Como tratar a sinusite de maneira natural?
Quem sofre deste problema certamente vive em busca de maneiras de tratar a sinusite.
Essa é uma das doenças mais comuns, ela afeta a milhares de pessoas em todo o mundo, sendo muito incômoda, cansativa e em quase todos os casos mal diagnosticada pelos médicos, o que faz com que quase nunca seja curada por completo.
A boa notícia é que existem remédios naturais para a sinusite, que podem nos ajudar a dizer adeus ao problema, para que assim consigamos descansar, respirar e sentir odores com perfeição, sem desconfortos.
O que devemos saber sobre a sinusite?
Seguindo a medicina tradicional, muitos médicos receitam antibióticos, descongestionantes, analgésicos e antialérgicos para o problema. Em alguns casos, inclusive, algumas cirurgias são realizadas para desobstruir os condutos nasais. Geralmente não é necessário chegar a esse extremo, mas é bom que conheçamos todas as possibilidades.
Leia também: Creme de rabanete para combater a sinusite
Os sintomas mais frequentes da sinusite são: cefaleia, secreção constante, dor nos seios nasais, febre, halitose, nariz avermelhado, cansaço, dor nos olhos ou nos dentes, sensação de rosto inflamado, olhos lacrimejando, mal-estar generalizado, sangramento no nariz, tosse, falta de olfato, nariz entupido, dor ao mastigar ou tragar, disfonia ou afonia.
Como evitar a sinusite?
Além de optarmos por remédios caseiros para tratar a sinusite, existem algumas mudanças de hábitos que são interessantes para o nosso quotidiano e que vale a pena pôr em prática. Por exemplo, utilizar umidificadores nos quartos ou ventilar a casa (deixando as janelas abertas) e eliminar todo o pó do ambiente.
Assim, será possível evitar as crises de sinusite, afinal, a grande maioria das bactérias que provocam essa doença não suporta os climas secos e os ambientes limpos.
Também é possível descongestionar o nariz usando vapor d’água, com folhas de eucalipto. Para isso pode-se utilizar aparatos específicos ou colocar uma panela de água com a essência de eucalipto para ferver e inalar os vapores.
Algumas pessoas optam por abrir o chuveiro com a água bem quente, fechar a porta do banheiro e respirar o vapor gerado enquanto tomam banho. Uma alternativa é molhar uma toalha com água bem quente e colocá-la sob o rosto (tomando cuidado para não se queimar, claro).
Para aqueles que querem um alívio mais rápido para os sintomas da sinusite, a dica é que apliquem óleo de eucalipto com água quente na região dos arcos superciliares e nos ossos das bochechas.
A boa temperatura corporal também ajudará, isso quer dizer que é preciso observar e cuidar tanto de episódios de febre quanto de episódios onde sente-se muito frio. Tudo o que seja irritante também deve ser evitado, o que é o caso de produtos de limpeza, fumaça de cigarros, perfumes muito fortes, sprays para o cabelo ou qualquer outro elemento que libere vapores.
Remédios naturais para tratar a sinusite
Considere a seguinte lista dos melhores remédios naturais para tratar a sinusite de maneira eficaz, evitando que ela reincida:
Eucalipto
É ideal para desinflamar os seios paranasais e ao mesmo tempo ajudar a evacuar o excesso de muco.
Primeiramente, ferva uma porção de folhas de eucalipto. Em seguida, aspire o vapor, colocando a cabeça em cima da panela onde a solução foi fervida. Ainda, use uma toalha por cima da cabeça para receber ao máximo os vapores exalados.
Malva
Tem propriedades bactericidas e serve para eliminar os microrganismos que causam a sinusite.
Prepare uma infusão. Use uma colher de flores de malva para uma xícara de água e ferva por dez minutos. É possível consumir até quatro xícaras por dia.
Camomila
Conta com propriedades anti-inflamatórias e antissépticas, por isso serve tanto para desinflamar os seios paranasais como para eliminar os germes que causam a inflamação no local. Para utilizá-la, dilua algumas gotas do óleo essencial de camomila em dois litros de água e inale a solução.
Também pode te interessar: Remédios naturais com camomila para aproveitar suas propriedades
Equinácea
Ajuda a reforçar o sistema imunológico. É encontrada em lojas de produtos naturais, o ideal é consumir 1000 mg por dia, divididas em 5 porções.
Unha de gato
Essa erva também serve para favorecer a imunidade, para que as bactérias e vírus não consigam atacar nosso organismo.
Para que seja efetiva basta tomar algumas xícaras da infusão da erva. Ferva uma colher de sopa da planta seca em uma xícara de água por dez minutos.
Agrimônia
Um excelente remédio para tratar a sinusite. Misture 60 gostas do extrato de agrimônia em um litro de água. Absorva o líquido pelo nariz até que chegue à boca e depois cuspa-o, atenção, não beba o líquido.
Gengibre
São muitas as vantagens da raiz de gengibre em nosso corpo, a maior parte delas relacionadas ao sistema imunológico.
Faça uma infusão com uma colher de chá de raiz seca de gengibre em uma xícara de água e, em seguida, beba dois copos por dia.
Se preferir, adicione o suco de limão à infusão para potencializar o efeito.
Limão
Tem muitos componentes antibacterianos e além disso, se consumido quente (como complemento em um chá, por exemplo) ajudará a desobstruir os seios nasais e diminuirá a febre.
Duas boas opções é tomar o limão com uma colher de sopa de mel ou adicioná-lo a infusão de gengibre.
Cipreste
As folhas da árvore de cipreste servem para desinflamar os seios paranasais e ajudar a eliminar o excesso de muco. É preciso realizar vapores com água quente e 10 gotas de óleo essencial de cipreste.
Zimbro
Tem propriedades expectorantes, antissépticas e antiespasmódicas. É uma boa opção para qualquer doença respiratória, dentre elas a sinusite.
Para isso basta fazer uma infusão com uma colher de sopa de bagas de zimbro, em seguida ferva-as em água por 15 minutos.
Beba ao longo do dia e se preferir, adoce com mel.
Pinho
Inale vapores de água quente com óleo essencial de pinho ou ramos da árvore. Isso servirá para desinflamar os seios paranasais.
NOTA: Todos estes produtos podem ser encontramos em lojas de produtos naturais, feiras, supermercados ou, ainda, em farmácias homeopáticas.
Imagens oferecidas por Mike Gifford, osseus, mcfarlandmo, William Brawley, Simon James e taylor n.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.