Como tratar infecções do trato urinário usando sementes de toranja

As sementes de toranja têm propriedades bactericidas que podem nos ajudar a combater infecções do trato urinário.
Como tratar infecções do trato urinário usando sementes de toranja

Última atualização: 19 Setembro, 2021

Muitos se perguntam como tratar as infecções do trato urinário, que são comuns principalmente em mulheres. Essas condições causam sintomas incômodos e dolorosos, que podem interromper todas as atividades do dia quando não são controlados.

Os antibióticos são os medicamentos mais comuns para matar os microrganismos que as causam. Além disso, costumam ser os mais eficazes. O tipo de medicação e a duração do tratamento dependerão dos seus sintomas e do histórico do paciente.

Em qualquer caso, é fundamental seguir o conselho do seu médico e não se automedicar.

Além disso, temos algumas substâncias naturais que podem nos ajudar a aliviar a dor e potencializar o efeito do antibiótico. Porém, recomendamos que, antes de consumi-los, você consulte o seu médico, pois existem vários medicamentos para as infecções urinárias e eles podem interagir com determinados compostos presentes nos alimentos.

Hoje vamos falar sobre um desses alimentos: as sementes de toranja. Confira!

Propriedades das sementes de toranja

Propriedades das sementes de toranja

As sementes de toranja, ou melhor, seu extrato, são um daqueles remédios naturais que podem ser úteis em casos de infecção.

Trata-se de um líquido obtido dessa fruta subtropical que costuma ser encontrada em qualquer mercado.

Por tradição, faz parte de diferentes culturas ao redor do mundo, que aproveitaram suas propriedades desinfetantes para os diversos usos da casa, limpando a pele e os cabelos.

Alguns estudos sugerem que, graças às suas propriedades antibacterianas, as sementes de toranja podem ser benéficas para matar as bactérias que infectam nosso trato urinário.

Além disso, estas sementes têm grandes quantidades de compostos antioxidantes que podem nos ajudar a combater os radicais livres.

Elas também fornecem naringenina, uma substância antioxidante que, de acordo com algumas pesquisas, ajudaria a combater o envelhecimento celular.

Graças ao seu teor de hesperidina, um flavonoide, acredita-se que possa ajudar a fortalecer as defesas do corpo, tornando-o mais resistente ao ataque de microrganismos. No entanto, mais pesquisas ainda são necessárias para entender como esse mecanismo funciona.

Outras virtudes que merecem destaque incluem:

Infecções do trato urinário e sementes de toranja

Mulher em exame de infecção urinária

Os resultados do estudo acima mencionado com uso do extrato de semente de toranja para tratar infecções do trato urinário foram muito positivos.

A pesquisa mostrou que ele é muito eficaz no combate às bactérias que causam esses tipos de condições.

Além disso, este extrato também pode inibir o crescimento bacteriano, que é uma das razões pelas quais a infecção se espalha.

Um ótimo adjuvante natural

Para combater e prevenir a doença, é aconselhável tomar o extrato todos os dias durante duas semanas seguidas. Isso pode nos ajudar a melhorar a ação do medicamento que estivermos tomando para acabar com a infecção mais rapidamente.

Porém, é importante que, antes de incluí-lo na dieta, você consulte o seu médico. Vários estudos mostram que a toranja pode interagir com vários medicamentos, impedindo sua absorção, o que pode ser perigoso. Portanto, não deixe de conversar com um profissional.

Pode interessar a você...
Por que é importante tratar uma infecção urinária a tempo?
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Por que é importante tratar uma infecção urinária a tempo?

Tratar uma infecção urinária a tempo é muito importante para evitar complicações. Essa patologia pode trazer problemas muito sérios.



  • Jideani, I. A., Takalani, T., Jideani, V. A., & Siddiq, M. (2012). Grapefruit. In Tropical and Subtropical Fruits: Postharvest Physiology, Processing and Packaging. https://doi.org/10.1002/9781118324097.ch19
  • Castro-Vazquez, L., Alañón, M. E., Rodríguez-Robledo, V., Pérez-Coello, M. S., Hermosín-Gutierrez, I., Díaz-Maroto, M. C., … Arroyo-Jiménez, M. D. M. (2016). Bioactive flavonoids, antioxidant behaviour, and cytoprotective effects of dried grapefruit peels (citrus paradisi macf.). Oxidative Medicine and Cellular Longevity. https://doi.org/10.1155/2016/8915729
  • Arayne, M. S., Sultana, N., & Bibi, Z. (2005). Grape fruit juice-drug interactions. Pakistan Journal of Pharmaceutical Sciences. https://doi.org/10.1046/j.1365-2125.1998.00764.x
  • Cvetnic, Z., & Vladimir-Knezevic, S. (2004). Antimicrobial activity of grapefruit seed and pulp ethanolic extract. Acta Pharm.