Por que a urtiga faz bem para o cabelo?
Você sabia que a urtiga faz bem para o cabelo e é uma planta conhecida por ajudar a combater a caspa e a queda dos fios? Sim, esta planta cresce espontaneamente em muitos lugares é uma poderosa aliada para cuidar da saúde capilar.
O cabelo demanda certos cuidados, pois pode ser afetado por diversos fatores ambientais. Somado a isso, a ação dos radicais livres sobre o couro cabeludo é bastante forte. Causa deterioração da pele e, ao longo do tempo, provoca o aparecimento de caspa e outras doenças.
Felizmente, para cuidar da saúde de nosso cabelo existem várias alternativas para reparar os danos e promover o crescimento, aumentar o brilho, e assim por diante. Cabe destacar que a maioria das alternativas mais benéficas tem origem natural.
Urtiga
Dentre as alternativas que reino vegetal oferece se destaca a urtiga, uma planta muito comum. Cresce em regiões úmidas, geralmente perto de uma fonte de água (lago, rio, lagoa, etc.). De fato, faz parte do grupo de “ervas daninhas” que, muitas vezes, buscamos eliminar da nossa horta ou jardim.A urtiga é uma planta que se caracteriza por ter várias propriedades: anti-bacterianas, depurativas e anti-inflamatórias. Seu uso na medicina pode ser variado, mas tende a ser consumida em chás ou tônicos.
Em lojas de produtos naturais ela pode ser encontrada em cápsulas. Embora seja a apresentação menos conhecida, também é benéfica. Também pode ser ingerida diretamente (em saladas, por exemplo).
Como a urtiga faz bem para o cabelo?
A urtiga é muito útil para o cuidado do cabelo, pois ajuda a regular a produção de oleosidade no couro cabeludo e a liberar as toxinas acumuladas. Em consequência, favorece a saúde capilar.
As pessoas que conhecem esta planta costumam incluir algumas folhas dentro de seu xampu para aproveitar seus benefícios. Por outro lado, também podemos incluí-la em máscaras capilares caseiras, tônicos, etc.
A urtiga é uma planta rica em vitaminas do grupo A, B, C, e em minerais como o ferro, cálcio, enxofre, magnésio ou zinco.
1. Previne a queda do cabelo
A urtiga faz bem para o cabelo pois, ao estimular a circulação sanguínea, os folículos capilares se fortalecem e isso evita tanto o enfraquecimento quanto a queda dos fios.
2. Regula a produção de oleosidade
De todos os tipos de cabelos que existem, o oleoso é um dos mais complicados de cuidar diariamente. No entanto, é um problema muito comum e que tem solução.
O excesso de sebo e o acúmulo de partículas estranhas podem ser algo muito incômodo. Felizmente, uma planta como a urtiga ajuda a regular a oleosidade dos fios. Como ela faz isso? Ao depurar as toxinas do cabelo e combater as bactérias que causam o aumento na produção de sebo no couro cabeludo.
3. Fortalece o cabelo
Diante dos benefícios anteriores, o cabelo fica muito mais forte quando se utiliza a urtiga regularmente. No entanto, o grande segredo desta planta não só reside no fato de ser rica em vitaminas e minerais, mas também por ser uma fonte de hidratação poderosa.
Desta forma, ao limpar e hidratar o cabelo, favorece o aumento de volume e a qualidade dos novos fios que estão em crescimento. Por isso, depois de apenas uma semana de uso, o cabelo adquire um aspecto muito mais saudável. Depois de um mês, a pessoa já apresentará madeixas incríveis.
Como aproveitar esta planta
Para aproveitar os benefícios desta planta, você pode preparar um chá. Para isso, reúna uma boa quantidade de folhas de urtiga fresca.
Depois, coloque-as numa panela para ferver com 200 ml de água. Quando a água começar a ferver, adicione as folhas e abaixe o fogo. Espera 5 minutos e desligue o fogo.
Você pode beber esta infusão ou aplicá-la no cabelo depois de tê-lo lavado com o seu xampu habitual. Repita este procedimento com frequência e, pouco a pouco, você verá os resultados.
Também é possível aproveitar as folhas da planta ao incluí-las em sucos verdes, ensopados, saladas, etc. Use a sua criatividade e comprove como a urtiga faz bem para o cabelo!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Anoniem. (2003). Stinging nettle. Journal of Allergy and Clinical Immunology. https://doi.org/10.1109/OFS.2002.1000562
- Di Virgilio, N., Papazoglou, E. G., Jankauskiene, Z., Di Lonardo, S., Praczyk, M., & Wielgusz, K. (2015). The potential of stinging nettle (Urtica dioica L.) as a crop with multiple uses. Industrial Crops and Products. https://doi.org/10.1016/j.indcrop.2014.08.012
- Ahmed KK, M., & Parsuraman, S. (2016). Urtica dioica L., (Urticaceae): A Stinging Nettle. Systematic Reviews in Pharmacy. https://doi.org/10.5530/srp.2014.1.3
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.