Como aliviar a dor de cabeça sem medicamentos

· 23 de setembro de 2017
Algo tão simples como relaxar durante alguns minutos com os olhos fechados, dar um passeio ou tomar um banho pode ser suficiente para aliviar a dor de cabeça sem ter que recorrer a medicamentos.

A dor de cabeça e as enxaquecas são muito comuns atualmente. E isso pode nos forçar a consumir muitos medicamentos. Por isso, hoje descobriremos como tratá-la utilizando outras alternativas.

O estresse, as obrigações, a falta de sono ou as contraturas musculares são os principais desencadeantes deste problema que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.

No entanto, a dor de cabeça pode indicar outros tipos de doenças. Se é crônica, incapacitante e recorrente, você deve ir ao médico imediatamente.

A seguir, descobriremos como tratar a dor de cabeça sem ter que recorrer aos medicamentos.

Tratamentos caseiros para aliviar a dor de cabeça

Embora determinados analgésicos sejam vendidos sem prescrição, a automedicação nunca é uma boa ideia. Isso só nos torna dependentes desses medicamentos e faz com que, com o tempo, para que tenham efeito, precisemos de doses mais altas.

Tratamentos caseiros para aliviar a dor de cabeça

Portanto, pode ser uma boa ideia tratar a dor de cabeça com outros métodos. Porque, talvez, se a dor for resultado do estresse, um passeio ao ar livre pode aliviá-la.

Leia também: Os 9 melhores analgésicos naturais

1. Dê um passeio

Embora pareça pouco agradável nessa situação (quando nossa cabeça dói só pensamos em dormir, ficar em silêncio ou em lugares escuros), caminhar no parque e tomar ar fresco pode ajudar a aliviar os sintomas.

Este remédio é infalível quando o estresse ou a rotina nos esgotam. Basta estar em contato com a natureza por alguns minutos e será possível notar uma melhoria.

2. Tome um banho

Quando você chega em casa, pode aproveitar para tomar um banho de banheira ou uma ducha relaxante com água quente.

Como as dores de cabeça surgem por estresse ou tensão, podem desaparecer graças ao efeito tranquilizante da água.

Você pode acrescentar algumas gotas de óleos essenciais (como lavanda ou hortelã) para aumentar os efeitos benéficos do banho.

3. Aplique uma compressa fria

Aplicar uma compressa fria pode ajudar a aliviar a dor de cabeça

Se você não tem gelo à sua disposição, pode molhar uma toalha ou pano e colocá-lo na testa até que seque e fique a uma temperatura ambiente.

O efeito refrescante irá relaxar os músculos e aliviar a dor. Será ainda melhor se você aproveitar para se deitar um pouco e fechar os olhos.

4. Tire um cochilo

Você está cheio de trabalho e sua cabeça não para de doer? Descanse um pouco, mesmo que seja reclinando a cadeira do escritório.

Se puder, tire um cochilo de meia hora. A dor de cabeça se reduz consideravelmente quando dormimos.

Se não puder se dar o luxo de um cochilo, pelo menos feche os olhos e relaxe os ombros, as costas e o pescoço enquanto areja a mente de preocupações e obrigações.

5. Massageie a área

Embora nossa recomendação seja a de procurar um especialista que faça uma massagem nas regiões afetadas (quando a dor de cabeça se deve a uma contratura muscular), podemos aliviar os sintomas com uma suave pressão na testa, na cabeça, na base do crânio ou nas têmporas.

Os movimentos devem ser circulares e constantes, durante pelo menos 15 minutos por área.

6. Se alimente de forma saudável

A dor de cabeça frequente pode ser causada por muitos motivos. Um deles é levar uma alimentação desequilibrada. Por isso, se você sofre de enxaquecas constantemente, tente mudar seus hábitos alimentares.

Escolha refeições leves compostas por frutas e verduras, evite o café (tome chás de ervas) e deixe de lado o fast food.

Para o café da manhã ou o lanche, os sucos verdes são deliciosos e saudáveis.

Uma alimentação desequilibrada pode desencadear as dores de cabeça

7. Afaste-se do computador e do celular

Quando passamos muitas horas sentados na frente de uma tela, é normal que tenhamos dor de cabeça.

Por isso, se você trabalha em um escritório com o computador ou o celular, seria bom se afastar destes dispositivos, pelo menos durante alguns minutos, várias vezes durante a jornada de trabalho.

Feche os olhos ou olhe pela janela para relaxar os nervos oculares e a retina.

8. Beba muita água

Existe uma relação muito forte entre a desidratação e a dor de cabeça. Quando o organismo não tem líquido suficiente, o fluxo sanguíneo e a oxigenação no cérebro são reduzidos.

Quando os sintomas surgirem, beba um copo de água gelada. Lembre-se de ingerir dois litros de água diariamente para evitar esta condição incômoda.

Remédios caseiros contra a dor de cabeça

Além das recomendações e mudanças nos hábitos diários, existem receitas naturais que ajudam a reduzir a dor de cabeça. Entre elas destacamos:

1. Cravo

O cravo pode ajudar a aliviar a dor de cabeça

Pode ser usado de diferentes maneiras para aliviar os sintomas provocados pelas cefaleias por tensão.

Por exemplo, você pode triturar dois ou três cravos e colocá-los em uma bolsinha ou paninho de tecido leve. Inale o aroma pelo nariz, muito lentamente.

Você também pode optar pelo óleo de cravo embebido em uma bola de algodão ou pano e realizar o mesmo procedimento.

2. Gengibre

Esta poderosa raiz tem muitos benefícios como, por exemplo, reduzir a inflamação dos vasos sanguíneos e curar o resfriado (que também causa dor de cabeça).

Você pode acrescentar gengibre ralado ou moído a suas refeições ou infusões para aproveitar as suas propriedades.

Em algumas lojas naturais são vendidas balas de gengibre. Elas podem ajudar a aliviar as enxaquecas.

Pode te interessar: 7 benefícios de consumir água de gengibre com o estômago vazio

3. Canela

Uma especiaria muito útil, não apenas na gastronomia, mas também na medicina, já que tem a capacidade de tratar o resfriado comum e aliviar a dor de cabeça.

Para consumi-la várias vezes ao dia, polvilhe canela em pó em seus chás e em suas sobremesas.

4. Maçã

A maçã é uma fruta muito saborosa que pode ajudar a aliviar e tratar as dores de cabeça.

Aconselhamos comer uma maçã crua com casca quando começarem os sintomas.

Antes de recorrer a qualquer medicamento, te animamos a experimentar essas opções para tratar a dor de cabeça. Em alguns casos, funcionarão. Em outros, talvez você não há escolha senão recorrer a um analgésico.

  • Britton, T. C. (2017). Headache. In The Neurosciences and the Practice of Aviation Medicine. https://doi.org/10.1201/9781315238166
  • Martin, V. T., & Vij, B. (2016). Diet and Headache: Part 1. Headache. https://doi.org/10.1111/head.12953
  • Millichap, J. G., & Yee, M. M. (2003). The diet factor in pediatric and adolescent migraine. Pediatric Neurology. https://doi.org/10.1016/S0887-8994(02)00466-6