Recomendações para limpar e desinfetar a sua casa

25 Maio, 2020
Limpar e desinfetar a casa é muito importante para evitar o risco de infecções. Por isso, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças oferece algumas recomendações que compartilharemos a seguir.

Diante da pandemia que estamos vivendo atualmente, conhecer algumas recomendações básicas para limpar e desinfetar a casa é algo bastante conveniente, para dizer o mínimo. Com a preocupação em torno do coronavírus, é importante saber o que podemos fazer dentro das nossas casas para reduzir o risco de propagação e contágio.

Conforme explica a Organização Mundial de Saúde (OMS), o COVID-19, ou seja, a doença infecciosa causada pelo coronavírus, pode se propagar de pessoa para pessoa quando há um contato próximo. A transmissão ocorre através de gotículas respiratórias, as quais podem vir do nariz ou da boca de uma pessoa infectada.

Da mesma forma, essas gotículas podem cair em superfícies e objetos próximos, o que também traz um risco de infecção. Nesses casos, se outra pessoa tiver contato com as mesmas e, em seguida, tocar os olhos, o nariz ou a boca, ela pode se infectar. Por isso, é importante manter uma limpeza adequada de forma geral. O que devemos saber sobre isso?

Como limpar e desinfetar a casa?

As estratégias para limpar e desinfetar a casa têm como objetivo limitar a sobrevivência dos vírus que podem estar dentro do lar. Ainda que este texto não vá listar especificamente as recomendações do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC)​ sobre o tema do coronavírus, também traremos diretrizes que podem ajudar a prevenir outros processos infecciosos.

Em geral, uma limpeza adequada dos espaços da casa é sinônimo de bem-estar. Ela permite remover os germes, a sujeira e todo tipo de impureza que possa facilitar a transmissão de infecções. Além disso, combinada com produtos desinfetantes, ajuda a matar os germes presentes nas superfícies. Vejamos mais detalhes a seguir.

Leia também: Como limpar o seu celular para prevenir o contágio pelo coronavírus

Limpeza de rotina para desinfetar a casa

Limpeza de rotina para desinfetar a casa
Limpar e desinfetar a casa deve começar pela limpeza de todas as superfícies com as quais temos contato continuamente.

Temos um contato contínuo ao longo do dia com determinadas superfícies da nossa casa. Sejam as mesas, as maçanetas das portas, interruptores de luz, torneiras, descargas, é importante assegurar uma limpeza adequada. Mais do que limpar, é importante desinfetar porque uma limpeza superficial não basta.

Em relação a isso, o CDC aconselha usar produtos de limpeza domésticos desinfetantes que estejam respaldados pelos órgãos competentes e que sejam apropriados para a superfície. Dessa forma, o certo a se fazer é parar alguns minutos para ler a informação que vem no rótulo de cada produto. Isso, entre outras coisas, é importante para fazer o uso adequado do mesmo.

Casas com pessoas em isolamento: o que levar em consideração?

Para as casa que estão com pessoas em isoladas em domicílio (por exemplo, com suspeita de coronavírus ou até confirmação da infecção), o CDC faz recomendações mais rigorosas quanto à limpeza.

Através das instruções de cuidado da casa, a agência norte-americana lembra que a pessoa isolada deve permanecer em um quarto separado, isolado na medida do possível, de outros membros da família. Em geral, nesses casos, cuidadores e doentes devem atentar para o seguinte:

  • Limpar e desinfetar diariamente as superfícies de uso contínuo, como as mencionadas na seção anterior.
  • Lavar com maior frequência o banheiro e os artigos de uso pessoal de todos os membros da família, especialmente a pessoa doente. Aqui estão inclusas as toalhas, roupas de cama, peças de roupa, etc.
  • A menos que se trate de uma criança, pessoas com incapacidade ou que não podem ter contato com produtos desinfetantes, o cuidador pode fornecer os produtos de limpeza pessoal para a pessoa que está isolada.
  • Se só há um banheiro na casa, ele deve ser limpo e desinfetado toda vez que uma pessoa usá-lo.

Recomendações finais para a limpeza

Recomendações finais para a limpeza
Todos os elementos que entrarem em contato com uma pessoa doente, ou suspeita de ter a doença, devem ser desinfetados com os produtos adequados.

Você também pode se interessar: Qual tipo de desinfetante escolher para prevenir infecções virais?

Há outras medidas preventivas que podemos colocar em prática durante o processo de limpeza do lar. Estas devem ser aplicadas tanto em caso de suspeita de uma infecção viral quanto nos casos em que o contágio foi confirmado. E não só agora que estamos vivendo um momento de medo pelo COVID-19, mas sempre que houver o risco de qualquer tipo de infecção.

  • Usar luvas descartáveis ao limpar e desinfetar superfícies. As luvas devem ter apenas um uso.
  • Ao retirar as luvas, é necessário lavar bem as mãos, durante ao menos 20 segundos, com água e sabão.
  • Para limpar alguns tipos de superfície, é possível usar uma solução diluída de água sanitária feita em casa, mas seguindo as instruções de ventilação durante seu uso. A solução deve ser preparada usando 5 colheres de cloro por galão de água.
  • Toda superfície macia ou porosa, como é o caso de almofadas e tapetes, deve ser limpa de maneira frequente com os produtos apropriados. Além disso, é conveniente lavar esses artigos usando água quente.
  • As luvas também devem ser usadas ao manipular a roupa suja de uma pessoa doente. As peças não devem ser agitadas e, na medida do possível, é necessário lavá-las com água mais quente.

Finalmente, cabe lembrar a importância de assegurar uma ótima higiene das mãos. Lavá-las com água e sabão várias vezes ao dia é a chave para reduzir todo tipo de risco de infecção e propagação. A lavagem deve ser reforçada no caso de haver doentes em casa.

Além disso, é necessário atentar para a higiene após o contato com os animais domésticos, ao preparar alimentos, antes de comer, depois de ir ao banheiro, depois de assoar o nariz, tossir ou espirrar e em qualquer outra situação que você considerar necessário.

  • Centers for Disease Control and Prevention. (2020). Environmental Cleaning and Disinfection Recommendations. Recovered from https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/community/home/cleaning-disinfection.html
  • Centers for Disease Control and Prevention. (2020). Preventing the Spread of Coronavirus Disease 2019 in Homes and Residential Communities. Recovered from https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/hcp/guidance-prevent-spread.html