7 alimentos deliciosos e saudáveis para incluir em sua dieta

· 23 de abril de 2018
A chave para o sucesso de uma dieta é encontrar alimentos deliciosos e saudáveis que você realmente goste de comer. Conheça algumas alternativas!

Para ter uma dieta equilibrada você não precisa limitar suas refeições a combinações sem muito saborEmbora seja verdade que é importante moderar o número de calorias, existem diversos alimentos deliciosos e saudáveis que podem ser consumidos sem remorso.

Preparar estas receitas permite controlar a sensação de ansiedade que nos leva a excessos. Além disso, garante uma fonte significativa de energia para ter um melhor desempenho físico e mental nas atividades do dia.

O melhor de tudo é que elas são perfeitas para aquelas pessoas que não têm muito tempo. São preparadas em questão de minutos e seus ingredientes são baratos, e geralmente já estão na despensa da casa.

Você se anima? Descubra 7 boas recomendações de alimentos deliciosos e saudáveis para incluir em sua dieta hoje mesmo.

Alimentos deliciosos e saudáveis para o dia a dia

1. Torrada com creme de abacate 

Torrada com abacate

Uma simples torrada com abacate pode ser o lanche perfeito para acalmar a sensação de fome entre as refeições. Na verdade, quando acompanhada de alimentos como ovo cozido, também é uma ótima opção para o café da manhã.

  • Esta simples combinação de ingredientes fornece carboidratos e ácidos graxos essenciais, que servem como fonte de “combustível” para o corpo.
  • Contém vitamina E e ômega 3, nutrientes que promovem o bom funcionamento do sistema cardiovascular.

2. Salada verde

Você quer comer algo leve e 100% saudável? As saladas não saem de moda! Quando elas são feitas com vegetais verdes, têm múltiplos benefícios para a saúde e o peso corporal.

  • Legumes e vegetais frescos contêm grandes quantidades de antioxidantes, vitaminas e minerais que reforçam as defesas para prevenir doenças.
  • Seu alto teor de fibras melhora a digestão e prolonga a sensação de saciedade para evitar “beliscar” pratos recheados de calorias.
  • Eles podem ser combinados com atum, carnes magras, ovos e outras fontes de proteína e gorduras saudáveis.

3. Sopa de legumes

Sopa de legumes

Existem dezenas de receitas de sopas de vegetais que complementam a dieta. Trata-se de um prato típico, ideal para o almoço ou jantar, que fornece importantes nutrientes essenciais e tem um forte efeito saciante.

  • A combinação de vegetais fornece ao organismo fibra alimentar, antioxidantes e carboidratos facilmente assimiláveis.
  • É energética, fortalece as defesas e ajuda a aliviar o processo de digestão.
  • Pode ser preparada com a adição de carnes ou legumes.

4. Massa com legumes

Não toma muito tempo, contém nutrientes interessantes e é preparada com muita facilidade. O macarrão com legumes é um prato leve que pode ser incluído na dieta regular, mesmo se o objetivo for perder peso.

  • As massas integrais contêm carboidratos que aumentam a sensação de energia e melhoram o desempenho corporal.
  • Combinadas com legumes, fornecem uma dose extra de vitaminas e minerais que protegem o corpo.
  • Para evitar danos à sua qualidade nutricional, é melhor evitar a adição de gorduras saturadas, como creme de leite, manteiga ou queijo.

5. Peito de frango grelhado

Peito de frango

O peito de frango grelhado é considerado “sem graça” por muitas pessoas. A verdade é que é uma das carnes mais saudáveis e pode ser preparada como parte de um prato cheio de deliciosos sabores.

  • A chave é marinar o frango antes de sua preparação. Assim, com ervas e especiarias, ele ficará com um sabor forte e requintado.
  • Outra opção, embora com mais calorias, é fazê-lo com cebola caramelizada ou algum molho.

6. Lasanha de berinjela

Você está buscando um prato diferente e delicioso? Que tal uma lasanha de berinjela? Embora a receita típica seja uma refeição de alto teor calórico, esta opção com vegetais é mais leve e perfeita para qualquer ocasião.

  • No lugar da massa de farinha, as berinjelas são usadas como camadas para moldar a lasanha.
  • O interior será recheado com verduras, legumes, e molho branco com queijo.
  • Além disso, adicionamos cebola, alho, espinafre, e todos os ingredientes desejados.
  • O resultado? Um prato saciante e cheio de fibras, vitaminas e minerais.

7. Batatas assadas

Batatas ao forno

Em vez de comprar pacotes de batatas fritas, por que não preparar deliciosas batatas assadas para o almoço ou o lanche?

  • Basta cortar as batatas em tiras ou fatias e assá-las, até ficarem macias ou crocantes.
  • Em seguida, antes de servi-las, você pode temperar com especiarias, como o coentro ou o orégano.
  • Este aperitivo simples e delicioso irá acalmar os desejos que muitas vezes estragam a dieta.

Como você acabou de ver, comer de forma equilibrada não significa restringir os sabores ou grupos de alimentos. Basta fazer combinações saudáveis, sempre moderando as porções.