Uvas passas: para que servem e como consumi-las?

· 22 de agosto de 2014
Recomenda-se o consumo de uvas passas para melhorar problemas oculares, já que ativam a circulação sanguínea e nutrem os capilares. Por serem ricas em cálcio, também protegem da osteoporose.

As uvas passas são obtidas ao desidratar as uvas frescas. São incluídas no grupo dos frutos secos, sendo um dos alimentos mais apreciados para cozinhar ou comer sem acompanhamento.

As uvas passas são preferidas pelas crianças, pelos que amam comida agridoce e pelos que desfrutam de doces. Possuem uma textura muito suave e carnosa.

Propriedades das uvas passas

Propriedades das uvas passas

São muitas as propriedades das uvas passas. A seguir, explicamos algumas delas como:

  • São energéticas
  • Fortalecem o sistema nervoso
  • Tratam a prisão de ventre
  • Favorecem a remineralização óssea
  • Reduzem o apetite
  • Neutralizam a acidose
  • Ajudam no cuidado dental
Uvas passas

Apesar de mencionarmos apenas essas propriedades, a uva passa é um alimento que pode fornecer muito mais benefícios.

1. São energéticas

Elas contêm todos os nutrientes oferecidos pela uva, porém mais concentrados. Oferecem um alto nível de carboidratos de absorção rápida e consistem de 70% de frutose.

São recomendadas para as crianças e os adolescentes por oferecerem muita energia. Também são recomendadas para os atletas que realizam muito diariamente.

Fornecem ferro, cobre e magnésio, por isso, são boas para situações de anemia. Também são recomendadas para aqueles que precisam ganhar peso.

Pode te interessar: 6 sucos saudáveis para prevenir e tratar a anemia

2. Fortalecem o sistema nervoso

São um alimento revigorante e reconstituinte, com altas doses de minerais e vitaminas, especialmente do grupo B. São recomendadas para os que sofrem de exaustão física, estresse ou fadiga crônica.

As uvas passas são recomendadas para os estudantes e os idosos porque melhoram as funções cerebrais e evitam problemas de perda de memória. São uma grande fonte de flavonoides, antioxidantes e miricetina, que podem proteger contra a doença de Alzheimer.

3. Tratam a prisão de ventre

Comer uvas passas é ideal para a prisão de ventre devido as suas propriedades laxantes suaves, aos seus ácidos orgânicos, a frutose e a pectina. Esta última ajuda a formar fezes mais volumosas. Seu consumo moderado diariamente pode ser bom para manter o intestino bem cuidado e, assim, prevenir o câncer de cólon.

Benefícios das uvas passas

4. Remineralizam os ossos

Possuem altas doses de cálcio e magnésio, nutrientes muito importantes no desenvolvimento ósseo. Por esse motivo, previnem o desenvolvimento de osteoporose e melhoram a saúde das articulações.

São recomendadas para as mulheres durante a gravidez ou o período de amamentação, por serem períodos em que as necessidades de cálcio são maiores. Também podem ajudar pessoas com artrite ou artrose porque possuem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias.

São adequadas para reduzir os efeitos nocivos dos alimentos “descalcificantes”, como são os refrigerantes ou o café.

5. Reduzem o apetite

Embora se fale que as uvas passas não são “permitidas” para pessoas obesas devido as suas calorias, está comprovado o contrário, já que reduzem o colesterol e o apetite, assim como oferecerem saciedade.

Isso sim, devem ser consumidas com moderação e sem abusar delas, já que, como dissemos anteriormente, fornecem muita energia; um abuso delas poderia contribuir para o aumento de peso. É preciso consultar um médico porque contêm muito açúcar.

6. Neutralizam a acidose

A acidose é em que o pH do sangue diminui, assim como acontece com os gases do sistema respiratório, algo muito prejudicial para nosso corpo porque pode causar cálculo renal, gota, tumores, câncer, artrite, perda de cabelo ou doenças de pele.

As uvas passas contêm muito potássio e magnésio e servem para neutralizar o desenvolvimento desses ácidos.

7. Ajudam no cuidado dental

Um dos componentes das uvas passas é o ácido oleanólico, que desempenha um papel fundamental na proteção dos dentes contra as cáries, contra a sensibilidade e a fragilidade dentária.

Impedem o crescimento das principais bactérias responsáveis pelas cáries e pelo placa. Além disso, por se tratar de um alimento com muito cálcio, evita rupturas ou danos no esmalte dos dentes.

Como consumir as uvas passas?

passas6

As uvas passas são mais do que deliciosas e podem ser consumidas sem acompanhamento ou em diferentes sobremesas e pratos agridoces.

Leia: 7 alimentos deliciosos e saudáveis para incluir em sua dieta

Algumas das receitas com mais destaque ​​para desfrutar das uvas passas são:

  • Acelgas refogadas com passas e batatas
  • Lombo de porco com passas e pinhões
  • Sorvete de coco e passas
  • Arroz com laranja e passas
  • Macarrão com nozes e passas
  • Maçãs assadas com passas
  • Pudim de pão com passas e gotas de chocolate

Imagens: Cortesia de Cary Bass Deschenes, Jenn Durfey, Larry & Teddy Page, Jim Champion.