7 alimentos deliciosos e saudáveis para incluir em sua dieta

Desfrutar de alimentos deliciosos e saudáveis ​​todos os dias não só nos ajudará a cuidar de nós mesmos e a maximizar nossa sensação de bem-estar, como também nos ajudará a manter um peso adequado.
7 alimentos deliciosos e saudáveis para incluir em sua dieta

Última atualização: 18 Março, 2021

Manter uma alimentação saudável não precisa ser sinônimo de passar fome ou comer alimentos e combinações se, sabor, porque a verdade é que você pode desfrutar de alimentos deliciosos.

Embora seja verdade que é importante moderar o número de calorias, existem preparações repletas de bom sabor que podem ser consumidas sem remorsos.

Algumas receitas permitem controlar aquela sensação de ansiedade por comer que nos leva a excessos e podem fornecer energia para um melhor desempenho físico e mental.

O melhor de tudo é que elas são perfeitas para aquelas pessoas que não têm muito tempo. São preparadas em questão de minutos e seus ingredientes são fáceis de encontrar.

A seguir, comentaremos 7 boas recomendações de alimentos deliciosos e saudáveis para incluir em sua dieta hoje mesmo.

1. Torrada com creme de abacate

Torrada com abacate

Uma simples torrada com abacate pode ser o lanche perfeito para acalmar a sensação de fome entre as refeições. Na verdade, quando acompanhada de um ovo cozido, também é uma ótima opção para o café da manhã.

Esta simples combinação de ingredientes fornece carboidratos e ácidos graxos essenciais, que servem como fonte de “combustível” para o corpo.

Contém vitamina E e ômega 3, nutrientes que promovem o bom funcionamento do sistema cardiovascular.

2. Salada verde

Você quer comer algo leve e 100% saudável e rápido? Uma ótima opção são as saladas, que não saem de moda, permitem diversas combinações e também podem te ajudar a aumentar o consumo de vegetais e outros alimentos nutritivos, como as oleaginosas, por exemplo.

Os legumes e vegetais frescos contêm grandes quantidades de antioxidantes, vitaminas e minerais que reforçam as defesas para prevenir doenças.

Seu alto teor de fibras melhora a digestão e prolonga a sensação de saciedade para evitar a ansiedade por comer e as respectivas “beliscadas” de alimentos industriais cheios de calorias.

Eles podem ser combinados com atum, carnes magras, ovos e outras fontes de proteína e gorduras saudáveis.

3. Sopa de legumes, a entrada perfeita para suas refeições deliciosas e saudáveis

Sopas e cremes de legumes são alimentos deliciosos e saudáveis

Sopas e cremes podem ser alimentos deliciosos. Portanto, vale a pena lhes dar uma oportunidade. Fornecem vários nutrientes essenciais, ajudam a saciar o apetite e, além disso, são facilmente preparadas.

  • A combinação de vegetais fornece ao organismo fibra alimentar, antioxidantes e carboidratos facilmente assimiláveis.
  • As sopas e cremes podem ser preparados com a adição de carnes ou legumes. São energéticas, hidratantes e reconfortantes. Além disso, podem ser consumidos com um toque de queijo ralado ou alguns croutons.

4. Massa com legumes

A massa integral com legumes é uma dessas comidas deliciosas que podem ser incluídas na dieta, mesmo se o objetivo for perder peso. É rápida de preparar, contém nutrientes interessantes e é muito fácil de fazer.

A massa integral contêm carboidratos que aumentam a sensação de energia e desempenho. Combinadas com legumes, fornecem uma dose extra de vitaminas e minerais que protegem o corpo.

Para evitar danos à sua qualidade nutricional, é melhor evitar a adição de gorduras saturadas, como creme de leite, manteiga ou queijo.

5. Peito de frango grelhado

Alimentos deliciosos e saudáveis

O peito de frango grelhado não tem tanta fama pois é considerado “sem graça” por algumas pessoas. A verdade é que é uma das carnes mais saudáveis e pode ser preparada como parte de um prato cheio de deliciosos sabores.

A chave é marinar o frango antes de sua preparação. Assim, com ervas e especiarias, ele ficará com um sabor forte e requintado.

Outra opção, embora com mais calorias, é fazê-lo com cebola caramelizada ou algum molho.

6. Lasanha de berinjela

Você está buscando um prato diferente e delicioso? Que tal uma lasanha de berinjela? Embora a receita típica seja uma refeição de alto teor calórico, esta opção com vegetais é mais leve e perfeita para qualquer ocasião.

No lugar da massa de farinha, as berinjelas são usadas como camadas para moldar a lasanha. O interior será recheado com verduras, legumes, e molho branco com queijo.

Além disso, se adiciona cebola, alho, espinafre, e todos os ingredientes desejados. O resultado?Um prato saciante e cheio de fibras, vitaminas e minerais.

7. Batatas assadas

Batatas ao forno

Em vez de comprar pacotes de batatas fritas, por que não preparar deliciosas batatas assadas para o almoço ou o lanche?

Basta cortar as batatas em tiras ou fatias e assá-las, até ficarem macias ou crocantes. Em seguida, antes de servi-las, você pode temperar com especiarias, como o coentro ou o orégano.

Este aperitivo simples e delicioso irá acalmar os desejos que muitas vezes estragam a dieta.

Comer saudável não significa renunciar alimentos deliciosos

Como você acabou de ver, comer de forma saudável não significa restringir os sabores ou grupos de alimentos nem comer refeições sem sabor. Basta fazer combinações saudáveis, sempre moderando as porções. 

Se tiver dúvidas sobre como fazer uma alimentação balanceada, de acordo com as necessidades do seu corpo, consulte um nutricionista.

Pode interessar a você...
3 dietas muito eficazes para perder peso
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
3 dietas muito eficazes para perder peso

Milagres não existem. Conheça três dietas eficazes para perder peso de maneira progressiva, saudável, equilibrada e sem sofrimentos.