Como tratar o vitiligo com remédios naturais?

13 de março de 2019
Ficar atento ao nosso estado mental também é importante para evitar a proliferação de manchas. Recomenda-se levar uma vida saudável e manter o pensamento positivo, estar relaxado e evitar o estresse.

O vitiligo é uma doença de pele que afeta a milhares de pessoas em todo o mundo. É caracterizada por manchas brancas em setores da pele, causadas pela perda de pigmento.

É mais comum nas mãos e no rosto, mas pode aparecer em qualquer parte do corpo. Conheça agora algumas opções para tratar o vitiligo de maneira natural.

Causas do vitiligo

tratar o vitiligo
(Foto: Kimmy Cheyenne/ Flickr.com)

A ciência ainda não sabe exatamente o que produz o vitiligo. Até então, o que está comprovado é que se trata do desaparecimento dos melanócitos na pele. Existem quatro teorias que afirmam as causas da doença:

  1. Por células anormais que danificam os melanócitos ao formar substâncias tóxicas;
  2. Pelo sistema imunológico de nosso corpo, que percebe os melanócitos como agentes estranhos;
  3. Por subprodutos tóxicos gerados no organismo, os melanócitos se autodestroem;
  4. Por um defeito genético que transforma os melanócitos em suscetíveis.

Algumas dicas para tratar o vitiligo

Primeiramente, é recomendado nesses casos consultar um dermatologista, por ser o profissional mais indicado para acompanhar o problema, além de ser ideal para aqueles que não desejem tratamentos naturais ou não confiem neles.

Por outro lado, é aconselhável levar uma vida saudável e sempre manter o pensamento positivo. Relaxar, evitar o estresse, sair de férias, meditar, praticar esportes, etc. são bons hábitos para diminuir a intensidade das manchas.

Leia também: Os melhores conselhos para lutar contra o estresse

Também é importante evitar a exposição ao sol no verão ou quando a temperatura estiver muito alta. Sempre usar protetor de fator alto e óculos de sol.

Cuidar da alimentação é um ponto muito importante. Busque eliminar de sua dieta todos os produtos químicos concentrados e tente cozinhar o mais naturalmente possível.

Remédios caseiros para tratar o vitiligo

tratar o vitiligo
(Foto: Organicus Blog / Flickr.com)

Estas são algumas receitas que podem ajudar a tratar o vitiligo:

  • Misturar argila vermelha com suco de gengibre e aplicar diretamente sobre a pele todos os dias;
  • Comer melão, uvas e grão-de-bico periodicamente;
  • Utilizar um creme de óleo de mostarda com cúrcuma. Ferver ambos os ingredientes com água até que evapore. Filtrar e guardar em um frasco de vidro. Aplicar pelo menos duas vezes ao dia durante três meses.
  • Aplicar creme de sementes de rabanete com vinagre de maçã. Misturar ambos e espalhar na região afetada várias vezes ao dia.

Leia também: 5 curiosos usos do vinagre de maçã

Acredita-se que a pimenta negra seja o melhor tratamento para o vitiligo. O que se utiliza é seu óleo essencial, que pode ser comprado em lojas naturalistas ou preparado de forma caseira.

Para preparar, são necessárias uma xícara de azeite de oliva e ¼ de xícara de grãos de pimenta negra.

Posteriormente, esquentamos o azeite e adicionamos os grãos triturados. Deixamos por cinco minutos no fogo, retiramos e esperamos esfriar. Depois coamos e armazenamos em um recipiente com tampa.

Para utilizar, basta aplicar todos os dias nas regiões afetadas.

  • Richmond, J. M., & Harris, J. E. (2017). Vitiligo. In Clinical and Basic Immunodermatology: Second Edition. https://doi.org/10.1007/978-3-319-29785-9_28