pela sua casa e você quer afastá-las e até mesmo eliminá-las, aqui estão alguns elementos naturais que podem ajudá-lo.

Às vezes é inexplicável como um inseto tão pequeno pode causar tanto medo em algumas pessoas. Se não é medo, é repulsa; inevitavelmente sua presença lhe causará alguma sensação. Agora, você sabia que pode repelir baratas sem usar inseticidas? Se estiver interessado em conhecer esses métodos, continue lendo.

A barata é um dos insetos com maior presença no mundo. Elas se tornaram quase uma praga: elas têm a facilidade de se esconder em lugares de difícil acesso e de se reproduzir rapidamente.

Com relação às suas principais características, elas preferem os lugares úmidos e escuros para viver; principalmente se eles estiverem sujos. Além disso, elas usam suas antenas para se localizar nos espaços que habitam, visto que são quase cegas.

Se você quiser saber se há baratas em sua casa, um bom lugar para procurar é atrás ou embaixo da geladeira e da máquina de lavar. Além disso, o fogão e os móveis também são ótimas acomodações para elas.

Portanto, muitas pessoas procuram maneiras de impedir que elas cheguem até a casa. Felizmente, existem recursos naturais para evitar esses insetos.

Perigos de ter baratas em casa

Não se trata apenas de uma questão de pânico ou obsessão por limpeza. Na verdade, as baratas representam uma ameaça real para a saúde daqueles que vivem no local. Estas são as principais:

  • Elas transmitem doenças: na verdade, elas são grandes vetores para o transporte de micro-organismos, como bactérias, vírus, protozoários, ovos e fungos. Elas podem causar doenças como a gastroenterite, salmonela, leptospirose, cólera, intoxicação alimentar e tifo.
  • Elas contaminam os alimentos com facilidade, já que carregam bactérias nas pernas; isto é importante porque elas geralmente habitam a cozinha em busca de restos de comida.
  • Seus excrementos podem causar alergiascomo urticária, espirros e lacrimejamento.
Barata

Como repelir baratas sem usar inseticidas?

Agora, vamos passar para a parte principal do artigo. Aqui vamos oferecer alguns métodos para repelir baratas sem usar inseticidas, com produtos totalmente naturais e, principalmente, econômicos. Sua vantagem é que, diferentemente dos produtos químicos, eles não são tóxicos ou prejudiciais à saúde. 

1. Folhas de louro

As folhas desta aromática árvore europeia são grandes repelentes de baratas. Você só precisa picar as folhas e colocá-las nos lugares onde essas criaturas vagam à noite.

Obviamente, a limpeza desses locais será fundamental para garantir a eficácia deste método, assim como os demais descritos aqui.

2. Bicarbonato de sódio e açúcar

Bicarbonato de sódio ao resgate! Se você combinar uma xícara deste produto com outra de açúcar e polvilhar essa preparação ao redor da casa, você pode se livrar das baratas.

A explicação é simples: o açúcar, que é um alimento, atrai as baratas; então, o bicarbonato causará gases em seu corpo que serão letais.

3. Citronela

Uma planta extremamente eficaz para repelir não só as baratas, mas também mosquitos e outros insetos. Seu uso é simples, você só precisa seguir os passos listados aqui:

  • Faça bolas de algodão e coloque óleo de citronela em cada uma delas.
  • Coloque as bolas nos lugares onde as baratas podem surgir.

Outra opção: misture meia xícara de água e 5 gotas de óleo essencial de cipreste e 10 gotas de óleo de hortelã. Em seguida, borrife onde as baratas geralmente aparecem.

4. Bórax

Com tantos outros usos para a casa, o bórax também é importante para se livrar de pragas como as baratas. Como? Apenas espalhe-o pelos lugares onde esses insetos circulam. Ao encostar no produto, elas ficarão desidratadas e morrerão.

5. Terra de diatomácea

O último método para repelir baratas sem usar inseticidas que descreveremos a seguir é baseado na terra de diatomáceas. Este é um poderoso elemento orgânico que também ajudará a eliminar outras pragas da sua casa.

Barata morta

Basicamente, causa o mesmo efeito que o bórax: desidrata os insetos. A melhor coisa, além disso, é que a terra de diatomácea é segura, então você pode aplicá-la sem problemas perto da comida.

Funciona de maneira muito simples: basta espalhar no chão. Uma maneira muito prática de conseguir isso é usar uma meia cheia de terra diatomácea. Ao passar pela superfície desejada, ela deixará ligeiros traços desta substância branca que serão mais do que suficiente.

Como um conselho final, é importante acrescentar que há certos produtos aos quais devemos prestar atenção para evitar o aparecimento de baratas. Alguns deles são farinhas, cereais, carnes, açúcares, queijo, cola, couro e restos de plantas, entre muitos outros.

Isso, somado à boa higiene e aos métodos para repelir baratas sem o uso de inseticidas, permitirá que você tenha uma casa livre dessa praga. Quando este processo estiver concluído, você poderá dormir sabendo que nenhum invasor está andando pela sua cozinha.