Unhas fortes graças ao alho

Embora existam remédios naturais para fortalecer as unhas, uma dieta saudável e completa é a chave para que elas cresçam fortes e saudáveis.
Unhas fortes graças ao alho

Última atualização: 22 Agosto, 2021

Além de melhorar nossa presença e aparência física, as unhas têm uma função protetora muito importante para nossas mãos e pés. Por isso, é fundamental cuidar delas e manter as unhas fortes e saudáveis.

Muitas vezes nossas unhas ficam destruídas: nós as roemos, batemos, enfraquecemos com esmaltes, elas quebram, ficam em camadas, são irregulares, etc. Com esta receita que apresentamos a seguir, você poderá conseguir as unhas que sempre quis ter.

Devemos saber que as unhas são uma proteção para os nossos dedos e são um reflexo da nossa saúde geral. Além disso, as bactérias se acumulam sob as unhas; portanto, uma boa higiene diária é essencial.

A seguir, ensinamos como fazer um esmalte de maneira simples para manter as unhas fortes e ajudá-las a crescer.

O alho ajuda a fortalecer as unhas

O que precisamos fazer para ter unhas compridas e fortes?

Faremos um esmalte transparente com alho e iodo (opcional). Ele nos ajudará a fazer as unhas crescerem mais fortes e livres de infecções. O alho é um poderoso agente antibacteriano e o iodo pode ajudar a fortalecer as unhas.

Ingredientes

  • Esmalte transparente, contendo o mínimo possível de compostos químicos.
  • 1/4 de dente de alho.
  • Opcional: iodo incolor ou branco (disponível em farmácias) (10 gotas).
Esmalte caseiro de limão e alho para fortalecer as unhas

Preparo

  • A primeira coisa que você deve fazer é formar um buraco no esmalte transparente e, primeiro, adicionar e misturar o iodo, se for adicioná-lo.
  • Em seguida, pique o alho o máximo que puder e adicione ao esmalte.
  • Por fim, mexa bem e deixe repousar alguns dias.
  • O alho protegerá a mistura contra a invasão de microrganismos. No entanto, você pode descartar o esmalte após um mês.

Aplicação

  • Aplique o esmalte no máximo uma vez por semana.
  • Você pode aplicar esmalte colorido por cima, mas nós não recomendamos fazer isso.
  • Depois de alguns dias, remova o esmalte.
  • Para diminuir o cheiro de alho, você pode lavar as mãos com suco de limão. Isso também ajudará a remover manchas das unhas. Evite a exposição ao sol ou a agentes químicos após usar limão.

Não se esqueça de cuidar das suas unhas. As mãos são uma parte importante do corpo. Elas parecem insignificantes, mas mãos bem cuidadas com unhas fortes e saudáveis podem lhe dar uma aparência melhor.

Lembre-se de consultar um dermatologista se tiver problemas com este remédio. Não se esqueça de que a moderação no uso é fundamental. Qualquer produto que aplicamos na pele é parcialmente absorvido, então um excesso de iodo pode acabar comprometendo a nossa tireoide. A nutrição adequada é essencial para que nossas unhas cresçam fortes e saudáveis.

Pode interessar a você...
Como endurecer as unhas naturalmente? 5 dicas
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Como endurecer as unhas naturalmente? 5 dicas

Atualmente, existem muitos métodos e tratamentos cosméticos que ajudam a endurecer as unhas naturalmente. Saiba mais neste artigo.



  • Capriotti, K., & Capriotti, J. A. (2015). Onychomycosis treated with a dilute povidone-iodine/dimethyl sulfoxide preparation. International medical case reports journal8, 231-3. doi:10.2147/IMCRJ.S90775
  • Goncagul, G., & Ayaz, E. (2010). Antimicrobial effect of garlic (Allium sativum) and traditional medicine. Journal of Animal and Veterinary Advances. https://doi.org/10.3923/javaa.2010.1.4
  • MedlinePlus: Enfermedades de las uñas. https://medlineplus.gov/spanish/naildiseases.html