Logo image
Logo image

Um sobrinho é o melhor presente que um irmão pode dar

4 minutos
Esta é uma relação muito especial. Os tios são mentores, confidentes e companheiros de brincadeiras para os sobrinhos, estas pessoinhas capazes de despertar os sentimentos mais amáveis.
Um sobrinho é o melhor presente que um irmão pode dar
Bernardo Peña

Escrito e verificado por o psicólogo Bernardo Peña

Escrito por Raquel Aldana
Última atualização: 14 março, 2023

Ter um sobrinho é uma benção, o presente mais maravilhoso que um irmão pode dar ao outro. Há muitas razões pelas quais isso é verdade, entre outras porque a sua inocência e a sua alegria colocam de cabeça para baixo a vida familiar.

Suas pequenas mãozinhas, sua vontade de passear pela vida, sua alegria, seu entusiasmo, seus sorrisos, seus prantos, seu amor, sua vontade, seus olhos brilhantes e sua expectativa diante do mundo que tem para explorar.

Ter sobrinhos é algo inigualável, porque ser tio significa muito mais do que podemos descrever com palavras. É fascinante a relação tão especial que se estabelece e o quão generosa ela é em amor.

Some figure

Somente os tios podem dar abraços como os pais, guardar segredos como irmãos e compartilhar alegrias como amigos.

O que aprendemos ao ter um sobrinho

Primeiro aprendizado: você aprende a amar de maneira incondicional

Se você ainda não tiver filhos, um sobrinho irá ensinar a você o que é o amor incondicional. É fabulosa a sensação de poder dar tudo por alguém, sentir uma ternura imensa e uma necessidade infinita de proteção.

Ser pais, companheiros de brincadeiras, amigos confidentes, instrutores… Tudo isso em conjunto só pode se conseguir na relação entre tios e sobrinhos. Isso porque é um intercâmbio no qual prevalece a igualdade, o desfrute e o entendimento.

A proibição e imposição das regras estão presentes de uma maneira muito mais flexível e cooperativa entre tios e sobrinhos. Isso tem o intercâmbio de uma cor especial.

Leia também: Fortaleça as relações familiares

Segundo aprendizado: você aprende a se comportar como um super-herói

Desde o momento em que você ganha a etiqueta de tio, se transforma em uma espécie de super-herói. Você é uma pessoa admirável, o que te dá responsabilidade de surpreender, inventar e transmitir um amor infinito.

Cada explosão de amor, cada abraço e cada olhar de cumplicidade são demonstrações de que a mais maravilhosa criação do seu irmão ou da sua irmã é um dos seus pontos cardiais.

Esta sintonia especial pode ocorrer, pois a pressão e a responsabilidade das pautas de criação não prejudicam o prazer de brincar, conversar e cuidar da criança.

Some figure

Terceiro aprendizado: você resgata a admiração pela vida

Outro dos grandes ensinamentos é aprender de novo a admirar e desfrutar a magia da vida, do aprendizado diário, do entusiasmo, da alegria, da inocência e do coração. Ou seja, transformar-se novamente em uma criança, mesmo sendo um adulto.

Vamos tateando como se fôssemos os maiores inexperientes do mundo, e conseguimos voltar a aproveitar a vida de maneira relaxada. Da mesma forma, aprendemos a compartilhar um entorno mágico com eles quanto a cuidado, felicidade, reconhecimento e cumplicidade.

Não é fácil satisfazer todas estas expectativas, mas o empenho em fazer isso vem acompanhado da condição de ser tio, de ter recebido o melhor presente que a fraternidade oferece: os sobrinhos.

Leia mais: Irmãos, o vínculo que nasce do coração

A importância do tio na vida do sobrinho

O legado emocional que um tio oferece a um sobrinho é outra das razões que fazem desta relação uma parte imprescindível na vida dos pequenos.

O papel dos tios é ser grandes mentores, pessoas que ajudam a ter outros pontos de vista diante da vida. São familiares que compartilham sem julgamentos as inquietudes, as brincadeiras, os pensamentos e os sentimentos.

Um tio pode conseguir inspirar em uma criança hobbies e motivações. Além disso, pode aconselhá-la e orientá-la em momentos complicados de sua vida em relação a temas com os quais pode entrar em conflito com seus pais ou que, simplesmente, não são os melhores para tratar no núcleo familiar mais direto.

Some figure

Ainda que um tio não seja um amigo, ele representa cumplicidade, confidencialidade, proximidade e lealdade dentro da incondicionalidade da família. Todas estas características se envolvem na figura da pessoa adulta, flexível e próxima.

Os tios são amigos para toda a vida e os sobrinhos são acompanhantes incondicionais na vida da sua família. Um bonito legado que se transmite em uma relação sem rivais, sem pressão e sem segredos.

Muitas vezes o papel dos tios na vida das crianças não é reconhecido. Além disso, também parece que um sobrinho fica esquecido quando chegam os filhos. No entanto, sendo esta uma relação tão especial e mágica, se a mesma for cultivada será um dos vínculos emocionais dos quais mais iremos sentir orgulho durante toda a vida.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Goldsmid, R., & Féres-Carneiro, T. (2007). A função fraterna e as vicissitudes de ter e ser um irmão. Psicologia Em Revista. https://doi.org/10.1016/j.chaos.2007.07.062

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.