Como tratar as dores e incômodos causados pela menstruação?

6 de março de 2019
Um dos piores momentos da menstruação é quando aparecem as cólicas intensas e dolorosas, junto a mudanças de humor. Veja como ficar livre destes incômodos.

Um dos piores momentos da menstruação é quando aparecem as cólicas intensas e dolorosas, junto às mudanças de humor e ânsias.

E os problemas não param por aí, esses episódios costumam interferir negativamente em nossa rotina, por isso, hoje apresentaremos algumas formas de aliviar os sintomas tão incômodos dos períodos menstruais e tocar com mais tranquilidade nossas atividades diárias.

Chá de gengibre para aliviar as dores da menstruação

Uma xícara de chá de gengibre quente pode ser a solução para os transtornos menstruais de todo tipo, principalmente para aqueles que causam dor.

Experimente adicionar uma rodela de limão e uma colher de chá de mel, já que o mel é um anti-inflamatório natural e alivia a inflamação do útero, e colha os benefícios dessa raiz milagrosa.

Bolsa térmica elétrica sobre a área dolorida

Coloque uma bolsa térmica elétrica e deite de barriga para baixo enquanto fornece calor à área dolorida. Também funciona se você se deitar de barriga para cima; o importante é que encontre uma posição confortável para realizar o procedimento.

Conheça: 4 dicas para evitar menstruações dolorosas

Exercícios físicos regulares

Não fique parada, mova-se! Um passeio curto, porém em um ritmo mais intenso, pode ser muito bom. Se você for daquelas que fazem exercícios pelo menos três ou quatro vezes por semana, notará que isso diminui a intensidade da cólica.

Adote o exercício como uma medida rotineira, praticando esportes ou atividades que te agradem mais.

Exercícios de alongamento

Em episódios de cólicas menstruais temos a tendência de nos colocarmos em posição fetal, entretanto, essa posição pode piorar a dor.

O mais adequado é realizar alguns exercícios básicos de alongamento, principalmente àqueles relacionados à movimentação do abdômen, coxas, glúteos e costas.

Um exercício muito eficaz é deitar-se de barriga para cima e elevar lentamente as pernas até o peito, manter a posição por alguns segundos e voltar à posição inicial lentamente.

Você pode realizar o exercício alternadamente, hora subindo as duas pernas, hora uma perna por vez.

Relaxamento muscular

Em situações de dor, tendemos a contrair os músculos, o que faz com que a dor piore. Por isso, exercícios de relaxamento muscular progressivo são eficazes para aliviar a dor.

Leia também: Truques caseiros para promover o relaxamento muscular

Para fazê-los é preciso se concentrar em um grupo muscular por vez – pernas, glúteos, abdômen, braços, pescoço e ombros – e alternar entre tencionar os músculos e relaxá-los.

Nesse processo, além de relaxar todo o corpo, aumentaremos a circulação corretamente, tornando a respiração e frequência cardíaca mais uniformes.

Dieta adequada para não sofrer com as dores da menstruação

É recomendada uma dieta o mais natural possível, incluindo alimentos ricos em fibras, como frutas, verduras e cereais integrais, para reduzir o nível de estrogênio, batatas e oleaginosas.

Nesses períodos é muito importante não abusar do álcool, cafeína, sal, carnes vermelhas, alimentos gordurosos e açúcares.