É bom usar sapatos planos diariamente?
Revisado e aprovado por o médico Carlos Fabián Avila
Você sente dor nos pés e não sabe por quê? Faz exercícios com muita frequência, aquece e alonga antes e depois. No resto do tempo, usa o carro para se locomover. Em casa usa os mesmos chinelos de sempre…
Apesar de tudo, a dor persiste. Você não sabe o que fazer, mas a pontada incômoda não te deixa aproveitar o dia a dia como gostaria. Onde está o problema?
Talvez você esteja usando o calçado errado. Quase todo mundo sabe que usar sapatos de salto alto diariamente é prejudicial. Por isso, algumas pessoas decidem reduzir seu uso.
No entanto, poucos conhecem as consequências negativas de usar sapatos planos. A priori, é mais confortável e parece que o pé sofre menos. No entanto, nem sempre é assim.
Observe a sola do seu pé: você nota a curvatura? Isso é um indicador de que precisamos de uma certa altura para caminhar, respeitando a morfologia dessa parte do corpo.
Leia mais: 7 benefícios de caminhar todos os dias
Ao caminhar, o pé impacta contra o solo. Assim, quando usamos sapatos planos continuamente, desprotegemos a região.
Portanto, se não variamos a altura de nosso calçado, iremos castigar o corpo, o que terá consequências no lugar onde todo o nosso peso se apoia.
Consequências de usar sapatos planos diariamente
O desencadeante de todos os males se chama fascite plantar. Trata-se de uma condição que ocorre quando danificamos o tendão que conecta o calcanhar com a parte da frente do pé.
Ele pode acabar prejudicado quando usamos sapatos planos diariamente, já que não se adapta à forma do arco. O pé sofre muito porque, na realidade, é nosso último suporte.
- Essa patologia pode ser percebida quase a olho nu, pois diminui a altura que separa o chão do ponto mais elevado de nossos pés.
- Para resumir, diremos que usar esse tipo de calçado poderia culminar em um quadro de pés planos.
Como dizíamos, as extremidades inferiores são muito importantes para o equilíbrio. Nessa linha, em seguida da falha que ocorre aqui, ocorrem outras nos músculos devido ao esforço extra necessário.
Enquanto alguns são liberados de trabalhar, outros têm que continuar com essa atividade. Assim, ocorre uma série de inflamações que provocam fortes dores nas costas, quadris, tornozelos, etc.
Além disso, essa dificuldade piora quando, de maneira inconsciente, mudamos nossa forma de caminhar para tentar reduzir os incômodos.
Longe de conseguir o que queremos, o que fazemos é intensificar o problema, levando em conta que adotamos uma posição antinatural.
Pense nisso: quando um músculo se inflama, desloca o osso que o recobre, e esse movimento faz com que o outro se irrite. Por isso, o processo vai se expandindo sem que nos demos conta.
Como cuidar dos pés
Se usar sapatos de salto alto diariamente não é bom e se os sapatos planos também não são ideais, o que podemos fazer? Siga nossos conselhos e você notará um alívio considerável.
Use palmilhas
Felizmente, os produtos ortopédicos estão se tornando cada dia mais acessíveis. Além disso, os negócios relacionados a esse ramo da medicina se multiplicaram.
O melhor é usar uma palmilha que tenha uma altura de 1 ou 2 centímetros.
Troque de sapato
Como acontece com quase tudo, os excessos não são bons. O ponto médio é o mais recomendável.
Levando isso em conta, aconselhamos variar todos os dias, ou a cada dois dias, o tipo de sapato que você usa.
Dessa maneira, os pés viverão momentos de esforço e descanso, de modo que iremos otimizar suas forças. Graças a isso, alcançaremos uma higiene postural que beneficiará todos os nossos tecidos.
Use chinelos de casa com palmilhas de silicone
O tempo que passamos em casa também é importante. Temos que nos cuidar a todo momento e em todos os lugares. Por isso, também devemos ser precavidos com os sapatos que usamos em casa.
A maioria dos chinelos ou pantufas costuma ser plana, por isso é desejável usar uma palmilha de silicone com as mesmas características das usadas nos sapatos de rua.
Queremos deixar claro que, embora o sapato plano seja mais saudável que os sapatos de salto, deveríamos levar em conta a nossa estrutura óssea.
Dessa forma, podemos adaptar nossas roupas e acessórios a essas características, já que não se trata de uma questão de conforto, e sim de saúde.
Estar confortável ou se sentir bonita não pode ser um obstáculo para o nosso bem-estar.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Etxebarria-Foronda, Iñigo, et al. “Tratamiento del pie plano flexible infantil con la técnica de calcáneo-stop.” Gaceta Médica de Bilbao 103.4 (2006): 149-153.
- Molina, Andrea Manent, et al. “Zapato plano en la artrodesis de la primera metatarsofalángica,¿ por qué no?.” Revista del Pie y Tobillo 30.1 (2016): 21-27.
- Revenga-Giertych, C., and M. P. Bulo-Concellón. “El pie plano valgo: evolución de la huella plantar y factores relacionados.” Revista de ortopedia y traumatología 49.4 (2005): 271-280.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.